sexta-feira, 5 de setembro de 2008

SECRETÁRIO-GERAL DO DCE/UFC DEIXA O CARGO APÓS USO DA ENTIDADE EM CAMPANHA

Depois da repercussão que teve o apoio de uma parte do DCE à campanha do PT em Fortaleza, inclusive com divulgação neste Blog, considerado pela comunidade universitária como "de grande visibilidade", o secretário-feral do DCE da UFC não suportou e pediu afastamento do cargo, sendo aceito de imediato por todos os membros da diretoria presentes em reunião.
A diretoria entendeu que a gestão não foi eleita para ser utilizada por partidos políticos e o ocupante do cargo de coordenação se viu obrigado a pedir afastamento para se manter na diretoria. O apoio fora dado à candidata petista Luizianne Lins.
Uma nova eleição para a diretoria deve ocorrer no próximo mês, de acordo com o deliberado pelo Conselho de Entidades de Base da entidade na ultima quinta-feira, 4 de setembro, informam os seguintes diretores:

Tobias Magalhães dos Reis - Diretor de Assuntos Estudantis do DCE-UFC
Edianny Lima - Diretora de Comunicação do DCE -UFC

* Confira a nota do DCE/UFC veiculada aqui.

ESCLARECIMENTO - Este Blog esclarece que João Wilson, através de nota, nega que tenha saído por pressão, mas por livre e espontânea vontade para participar da campanha do PT. De nossa parte, jamais entraremos no mérito da questão política, mas veicular fatos e fomentar o debate é nosso dever. Da parte desse Blog, longe a intenção de julgar a decisão tomada por algum cidadão no âmbito do seu direito político. Aliás, postamos agora a posição do secretário-geral que diz ter pedido afastamento do DCE. Só agora à noite, ao chegarmos em casa após compromisso particular, é que vimos. Confira:

Caro Eliomar,

Iinfelizmente o motivo do licenciamento que foi noticiado em seu blog não é verdadeiro. Primeiramente pelo motivo do uso da entidade em campanha, já que o fato citado na nota postada em seu blog anteriormente não representa um "aparelhamento" ou uso da entidade, porque naquele ato em defesa da reeleição da prefeita Luizianne em que estava, fui noticiado como militante e dirigente da entidade que participo e em nenhum momento foi falado ou registrado que a entidade como um todo apoiasse qualquer candidato, que é o que defendo; defendo o suprapartidarismo e a autonomia dos movimentos sociais e quem me conhece sabe o quanto lutei para dar o exemplo de que isso é possível.
Acho inclusive esse debate muito importante, mas infelizmente hoje ele é feito de tal forma que contribui para uma maior despolitização do Movimento Estudantil porque acaba caindo em uma política de denuncismos e caça aos militantes que possuem uma opção partidária e não se chega a uma discussão radical do que de fato representa este "aparelhamento" e da real forma de diálogo e compartilhamento entre os movimentos sociais, os partidos políticos e o poder público.
Em segundo lugar, o real motivo pelo qual me licenciei do DCE foi por uma opção política de me dedicar integralmente ao projeto de reeleição da prefeita Luizianne como cidadão e militante do Partido dos Trabalhadores que sou, considerando que este é o melhor projeto para a nossa cidade. Sabendo inclusive que para tomar esta decisão teria que me afastar temporariamente de um projeto que há dois anos me dedico de corpo e alma.Quero registrar que para a diretoria do DCE-UFC apenas comuniquei a minha decisão. Esta foi uma decisão pessoal e unilateral influenciada por uma opção política para defender o projeto que considero mais importante para a construção de uma Fortaleza mais justa e mais humana.
Por último peço ao amigo Eliomar que realmente da próxima vez verifique a vericidade da informação noticiada, porque pode acabar servindo apenas à interesses políticos, principalmente quando as eleições municipais e as eleições para a diretoria do DCE-UFC se aproximam.

Sem mais para o momento
Estou à disposição.

João Wilson DamascenoEstudante do curso de Administração da UFCMilitante da Juventude do PT
Eleitor da companheira Luizianne.

27 comentários:

Anônimo disse...

Eliomar, é o novo...este tipo de aparelhamento das entidades ditas da juventude pelo que há demais mofado em matéria de política. Triste...

Anônimo disse...

Caro Eliomar,

infelizmente o motivo do licenciamento que foi noticiado em seu blog não é verdadeiro.

Primeiramente pelo motivo do uso da entidade em campanha, já que o fato citado na nota postada em seu blog anteriormente não representa um "aparelhamento" ou uso da entidade, porque naquele ato em defesa da reeleição da prefeita Luizianne em que estava, fui noticiado como militante e dirigente da entidade que participo e em nenhum momento foi falado ou registrado que a entidade como um todo apoiasse qualquer candidato, que é o que defendo; defendo o suprapartidarismo e a autonomia dos movimentos sociais e quem me conhece sabe o quanto lutei para dar o exemplo de que isso é possível. Acho inclusive esse debate muito importante, mas infelizmente hoje ele é feito de tal forma que contribui para uma maior despolitização do Movimento Estudantil porque acaba caindo em uma política de denuncismos e caça aos militantes que possuem uma opção partidária e não se chega a uma discussão radical do que de fato representa este "aparelhamento" e da real forma de diálogo e compartilhamento entre os movimentos sociais, os partidos políticos e o poder público.

Em segundo lugar, o real motivo pelo qual me licenciei do DCE foi por uma opção política de me dedicar integralmente ao projeto de reeleição da prefeita Luizianne como cidadão e militante do Partido dos Trabalhadores que sou, considerando que este é o melhor projeto para a nossa cidade. Sabendo inclusive que para tomar esta decisão teria que me afastar temporariamente de um projeto que há dois anos me dedico de corpo e alma.

Quero registrar que para a diretoria do DCE-UFC apenas comuniquei a minha decisão. Esta foi uma decisão pessoal e unilateral influenciada por uma opção política para defender o projeto que considero mais importante para a construção de uma Fortaleza mais justa e mais humana.

Por último peço ao amigo Eliomar que realmente da próxima vez verifique a vericidade da informação noticiada, porque pode acabar servindo apenas à interesses políticos, principalmente quando as eleições municipais e as eleições para a diretoria do DCE-UFC se aproximam.

Sem mais para o momento

Estou à disposição.

João Wilson Damasceno
Estudante do curso de Administração da UFC
Militante da Juventude do PT
Eleitor da companheira Luizianne

Ismael Luiz disse...

JÁ NÃO EXISTEM MAIS DCE's,COMO ANTIGAMENTE. E ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS,MUITO MENOS.

Unknown disse...

Caros,

estou postando novamente pela indignação de ler este trecho da notícia postado neste blog: "o secretário-feral do DCE da UFC não suportou e pediu afastamento do cargo, sendo aceito de imediato por todos os membros da diretoria presentes em reunião.
A diretoria entendeu que a gestão não foi eleita para ser utilizada por partidos políticos e o ocupante do cargo de coordenação se viu obrigado a pedir afastamento para se manter na diretoria."

Fico indignado porque realmente não entendo de onde isso foi tirado!

Fico até decepcionado com este blog que, como diz o jornalista, é considerado pela comunidade universitária como "de grande visibilidade". Colocar a noticia dessa forma, principalmente quando se fala que não “suportei” e que “me vi obrigado a pedir afastamento” quando o real motivo é o que já foi colocado anteriormente por mim e é o que está registrado em ata da reunião, onde inclusive as suas fontes estavam presentes.

Em todos os momentos em que coloquei o motivo do licenciamento sempre falei o que realmente me motivava: primeiro pela necessidade de poder me apresentar como militante, considerando que já estou há duas gestões no DCE da UFC e era chegado o momento de sair e deixar novas pessoas continuarem com o projeto que defendo no Movimento Estudantil.

E segundo, dada a conjuntura de eleições municipais que estamos passando, sendo um momento importantíssimo de intervenção e defesa de um projeto político de esquerda e socialista para Fortaleza e considerando também que as pessoas que estão no DCE hoje não deixariam para trás meu trabalho, teria que me dedicar então de corpo e alma à reeleição de Luizianne, mas para isso se fazia necessário o meu licenciamento da direção do DCE exatamente para não me beneficiar da minha posição de dirigente desta entidade.

É isso.

João Wilson Damasceno
Estudante do curso de Administração da UFC
Militante da Juventude do PT
Eleitor da companheira Luizianne

Anônimo disse...

O PT acha que a estudandata continua iludida, da época em que comprava camiseta vermelha e boina para alavancar fundos para a campanha. Gostaria que a Luizianne abrisse uma lojinha no Circo para vender as camisetas. Pega corda, Lôra. Vai. Pelo menos poderia justificar, ou tentar, a campanha milionária.

Anônimo disse...

O Ex- secretário afirma que como cidadão e militante do PT assim o fez para ficar mais coerente para fazer campanha pró Luiziane. Pois
também tenho minha opinião como
cidadão e militante da cidade de Fortaleza : JÁ VAI TARDE!!!!

Anônimo disse...

Como essa turma de DCE adora fazer confusão por pouca coisa. É por isso que não amadurecem politicamente. Quemtem suas preferências políticas, que difunda. Sem falar na entidade, claro. O resto é da democracia, gente..

Anônimo disse...

É por isso que você é respeitado, caro Eliomar, sabe abrir espaço democraticamente, reconhecer erro e mante essa sua postura equilibrada e política. Seu Blog é show.

Anônimo disse...

Como as paixões se afloram em capnah política, hei gente. Que cada um vá pro seu quadrado e faça sua campanha.

Luciana Oliveira disse...

Aos que aqui noticiaram essa inverdade,apenas tenho que lamentar a falta de maturidade política.Simplesmente há coisas que não mudam.

E assim é esse santo e essa santa,ambos iluminados com a missão de salvar o movimento estudantil.

Boa sorte para ambos!

kkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

podia ter a critica politica de posicionamento a outra gestão, a dce diferente, mas pelo menos eles trabalhavam ... essa de agora nem trabalhou e ainda quer usar a entidade pra campanha? eu voto na luizianne tbm, mas não concordo com isso, e todo mundo sabe dessa historia mesmo, desde a campanha passada. o que acontece hj é que não existe mais dce, os unicos que vejo no pici são edianny, tobias e o marciel mesmo ... triste ... espero que esse ai dê por encerrada a carreira no dce, pois essa foi feia ...

carlos silva
zootecnia

ericodias disse...

esse barulho todo porque o secretário geral do dce disse que apoiai uma candidatura, a da situação, é sério?

Doravante ficamos assim, ninguém, quando ocupar qualquer posição eletiva deverá afirmar essa caracteristica.

Quando um médico da rede municipal quiser apoiar moroni ele deverá esconder essa caracteristica funcional, se um robert burns convocar uma assmbleia da central de associações de moradores ele deverá esconder a patricia...

O ironico é que ao contrário da tradição do dce-ufc, de apoiar debates com os candidatos junto às demais entidades da comunidade universitária da ufc, a única participaçãoque conseguirão produzir neste pleito é este paredon.

Anônimo disse...

ah! vi agora na lista de e-mails dos estudantes da ufc um link que dá pro site da luizianne que tem mesmo o sec. geral do pt no palanque dela representando o dce num evento pra juventude é só conferir ... o cara ainda vai querer se defender depois dessa? ganharia muito mais respeito se mantivesse a posição, pois renunciar foi o correto mesmo ...

carlos
zootecnia

Movimento Mudança Ceará disse...

Caro Eliomar,
venho por meio desta pedir notoriamente que esta pratica que alguns diretores que almejavam estar na secretária geral do DCE seja repudiada, por várias vezes tentaram lançar notas de combate ao João Wilson e tirá-lo de seu cargo nesta instituição, mas em vão, pois nem antes nem agora possuem quadro de diretores suficente para que acreditem em suas mentiras deslavadas, o que mostra ser essa apenas uma medida pessoal e eleitoreira.
Gostaria de esclarecer que na presente reunião, onde meu amigo João Wilson se licenciou de seu cargo, uma das fontes dessa nota, Edianny Lima da Silva, diretora de comunicação, não estava presente na reunião, pois sequer tem interesse em continuar em uma gestão onde lutou por dois anos ser a secretária geral e por falta de confiança da maioria dos diretores não conseguiu realizar o sonho tão almejado. Segundo consta na ata desta reunião não houve sequer hum pedido, de qualquer diretor que fosse, para que o João Wilson se afastasse do cargo, muito pelo ao contrário, na maioria das falas presentes pediram que ele continuasse a exercer suas funções, onde por sua vez preferiu manter a moral e a ética própria e evitar qualquer injuria ou mal entendidos de enlaces politicos da instituição com candidatos.
Aprecio muito a coragem de quem vem a público dizer que vai se afastar para manter sua posição ideológia e zelar o nome de uma instituição pela qual lutou dois anos para reerguer, depois de muito imobilismo de gestões anteriores as nossas.
Nessa reunião ficou decidido por unanimidade, sem nenhuma indagação que o nome para a substituição do João Wilson fosse o meu, mas seria barrado se as pessoas que escreveram essas duas notas estivessem realmente preocupadas com o "aparelhamento", tendo em vista que eu faço parte do mesmo grupo politico do João Wilson, o qual indicou meu nome para subistitui-lo.

Sem mais para o momento,

Witor Hugo Guedes Larrea
Secretário Geral do DCE-UFC em exrecicio
Estudante do Curso de História

Anônimo disse...

Bom, quanto ao Blog, publicar uma noticia que está muito longe da verdade não me surpreende, visto que a imprensa, inclusive local, nunca foi imparcial, tampouco se preocupou com o que publica. O cara houve rumores e, talvez, por falta de noticia, ou nao, inventa uma para da sustentação ao seu blog.. mas td bem...


Primeiramente, estou decepcionado com os colegas que cansaram de usar o email do grupo e agora estão manipulando por eses meios, trazendo a publico esse tipo de coisa que, eles mesmos sabem que não é verdade. Não estou aqui para defender ninguém, mas estou por dentro do que tá se passando e, quem tem interesse em usar a entidade com outros fins, tenho certeza que não é o João Wilson, pois ele é a alma da nossa gestão, muita coisas que conseguimos foi por intermédio do João Wilson. Só que é difícil conseguir trabalhar numa gestão que a metade do grupo não se sente bem com a conjuntura dos cargos da entidade, é direito de cada um. Mas como mudar isso? tentando destituir o sec. geral do cargo? tentar cria mais uma sec. geral? dividir o grupo e criar um subgrupo para tentar tirar as forças de quem tá trabalhando. Sempre fui contra isso tudo porque enquanto isso quem tá perdendo são os estudantes.

Outro aspecto interessante para abordarmos é a posição que o sec. geral toma. O João Wilson sempre falou abertamente que faz parte do PT e nunca usou a entidade em benefício de seus interesses partidários, ou interesse do partido. O nome disso é transparencia.
Como não conseguiram nada para bater nele, criaram essa noticia ridícula, que, se fosse comigo eu já tava era muito puto falando muitas verdades que ainda não foram ditas.
Por exemplo, nosso amigo Julio Brizzi Neto (não tenho nada contra este meu prezado colega de faculdade, apenas irei usá-lo como exemplo para ilustração do que falo), sempre falou nas reunioes em que compareceu que era a favor do suprapartidarismo e contra o aparelhamento da entidade e que as pessoas insistiam em dizer e perguntar mas que nao é ligado a nenhum partido (discurso que muitos fazem mas poucos efetivamente seguem). No entanto, Julio Brizzi já a aquela epoca estava ligado ao PDT, e hoje de maneira mais forte devido a candidatura de seu amigo conhecido por "Seu Tarcísio".

Voltando a noticia do Blog: Me parece que algumas pessoas estão insatisfeitas e inquietas com o sucesso de outros. Insatisfeitas porque o que tentaram fazer(destituir o sec. geral) a alguns meses, não conseguiram. E inquietas porque hoje, de livre e espontanea vontade, o sec. geral se licenciou do seu cargo, diga-se de passagem, exercendo muito bem, passando poderes para outro dirigente. Infelizmente a nossa Lôra não estava presente na reunião para a consolidação, ainda que parcial, do desejo outrora sustado.


Para encerrar, uma pergunta não sai da minha cabeça, mas agora o faço.
No inicio da atual gestão, na primeira reunião, onde foram definidos os cargos de cada dirigente, João WIlson Damasceno e Júlio Brizzi Neto concorreram ao cargo de Sec. Geral. Sabendo todos nós que Julio Brizzi se formou em Direito, passou algumas semanas como ex-aluno da UFC, logo entrou em no Curso de Contabeis (por algum meio que até hoje eu nao entendi, e já desisti de entender). Sabendo ainda que Julio Brizzi está se dedicando, como ele mesmo diz a sua primeira campanha eleitoral, apoiando seu amigo "Seu Tarcisio". A minha indagaçao é: como estaria o DCE sendo representado durante um mes que ficariamos sem Sec. Geral? e durante a camapanha do "Seu Tarcísio" o DCE seria um Comitê, como fizeram com a Livraria do Gabriel? E como ficaria a representatividade do DCE durante a humilde campanha de "Seu Tarcisio"?

Gostaria que o Julio Brizzi e o João Wilson lessem meu comentário e não me entendessem mau. Não tenho nada contra nenhum desses dois amigos de infância.

Espero que os sucessores do Julio lhe comunigue dos meus comentarios acerca de sua pessoa. Se falhei em algum comentario, que eu seja corrigido.

Abraços,

Felipe Barros Pontes
Estudante de C. Contábeis UFC
Sec. Finanças do DCE/UFC

Unknown disse...

Algum Anônimo falou que a gestão atual do DCE não trabalha. Engraçado. Eu nem do DCE sou, sendo apenas um mero apoiador, e o que trabalhei semestre passado na Calourada Geral e no Festival de Cultura não tá no gibi. Sei não viu. Tem cada um sem noção que posta coisas sem ter informação.

Anônimo disse...

só a nivel de esclarecimento..
não sei quem fez esta nota, como o próprio Witor Hugo disse; eu não fui na reunião. mas, ele não cita o porque e nem o que tinha a fazer, não sabia que ser diretor era ir da close em reunião, como muitos fazem, e o trabalho de base que é bom.. nada! há!

NÃO ESCREVI ESTA NOTA, só vim saber agora de sua existência.
Se querem se aproveitar ou tentar arrumar confusão com meu nome, lamento, porque isso é um meio público e gente sem ética tem em todo lugar mesmo! e como!!!

Boa sorte também, aos que já querem se promover na campanha de DCE. Tô vendo ai que já começaram as auto-promoções!

Caro Eliomar, gostaria depois de saber a fonte desta nota se você puder divulgar, o que creio ser necessário.

Anônimo disse...

Parabens Eliomar, seu blog é um dos mais comentados na UFC. Votamos na chapa atual para ela trabalhar pela comunidade universitária e não para fazer campanha da luzianne, patricia ou roseno.

Fico muito satisfeito e aguardando as proximas eleições do DCE

Anônimo disse...

Caro Eliomar,

Fui diretora do DCE nas duas gestões das quais o João Wilson fez parte. Em nenhum instante, ele escondeu de ninguém sua posição ideológica e sua posição partidária. Mas jamais usou seu posto para favorecer interesses pessoais ou partidários dele, João. Na segunda gestão, por mérito de seu trabalho, chegou à Secretaria-Geral da entidade. Não foi eleito por consenso. Coincidência, ou não, os dois diretores que assinam a nota - contra o estudante de administração – não queriam ele no posto "mais alto" do DCE. Estávamos, naquele momento, em 2007. Pois bem, Eliomar, era início de gestão e uma pequena ruptura já se apresentava. Alguns, como eu, pensaram que isso não chegaria a atrapalhar o andamento dos trabalhos da entidade. Doce engano. Depois disso, o João virou para o DCE o que foi a pobre Geni na música de Chico Buarque. Por mais duas vezes tentaram, sem êxito, tirá-lo da sua diretoria.
É importante dizer que o Festival de Cultura da UFC - evento que contou com debates, discussões políticas, sessões de cinema, oficinas de arte, shows nacionais e regionais, entre outros - foi uma idéia da Secretaria-Geral em conjunto com a Secretaria de Cultura. Alguns diretores do DCE chegaram mesmo a boicotar o evento que era, não só do DCE, mas de toda a comunidade acadêmica. O Festival foi realizado por alguns diretores do DCE, por centros acadêmicos, pela ADUFC e pela UFC. Resultou em sucesso. Descontentes, outros diretores da entidade estudantil tentaram tirar o João Wilson, pela terceira vez, da Secretária-Geral. Nem todo mundo sabe lidar bem com a democracia, infelizmente. No entanto, mais uma vez, João permaneceu na Secretaria-Geral porque a maioria dos diretores do DCE assim o quis.
Enfim, desde o começo da gestão, algumas pessoas, ao invés de trabalharem em prol dos estudantes (suposto motivo pelo qual deveriam estar no DCE) arregaçaram as mangas para trabalhar contra o João Wilson e contra a imagem dele. Talvez porque o estudante não seja do partido que eles querem, talvez porque o João não tenha o direito de manifestar sua opinião política. O pedido de licença do cargo só mostra mais ainda a integridade de João.
Que fique claro: não tenho partido, não vou votar em Luizianne Lins e, muito menos, concordo com a ideologia do meu tão atacado amigo. Mas não pude ficar sem escrever depois de ver a política sendo usada em seu menor sentido. Aquela politicagem rasteira, baixa e feita de forma tão clichê: atacando a posição partidária de uma pessoa. Pessoa esta que foi uma das maiores responsáveis pela vitória das chapas "Quero Um DCE Diferente" e "Agora Só Falta Você."
Que venha uma nova gestão para o DCE da UFC e que as pessoas trabalhem para que a política estudantil seja vista como algo além da briga por um cargo, por vaidades e por egos.

Joyce Miranda Leão Martins, estudante de Ciências Sociais

Anônimo disse...

Vix.. detesto citar nomes.. mas o oportunismo é demais! e notório..

É nada mudou!

Anônimo disse...

Caros,

já está claro que uma discussão como essa não contribui para um real posicionamento da sociedade e do Movimento Estudantil em relação ao momento em que vivemos hoje.

Podíamos aproveitar o espaço para discutirmos o que nós, que fazemos a Universidade, almejamos e reivindicamos dos candidatos à Prefeitura de Fortaleza.

O DCE já está organizando um debate e ele com a participação de todos!

João Wilson

Movimento Mudança Ceará disse...

Caro,
venho novamente por meio deste informar que a diretora de comunicacao do DCE, Edianny Lima entrou em contato comigo e afirmou categoricamente que esta e uma informacao que ela nunca passou ao seu blog, sendo seu nome usado indevidamente, estando esta indgnada com o que aconteceu, logo melhor conferir seus contatos, pois usar o nome de alguem sem permissao, ainda mais para inverdades pode cabar em processo!

Witor Hugo
DCE-UFC

Anônimo disse...

Botaram o nome do Tobias e da Edianny como os que lançaram essa noticia, só pra se aproveitar da distorção dos fatos. já que os dois são nomes fortes. eles não perderiam tempo escrevendo um negócio desse.

Eliomar, peço esclarecimentos de quem lançou esta noticia.

Agora é parada é virar o jogo; manobra petista!

vitor

Anônimo disse...

olhem essa, faz sentido:

"Nova manobra política do mudança; eles lançam uma noticia, botam meu nome, o João justifica, pra sair como ético e o Witor Hugo pra aparecer, principalmente ganhando visibilidade nas próximas eleições do DCE. Isso foi a melhor coisa que eles pensaram para dar o "troco" a nota anterior. É sempre assim, querendo sair por cima, e enganar o povo se fazendo de vitima. usando ainda o discurso que queria ser secretaria, me poupa, todos sabem que a única coisa que não queriamos era esse grupo sacana na direção. É triste ve-los usando a entidade. Eles sim que não amadureceram politicamente e não entende que politica vai além desse joguinho infanto-juvenil, e assim segrega-se cada vez mais."(Edianny, em um momento de desabafo a mim no msn).

Faz muito sentido..
Boa Edianny, essas coisas ai não são nem divulgadas! deveriam procurar o que fazer, inves de atacar quem ainda tem respeito nessa entidade.

Jú! =)

Anônimo disse...

Caro Eliomar,


Li agora sobre a polêmica envolvendo o secretário-feral do DCE da UFC. E li a resposta do João Wilson. Pego em flagrante proselitismo, em evidente desrespeito à comunidade que representa, o rapaz, como bom militante, acusa perseguição e "denuncismo". Perecia até um mensaleiro falando. O tema é deveras importante, pois se existe um fato que todos sabem, mas sobre o qual poucos falam: é o aparelhamento de entidades classistas por partidos políticos de esquerda, uma distorção desonesta e que visa preparar terreno para que discursos e candidaturas de seus partidos prosperem. Isso não acontece somente em grêmios estudantis desmoralizados, mas também em sindicatos ricos e poderosos.

É claro que ninguém é otário de assinar uma ata, ou de deliberar oficialmente um apoio a um candidato. Isso acontece informalmente, até para evitar complicações legais. Às vezes o apoio é ostensivo, com uso de carros de som e de estruturas físicas, além do uso de pessoal e recursos. Tudo em nome da "democracia", do "progressismo" e, pasme, da "ética". Quando questionados sobre o desvio de conduta, rapidamente esses "líderes" afirmam que apenas expressam um vontade particular. É mentira. Não por acaso esses partidos travam ferozes batahas para assumir essas entidades.

Também não foi por acaso que a UNE ganhou uma nova sede, através do Governo Federal. O lamentável nisso tudo é isso é que, infelizmente, entidades que deveriam representar o conjunto dos estudantes, dos que votam em Luizianne, em Moroni ou Patrícia, perdeu o seu caráter pluralista e classista e se transformou em correia de transmissão de partidos políticos. Essa descarada cooptação do DCE para fins particulares, por si só, fez com que o movimento estudantil perdesse a influência junto aos estudantes, transformando-o, em tempos normais, em mero aparelho
burocrático emissor de carteiras estudantis, e nos períodos eleitorais, em comitê eleitoral dos seus padrinhos. Pergunte a um esudante da UFC quem é o presidente do DCE e você verá.

Grande abraço,

Wanderley Filho
www.wanfil.blogueisso.com

Anônimo disse...

Apenas para esclarecer....

Não enviei nenhuma nota a este blog.Quem me conhece e acompanha as minhas manifestações em listas de discussão sabe que NUNCA assino como diretor do DCE(procurem nas postagens).
Quem também me acompanhou em reuniões de Diretoria sabe que NUNCA deixei de emitir a minha opinião e falar o que penso no momento exato em que as coisas ocorrem,independente do desgaste que poderá ocorrer.
E na reunião em que o secretário geral pediu afastamento,não foi diferente.
Neste espaço vou evitar falar de problemas internos,para não trazer maiores polêmicas,mas quem quiser algum esclarecimento pode me procurar.
Pra concluir, falo apenas que acho muito interessante as pessoas reclamarem da grande mídia....que manipula a informação....que persegue....mente...difama....
E essas mesmas pessoas sequer questionam(essa execrada mídia)quando é conveniente a elas.

Sem mais para o momento.

Tobias Reis
Eng. de Alimentos UFC

Unknown disse...

como se pode ver, a atual diretoria enredou-se numa rede de intrigas, com direito até a exposição de conversas particulares descontextualizadas, como parte da lavanderia pública desse teatro de papéis ridículos que encenam... triste fim insano de uma gestão que prefere colocar suas picuinhas acima da imagem institucional da entidade e da classe que supostamente se dizem representar...