quinta-feira, 4 de setembro de 2008

SINDEPOL-CE ENDOSSA CRÍTICAS DE SECRETÁRIO E LAMENTA: ESTADO SÓ COMBATE EFEITOS


O presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Ceará, (Sindepol), Luzimar Moura, avaliou como "muita ética" a postura do secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Estado, Roberto Monteiro. Em entevista publicada no O POVO desta quinta-feira, o secretário definiu a Polícia Civil como "falida". Luzimar desabafou: "Nós não temos pessoal. Estamos fazendo o papel que é da Secretaria da Justiça e Cidadania, que é de cuidar dos presos. Não atendemos o público como ele merece, porque atendemos preso", lamentou Luzimar. Ele definiu a delgacia como "o campo mais prerigoso no Estado, atualmente, porque policial, delegado ou cidadão podem ser tomasdos de refem a qualquer hora".
O dirigente do Sindepol considerou "muita lúcida" a colocação feita por Roberto Monteiro e elogiou o fato dele encarar a situação do aparelho policial do Estado "sem máscara".
Para Luizimar, a prioridade "é tirar preso das delegacias e arrancar todos os xadrezes para que a Polícai Civl possa cuprir o papel de investigar, bem como agilizar concurso de delegado, agilizar concurso de escrivão, o que está em andamento, fazer concurso urgente para inspetor de polícia , no mínimo mil inspetores."
Tudo isso, conforme Luzimar, um primeiro enfrentamneto de um problema grave que surge porque o Estado não combate as causas e insiste em agir contra os efeitos. "É preciso dar assistência à populaçao da periferia, colocando prédios públicos à disposição para oferecer, com estagiários das nossas universidades, de vários cursos, o atendimento ao povo. Essa seria uma providência fundamental para começarmos a enfrentar a raiz dos problemas, num conjunto de muitas outras", defende Luzimar Moura.

3 comentários:

Anônimo disse...

Tudo bem que a polícia civil não uma estrutura adequada para prestar um serviço digno para a população. Será que a classe dos delegados, inspetores e escrivães não têm uma meia-culpa também? Veja bem, falta uma mobilização há décadas para mostra como é a real estrutura da instituição para a sociedade cearense. Outro ponto, não há uma unidade dentro da instituição, o que se verifica é cada um querendo o "seu"! Sem falar nos famosos " TOCOS" que gira nas mãos de alguns servidores que mancham a imagem dos VERDADEIROS POLICIAIS. Os quais, são uns guerreiros por enfrentarem a marginalidade sem recursos. Só tem um caminho para a classe da polícia civil conquistar uma condição digna de trabalho: COMBATER O CRIME E , PRINCIPALMENTE, A CORRUPÇÃO INTERNA INSTITUCIONAL QUE EXISTE. É sabido pela maioria dos policiais os pontos de venda de droga, os pontos dos " cartãozeiros" ( cidade dos funcionários), os traficantes, os desmanches de carros, os receptadores de produtos roubados. Sendo assim, primeiro se faz necessário realizar uma LIMPEZA MORAL DENTRO DA INSTITUIÇÃO e abrir um diálogo com o governo para a implementação de uma política salarial justa e digna para delegados, inspetores, escrivães e a formação de uma força-tarefa para investigar os casos de CORRUPÇÃO DENTRO DA POLÍCIA. No mais, aos BONS E VERDADEIROS POLICIAIS desejo os mais sinceros votos de solidariedade.

Anônimo disse...

Éticos ambos. E lúcidos. Tenho de reconhecer que o mérito do Cid foi ter se cercado de gente competente, que sabe o que fazer. Agora falta deixá-lo fazer. Dar condições pra ele. Na hora de criticar, todo mundo sabe, né. Mas na hora de ajudar... Ainda não vi ninguém apoiar publicamente o secretário. Digo: ajudá-lo de alguma forma.
Cláudia.

Anônimo disse...

É fato que políticas de repressão vêm sendo aos poucos implementadas nessa administração( vide Ronda, Patinetes, Cameras, Bloqueadores de celulares etc ), mas esse Governo ainda nao mostrou preocupação em níveis que se fazem necessários com políticas que visem a um abrandamento da exclusão social, que é a verdadeira causa raiz desse problema todo na segurança publica.

Não adianta somente prendermos os delinquentes de hj, temos de fazer com que seus filhos não sigam os passos dos pais. Precisamos ocupar nossos Jovens.