sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

OBAMA ANUNCIARÁ RETIRADA DE TROPA DOS EUA DO IRAQUE ATÉ AGOSTO DE 2010

"O presidente Barack Obama anunciará nesta sexta-feira, Camp Lejeune, uma base de fuzileiros navais no Estado da Carolina do Norte, a retirada da maior parte dos 142 mil soldados americanos do Iraque até 31 de agosto de 2010, segundo informações de funcionários do governo. Será mantida uma força residual de 35 mil a 50 mil homens que devem treinar e equipar as forças iraquianas e conduzir algumas operações de contraterrorismo. A meta de uma retirada completa deve ser cumprida até o final de 2011. O conflito de quase seis anos marcou a presidência do republicano George W. Bush e ajudou os democratas a reconquistar o Congresso e a Casa Branca. O estabelecimento de uma data para a retirada representa um ponto crítico da guerra. A decisão de Obama também se encaixa em sua intenção de mudar o foco militar dos Estados Unidos para o Afeganistão.
Alguns democratas questionaram o tamanho e a missão das forças residuais que Obama pretende deixar no Iraque. Mas o secretário de Defesa, Robert Gates, disse que "o raciocínio é que qualquer força remanescente após nós pararmos as operações de combate estará focada na missão de contraterrorismo, treinamento, aconselhamento, assistência, e esse tipo de coisa".
Gates negou-se a confirmar os planos do presidente, mas disse a jornalistas na quinta-feira que qualquer decisão de Obama levará em conta que todas as tropas dos EUA devem estar fora do país até o final de 2011 sob um acordo negociado com o governo iraquiano. "

(Portal Terra)

Nenhum comentário: