quarta-feira, 3 de setembro de 2008

ABIN COMPROU ILEGALMENTE MALAS DE GRAMPO, DIZ MINISTRO NELSON JOBIM


"A Abin (Agência Brasileira de Inteligência) adquiriu ilegalmente maletas de interceptação telefônica, revelou o ministro da Defesa, Nelson Jobim, durante reunião de coordenação política do governo no Palácio do Planalto. Reportagem de Alan Gripp publicada nesta quarta-feira na Folha mostra que a informação foi decisiva para o afastamento do diretor-geral da Abin, Paulo Lacerda, no episódio envolvendo o grampo ilegal do presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes. A revelação surpreendeu o presidente Lula, o vice José Alencar e outros seis ministros presentes, segundo relatos obtidos pela Folha. Por lei, a Abin é proibida de fazer escutas. As maletas podem fazer grampos em celulares sem depender de operadoras telefônicas --e, por isso, em tese, sem a necessidade de autorização judicial.
Com preço estimado em US$ 500 mil, o equipamento consiste em um laptop e uma antena condicionada em uma pasta tipo 007. O principal é um software que acompanha o computador, capaz de decodificar comunicação digitais criptografadas. A aquisição teria sido feita por sistema de compras do governo. A declaração de Jobim contradiz o depoimento de Lacerda na CPI dos Grampos, no dia 20 de agosto. Na ocasião, ele negou que a Abin faça escutas.

(Folha de São Paulo)

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns ao Sr Ministro Jobim. Não podemos voltar a viver uma época onde os bisbilhoteiros e alcaguetes pintam e bordam. Que o Sr Lula reenquadre esta Abin.