sábado, 6 de setembro de 2008

O DIA DA PÁTRIA EM FORTALEZA


"Neste domingo, 7, é dia de comemorar os 186 anos da Independência do Brasil. Uma das principais solenidades da data, o desfile militar, será realizado na avenida Beira Mar, com início marcado para às 9h30min. Antes desse horário, porém, a movimentação na área começará bem mais cedo. Já a partir das 6h30min, serão interditadas ao trânsito de veículos as avenidas Pessoa Anta, a partir da Alberto Nepomuceno, Almirante Barroso, Historiador Raimundo Girão, e toda a extensão da avenida Beira Mar. De acordo com o gerente de operações da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania de Fortaleza (AMC), Agamenon Pergentino, as vias de acesso a área do desfile serão as avenidas Monsenhor Tabosa e Abolição. O órgão terá 136 agentes distribuídos em 60 pontos ao longo do desfile, que se encerra a altura dos boxes de venda de peixes, onde termina a Beira Mar.
Às 8h45min terá início a revista da tropa pelo governador Cid Gomes, e pelo Comandante da 10ª Região Militar, general-de-divisão Vitor Carulla Filho. Às 09h15min, o governador será recepcionado no palanque das autoridades, com uma salva de gala executada pelo Grêmio de Artilharia do CMF e por continência regulamentar. Na seqüência, às 9h20min será aceso o fogo simbólico da pátria. A marcha vai contar inicialmente com cerca de dois mil estudantes e componentes de associações e entidades civis. Na seqüência, cerca de cinco mil militares das forças armadas, forças auxiliares e órgãos de segurança pública desfilarão. Conforme o major Marcos Costa, relações públicas da Polícia Militar do Ceará, o início da apresentação das organizações militares terá em primeiro lugar a Marinha, e na seqüência o Exército. Logo após será a vez dos membros da Aeronáutica. Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal virão em seguida. Encerradas as apresentações a pé, desfilam os grupamentos motorizados do Exército, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal. A cavalaria da Polícia Militar encerra a apresentação."

(Jornal O POVO)

2 comentários:

Kelsen Bravos disse...

Desfile militar, a parada, feito pelas forças armadas, polícia, bombeiros e afins é tradição. Todo ano deve acontecer. É até bonito.

Agora... deploráveis são as escolas comemorarem o 7 de Setembro com uma parada militat. Quando é que a Educação vai se tocar que há muito este país deixou de ser um quartel?!

Precisamos de manisfestações cívicas, patriotas sim, para fortalecer o sentimento de posse e auto-estima, de CIDADANIA da nação brasileira. O que um desfile militar promovido pelas escolas ajuda nisso?!

Que Educação, hem?!

Alguém conhece um escola que faça diferente?

ericodias disse...

Viva o grito dos excluídos