quinta-feira, 4 de setembro de 2008

ASSESSOR DA CAMPANHA DE LUIZIANNE REBATE CRÍTICAS À POLÍTICA DE TURISMO DO MUNICÍPIO

Neste Blog, candidatos a prefeito de Fortaleza têm feito críticas à gestão Luizianne Lins no que diz respeito ao turismo. Patrícia Saboya (PDT) e Aguiar Júnior (PTC), por exemplo, lamentam que a cidade virou "dormitório" para os visitantes. Quer dizer: aqui chegam, deixam bagagem no hotel e vão circular por pontos da Região Metropolitana como Caucaia, Beberibe, Aquiraz, etc. Da assessoria de campanha de Luizianne, recebemos a seguinte carta.

Caro Eliomar de Lima,

É triste ver o despreparo e a falta de informações destiladas por algumas candidaturas nestas eleições. Em Fortaleza, foi a gestão Luizianne Lins que, pela 1ª vez na história da cidade, criou uma secretaria de Turismo. Hoje, temos um destino turístico sólido, com o 2º maior réveillon popular do país, o que gera emprego e renda tanto para as empresas - hotéis, restaurantes, locadoras etc. - como para o comércio ambulante.

O Ministério do Turismo (Mtur), através do programa de Regionalização do Turismo, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza e a Agência de Apoio ao Empreendedor e Pequeno Empresário (Sebrae), apresentou, 1º de setembro, os resultados do Estudo de Competitividade nos Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional. Em comparação com outras capitais do Brasil, Fortaleza obteve média de 75,5 pontos contra 70,5 das demais no item Infra-Estrutura.

De acordo com a pesquisa, realizada em 65 destinos com capacidade turística, o maior destaque para Fortaleza foi na dimensão Infra-Estrutura, que abrange setores como Saúde Pública, Energia, Comunicação, Segurança Pública e Urbanização. Os resultados da pesquisa, feitas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), foram apresentadas ao Trade Turístico, Órgãos Públicos Municipais e Estaduais de áreas afins, Entidades Financeiras e Associações Comerciais.

Alguns dos pontos estudados no decorrer da pesquisa foram: Infra-Estrutura, Acesso, Serviços e Equipamentos Turísticos, Economia Local, Atrativos Turísticos, Capacidade Empresarial, Aspectos Culturais e Monitoramento. Em todos os aspectos citados, Fortaleza obteve média acima das outras capitais do País.

* Demétrio Andrade
Assessor de Imprensa da Coligação Fortaleza Cada Vez Melhor.

23 comentários:

José Sales disse...

Meu caro amigo assessor. Vemos que vc decorou a lição direitinho. Entretanto os registros dão conta que o destino turístico que mais cresce no Ceará, é o Porto das Dunas e seu incrível Beach Park, no vizinho município do Aquiraz. Perto do Porot das Dunas, somos fichinha. Por mais incrível que possa parecer, existe a venda de destino Beach Park em pacotes a partir de qualquer lugar do Brasil. E por lá eles chegam a receber mais 900 mi turistas/ ano. Turístas que gastam e muito no parque, se hospedam nos hoteis do Porto das Dunas e gastam e muito, que tem praias limpas e serviços de qualidade.Existem 10 hoteis em construção naquele contexto. Só o Grupo Beach Park terá 5 daqui a alguns anos. E com isto existe geração de trabalho, emprego e renda. Enquanto aqui, em "Fustaleza Bela" ficamos neste "leriado" de "Reveillon Popular", que é um dia só por ano ou show do Roberto Carlos, que são algumas horas só por ano e outras besteiras mais. Quando forem implantados os aeroportos de Aracati(Destino Canoa Quebrada) e Parazinho(Destino Jericoacoara) estaremos mais "pebados" ainda. Podemos até ficar atrás de Juazeiro do Norte, que recebe mais de 2,5 milhões de visitantes ano, nas 6 Romarias do Padre Cícero e a cada dia se aprimora mais. Se oriente "cumpanheiro": a cidade está um lixo e apolitica de turismo só existe na cabeça do nosso equivocado Secretário Municipal!

Anônimo disse...

E saiu pesquisa feita por um certo canal de TV, mas a ordem foi não divulgar.Porque será?.. O resultado:

Luizianne; 45%
Moroni: 27 %
patricia : 17%

José Sales disse...

Nçao minta, Sr. Assessor que é muito feio. A pesquisa apresentada era regionalizada e se referia unicamente ao universo do Nordeste Setentrional e Meio Norte: Pernambuco, Pataíba Rio Grande do Norte, Ceará, Piaui e Maranhão. Não incluia nem Salvador, que é muit maior destino turístico do que "nóis" aqui. Lá eles recebem mais de cinco milhões/ ano e "nóis" só um milhão e quatrocentos. Nada do Centro Sul, nem do Sul, nem do Centro Oeste. Não minta que é muito feio.

José Sales disse...

Segundo maior "Reveillon Popular" do país é besteira pura ou melhor escrveendo besteira bela. De onde é mesmo que tiraram esta? De que baú? No último Reveillon nem os fogos "papoucaram", pois deu chabu!! De onde veio esta designação mesmo, hein? O pessoal do MTUR vem treinar e dar incentivo e o pessoal aqui já acredita que destino turístico memorável. Nossos centros de gastronomia estão destruidos ou abandonados: Vá lá no Mirante de Santa Terezinha: dos 16 restaurantes originais existentes anteriormente, todos, sem exceção fecharam. Vá lá na Praia de Iracema, para ver o desmantelo. Vá lá na Barra do Ceará, dia de domingo de manhã que vc vai ver o que destino turístico popular abandonado pelo poder público municipal. Neguin lavando panela com a água do Rio Ceará, na calçada!!!!

Anônimo disse...

Que pesquisa justa!!! Mas a previsão é que a Loyra chegue aos cinquenta brevemente...primeiro turno! Boa, Luizianne!

Anônimo disse...

O que eu vejo muito na Praia de Iracema é turismo sexual. Gringo procurando sexo por todo lado!! O melhor é que a prefeita resolve fechar o Pirata Bar e deixa livre para funcionar os "infernos". Por que não manda ficalizar aquilo lá? Será que todas aquelas boates onde acontece a prostituição e o turismo sexual tem alvará de funcionamento? Não acredito que o poder municipal não encontre um motivo para fechar aquelas "casas". Se até uma famosa churrasquaria foi fechada pela fiscalização como entender o funcionamento de tão deprimente comercio. Urge uma mudança de foco no turismo, pois Natal só tem a agradecer aos cearenses.

Anônimo disse...

TV que não divulga pesquisa porque quer privilegiar um/a determinado candidata, muito lamentável esse "coronelismo" nas comunicações de Fortaleza
pois o que deveria ser noticiado,é fraudado, é
sonegado.
Mas Datafolha vem aí com pesquisa Nacional e haverá divulgação queira a mídia local queria ou não..

Anônimo disse...

Eliomar, vamos aos pontos que o assessor de Dona Lu elencou:
1) Infraestrutura de energia - ela não colocou um poste em pé nesta cidade.
2) Infraestrutura de segurança pública - ela não contratou um mero policial (isto é competencia do Estado) e sua guarda civil não dá conta sequer de pastorar as repartições do município.
3) Infraestrutura de saúde - estamos no reino do virtual,haja visto o hospital da mulher onde só existe um areial e uma pendenga judicial.
4) A secretaria de Turismo criada - entregue ao maior empresário local(dono da Casablanca Turismo) deste ramo.
E aguentemos rompantes e conversas fiadas.

Anônimo disse...

Meu Caro José Sales, o senhor Demétrio Andrade é daqueles que ganhavam cerca de R$ 6 mil mensais na comissão PNAFM. Saiu para trabalhar na campanha para a reeleição e garantir mais 4 anos ganhando salário de auditor do município sem concurso. Caro Demétrio Andrade, será que não tem um emprego desse pra mim? Ou será que contratam somente os membros da Democracia Socialista?
Atenciosamente,
Carlos Nobre
P.S.: Portaria de nomeação 4844/2006 DOM dia 27/7/2006; exoneração DOM dia 13/9/2007;

Anônimo disse...

Ah, já ia esquecendo. A portaria da nomeação do Sr. Acrísio Sena para Auditor Fiscal do Município de Fortaleza sem concurso público (metáfora) é a 096/2008 DOM 7/1/2008.
Abraços para o Eliomar e José Sales.
Carlos Nobre

Anônimo disse...

Esse negócio de Turismo é com a Dona Lu mesmo. É o tempo todo em cima dum aviãozim. Dá de 10 a zero no Cid e na sogra.

Anônimo disse...

Só faltou o assessor dizer que acabou-se o turismo sexual. Nada de turistas em Fortaleza em busca de meninas e meninos de programa. Viramos um convento antigo cheio de obras de arte para o desfrute intelectual dos turistas. É o verdadeiro milagre de Santa Luize!

