quarta-feira, 3 de setembro de 2008

CÉSAR ASFOR TOMA POSSE SOB OLHARES DE LULA


Com a presença de Lula, foi empossado, nesta tarde de quarta-feira, em Brasília, no cargo de presidente do Superior Tribunal de Justiça o cearense César Asfor Rocha. A solenidade, das mais concorridas, reuniu caravana de políticos, tendo à frente o governador Cid Gomes, o presidente da Assembléia Legislativa, Domingos Filho (PMDB), de empresários, sob comando do presidente da Federação das Indústrias do Estado, Roberto Macedo, e de magistrados, tendo à frente o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Fernando Ximenes.
O novo presidente do STJ manifestou, no discurso de posse, preocupação com as expectativas dos brasileiros em relação à Justiça. Ele ressaltou que a Constituição Federal de 1988 ampliou o acesso ao Judiciário, mas afirmou que a conclusão dos processos e a efetividade das decisões são uma incógnita. Ele também demonstrou preocupação com as turbulências que ameaçam a harmonia entre os três Poderes da República. Em nome de todos os ministros do STJ, Cesar Rocha manifestou total e irrestrita solidariedade ao presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes, em razão de ter sido vítima de escutas telefônicas ilegais. Ao agradecer a presença maciça de ministros de Estado, parlamentares e dos chefes dos três Poderes da República, o presidente do STJ ressaltou a importância de uma convivência harmônica e independente entre as instituições. Cumprimentou o presidente Lula por ter superado todas as adversidades da vida que o fizeram “conhecer, como ninguém, a alma e o coração dos brasileiros”, motivando grandes realizações na condução do país.
César Asfor substitui na presidência do STJ o ministro aposentado Humberto Gomes de Barros, a quem prestou uma homenagem especial em razão da longa amizade que mantêm. Cumprirá mandato de dois anos.

* Íntegra do discurso proferido pelo presidente Cesar Asfor Rocha

Nenhum comentário: