quarta-feira, 19 de setembro de 2007

MÉDICOS DO MUNICÍPIO DECIDEM PARALISAR A PARTIR DO DIA 26

"Os médicos servidores do município de Fortaleza entrarão em greve no próximo dia 2 de outubro. A decisão foi tomada ontem à noite, durante assembléia realizada no Conselho Regional de Medicina. A categoria definiu também uma paralisação geral para a próxima quarta-feira, dia 26. Na reunião foi discutido o ofício apresentado pelo secretário de Saúde do Município, Luiz Odorico Monteiro, em resposta à carta oficial enviada pelo Sindicato dos Médicos do Estado do Ceará (Simec) à Secretaria de Administração do Município na última sexta-feira, dia 14. "Esperamos que com as paralisações e com o protesto a prefeitura dê uma última resposta", afirma o presidente do Simec, Tarcísio Dias, que afirma não ter sido encontrada outra alternativa pela categoria. "Discutimos essa medida com responsabilidade e avisaremos a toda a população e às autoridades", acrescenta. Os médicos enviaram duas propostas de piso salarial para a apreciação da prefeita Luizianne Lins, para que seja alcançado o valor de R$ 3,4 mil. A primeira sugestão foi de que o pagamento do valor se desse em dois anos. A segunda alternativa estendia o prazo até maio de 2010.

O secretário de Saúde apresentou uma simulação que reproduzia o impacto financeiro que seria gerado, caso a proposta fosse acatada, causando o aumento de mais de R$ 11 milhões ao mês na folha de pagamento. "Com esses valores temos uma insuficiência orçamentária financeira para acatar a proposta. Gastamos 25% do orçamento com saúde e só a folha do IJF é de 106 milhões, quando só arrecadamos 92 milhões pelo IPTU", argumenta o secretário. Ele solicitou prazo até 26 de setembro para apresentação de contraproposta, em nova assembléia dos profissionais médicos, para concluir as negociações."

(Jornal O POVO)

4 comentários:

Anônimo disse...

Flash 1 - O Juramento de Hipócrates, que todos os médicos fazem quando se formam jurando salvar vidas, parecer que está na UTI esquecido justamente pelos mesmos que juraram a ele obediência. Todos os dias médicos se agrupam como se fossem metalúrgicos em porta de fábrica pedindo melhores salários, parando as atividades, não importando com a dor e o sofrimento dos outros menos favorecidos. O direito de greve é legal, agora o direito de omissão de socorro em prejuízo de outras pessoas é ilegal, injusto e covarde. A figura do médico, é a única esperança de alívio e de cura, para todos aqueles que procuram nesses “anjos da guarda” como são chamados, a única saída para aliviar suas enfermidades e aflições. – Façanha de Fortaleza - Brasil

Anônimo disse...

Flash 2 - Juramento de Hipócrates-Eu juro, por Apolo médico, por Esculápio, Hígia e Panacea, e tomo por testemunhas todos os deuses e todas as deusas, cumprir segundo meu poder e minha razão, a promessa que se segue: estimar, tanto quanto a meus pais, aquele que me ensinou esta arte; fazer vida comum e, se necessário for, com ele partilhar meus bens; ter seus filhos por meus próprios irmãos; ensinar-lhes esta arte, se eles tiverem necessidade de aprendê-la, sem remuneração e nem compromisso escrito; fazer participar dos preceitos, das lições e de todo o resto do ensino, meus filhos, os de meu mestre e os discípulos inscritos segundo os regulamentos da profissão, porém, só a estes.

Anônimo disse...

Flash 3 - Juramento de Hipócrates-
Aplicarei os regimes para o bem do doente segundo o meu poder e entendimento, nunca para causar dano ou mal a alguém. A ninguém darei por comprazer, nem remédio mortal nem um conselho que induza a perda. Do mesmo modo não darei a nenhuma mulher uma substância abortiva. Conservarei imaculada minha vida e minha arte. Não praticarei a talha, mesmo sobre um calculoso confirmado; deixarei essa operação aos práticos que disso cuidam.Em toda a casa, aí entrarei para o bem dos doentes, mantendo-me longe de todo o dano voluntário e de toda a sedução sobretudo longe dos prazeres do amor, com as mulheres ou com os homens livres ou escravizados.

Anônimo disse...

Flash 4 - Juramento de Hipócrates - Àquilo que no exercício ou fora do exercício da profissão e no convívio da sociedade, eu tiver visto ou ouvido, que não seja preciso divulgar, eu conservarei inteiramente secreto.Se eu cumprir este juramento com fidelidade, que me seja dado gozar felizmente da vida e da minha profissão, honrado para sempre entre os homens; se eu dele me afastar ou infringir, o contrário aconteça.”