quarta-feira, 15 de outubro de 2008

LULA: PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO NÃO PODEM PAGAR PELA CRISE


"O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta-feira em Nova Déli, na Índia, que é "inadmissível" que os países em desenvolvimento "paguem pela irresponsabilidade de especuladores" financeiros, em uma referência à atual crise financeira global. Lula fez o comentário durante seu discurso de abertura da 3ª Reunião de Cúpula do Ibas (grupo que reúne Brasil, Índia e África do Sul).
"Corremos o risco de ser vítimas de uma crise financeira gerada nos países ricos. Isso não é justo", afirmou. "Nossos países reconstruíram suas economias com grande esforço. Graças a isso, vivem uma fase excepcional de expansão e de equilíbrio macroeconômico". "É inadmissível, assim, que venhamos a pagar pela irresponsabilidade de especuladores que transformaram o mundo em um gigantesco cassino", disse Lula.
Segundo o presidente, os países emergentes devem agir conjuntamente se não quiserem "ser arrastados" pela crise financeira internacional, já que medidas isoladas, de cada país, não são suficientes para resguardar seus interesses nacionais.
Lula disse ainda que Brasil, África do Sul e Índia devem participar mais diretamente da coordenação internacional para enfrentar a crise financeira."

(Folha Online - Compilado com Blog da Folha)

Um comentário:

Antonio Alves de Morais disse...

Não tem jeito. Os poderosos vão transferir os seus problemas para os de menor poder. Quem tem menos poder que pague a conta. O resto é balela. Conversinha fiada. Ilusão.