José Sales disse...

E vou mais além em meu comentário. Não acredito que o Sr. Assessor emérito nunca tenha saído de nossa cidade, pois continuar afirmando categoricamente que o nosso pobre Reveillon do Aterro de Iracema, que existe desde que a Gestão Juracy Magalhães o instalou é o segundo maior do Brasil é um atentado às nossas inteligencias. Não existem imagens sobre o mesmo, nas redes de televisão, na internet, nos jrnais durante o período nem registrando este grandioso feito. Existem imagens do Rio de Janeiro, de São Paulo, de Salvador, de Recife e até das cidades históricas de Minas Gerais. Por favor, procure e nos diga se não é verdade.Daqui não consta nada. Será que a midia nacional está totalmente enganada também.

José Sales disse...

Será que os nossos visitantes e tuistas vão visitar a Praça José de Alencar e a Praça da Lagoinha, nos fins de tarde, quando elas se transformam em verdadeiros mercados persas. Ou o pessoal vem mesmo é para fazer compras no Shoppinf Chão da Av. Alberto Nepomuceno e Rua José Avelino e depois de tomar de tomar um banhozinho a R$ 2,00 reais, volta às suas cidadese origem. Ou será que os nossos visitantes vem degustar um "pfzinho de cavala" frita, na Praia do Naútico, daqueles vendidos em bandeijas. Ou será que vai tomar uma cervejinha na Feira da Parangaba e aproveita para comprar uma besteirinha qualquer. Ou vai tomar um caldo ém qualquer barraca da feira da Messejana. Porque que vem com o destino Beach Park "amarrado" está saindo direto do Aeroporto para o Porto das Dunas, sem passar pelos locais de visitação. Nem na Monsenhor Tabosa, o pessoal está indo.

José Sales disse...

Boa informação, meu caro Carlos Nobre. Como todo mundo já desconfiava os assessores - aderentes são todos muito bem conratados e muitissmo bem remunerados. O que é que eles tem a dizer agora, daqui para frente? Outra coisa: como é que o cidadaão "vira" auditor fiscal do Município, assim da noite para o dia, sem concurso, sem nada? Pode um negócio destes?

José Sales disse...

Pelo que se sabia, auditor fiscal do Município era um cargo de carreira de alta responsabilidade que tinha como requisito obirgtaório concurso público para o cargo e bons antecedentes. Como é que está acontecendo uma coisa desta, agora? Isto é muito sério!

Anônimo disse...

José Sales ninguem aguenta mais essa tua choradeira...dá um tempo meu! Tua ladainha ta cha como teus candidatos.

Anônimo disse...

Zé Sales, você está sendo injusto. Basta olhar nas esquinas para ver que o turismo em Fortaleza disparou. O turismo sexual... ;(

Anônimo disse...

SOBRE AS PESQUISAS
Luizianne está com mais de 40... de febre. É mais uma mentira que a Fortaleza Virtual quer pregar. Eliomar, é capaz da Luizianne e seus 40 assessores irem morar na tevê após derrota na Fortaleza do dia-a-dia.

Anônimo disse...

Não tem jeito. Esse assessor fala, fala e não diz nada. Tudo enrolação. Pensa que a gente é besta. Ele não é o mesmo que divulga uma agenda fantasma da Ruimzianne? Então, pode flar e esecrever que não acredito em nada. Credibilidade zero, ou melhopr, menos n........

Anônimo disse...

Triste mesmo é ver o despreparo e a falta de informação deste assessor, como já provaram todos os comentaristas aqui, principalmente o Zé Sales, que por dizer a verdade já está incomodando. Vamos em frente. Agora "criar pela primeira vez... a Secretaria de Turismo" realmente é feito inusitado. Aguardemos o tamanho da festa quando a prefeita "criar pela segunda vez"...

Arnaldo disse...

Que pesquisa?

José Sales disse...

Caro Anonimo "Assessor - Reclamente" da minha participação. Alguém ou alguns precisam não acreditar nas estorinhas da Dona Luizianne e criar um processo de desnudamento das mentiras midiáticas, que são levadas à nossa telinha. Concordo, que é realmente uma coisa muito chata ser pego na mentira, não é? Mas o que é que se pode fazer se "inventam" tantas "estórias de trancoso". É só parar de mentir um pouco que todo mundo para de reclamar. E por falar em reclamação, porque vc só posta como anonimo?