quinta-feira, 4 de setembro de 2008

EXÉRCITO NEGA USO DE GRAMPO TELEFÔNICO

"O comandante do Exército, general Enzo Martins Peri, confirmou ontem que o Exército comprou, a pedido do Gabinete de Segurança Institucional, um equipamento de varredura de grampos telefônicos usado pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Seria o equipamento mencionado pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, em reunião segunda-feira com o presidente Lula, para defender a demissão da direção da Abin, sob a ale$ção de que a agência faz escutas.O general, que é subordinado a Jobim, garantiu, no entanto, que o equipamento só detecta grampos e não pode fazer escutas telefônicas. Ontem, Jobim não quis falar sobre o assunto.O Oscor 5000, importado dos EUA, é composto por um computador portátil do tamanho de uma maleta 007.

— (O equipamento) foi comprado pelo Exército para o GSI . É para varredura — disse o comandante do Exército, depois da posse no STJ.

Dois representantes da empresa americana Research Eletronic, a fabricante do Oscor, também afirmaram que o aparelho não faz escutas telefônicas. A intervenção de Jobim na reunião com Lula foi decisiva para o afastamento do delegado Paulo Lacerda do comando da Abin. Jobim mencionou a existência de uma maleta e citou os nomes de dois assessores de Lacerda, um deles o delegado Renato da Porciúncula, ex-diretor de Inteligência da PF."

(O Globo)

Nenhum comentário: