quinta-feira, 16 de outubro de 2008

LE MONDE - OTIMISMO DE LULA DIANTE DA CRISE É FACHADA

"Apesar do otimismo de Lula, o Brasil não ficará imune à crise, afirma uma reportagem publicada na edição desta quarta-feira no jornal francês "Le Monde". "A Bolsa de São Paulo, a mais importante da América Latina, levou uma chicotada. Nenhum dos 66 títulos que compõem seu principal indicador, o Ibovespa, foi poupado", afirma o jornal. Segundo o diário francês, apesar do "otimismo de fachada de Lula", que há alguns dias declarou que o Brasil "está vacinado contra crise", o país não escapará ileso da tormenta financeira. O "Le Monde" afirma que a queda da bolsa brasileira está diretamente ligada a outro fenômeno associado à crise: a queda do preço das commodities, que representam metade do superávit do Brasil. "Sozinhas, a Petrobras e a Vale do Rio Doce representam 35% do índice da bolsa.O agronegócio teme uma baixa substancial da demanda, principalmente na Índia e na China, além de um salto no preço dos gastos com o setor e um ressecamento do crédito rural."
Para o "Le Monde", o real é outra grande vítima da crise, tendo se desvalorizado em 50% em relação ao dólar desde sua melhor cotação, no dia 1º de agosto. "A queda do real resulta da grande demanda de dólares por parte das empresas. Ela deve-se também ao comportamento dos investidores, que após terem comprado em massa produtos em real muito rentáveis, os venderam para comprar dólares ou outras moedas."

(Folha Online)

3 comentários:

Célio Ferreira Facó disse...

Perdeu Lula muito tempo sem promover as reformas de que precisa o Brasil. Neste desequilíbrio social monstruoso (As poucas havidas até aqui apenas beneficiam o capital, quer dizer, só uns poucos.), explode agora terrível crise internacional.

Estabilidade nos preços e programas assistenciais para os mais deserdados ganharam-lhe a simpatia de largos estratos da população. Ocorre que o cenário muda: a inflação pode recrudescer. A escassez de recursos mundiais e a crise no exterior, se se agravam, afugentam os investidores, inibem o crescimento interno, sacrificam emprego e renda.

Se tal ocorrer, não é difícil nem impossível ouvirmos um “Fora, Lula”. Não estou a torcer por estas tempestades, mas Lula e governos precisam sair já do marasmo. E cumprirem o seu dever.

Anônimo disse...

Lá vem os "economistas" de plantão do PSDB, por que vocês não fizerão tal comentário quando o FHC governava o Brasil? Por que vocês deixaram ele quebrar o país três vezes, se são tão eficientes com às soluções, pra tudo tem a fórmula.
Muito engraçado mesmo.

Ismael Luiz disse...

RECONHEÇAMOS:O LULA,FALA DEMAIS. E FALA,EM HORA ERRADA.NÃO TEM JEITO.