sábado, 6 de setembro de 2008

DEFENSORIA PÚBLICA VAI À JUSTIÇA EXIGIR QUE BANCOS PAGUEM PLANOS VERÃO E COLLOR

"A Defensoria Pública do Estado do Ceará irá ajuizar uma ação civil pública com o objetivo de obrigar os bancos privados de todo o País a ressarcir a atualização das poupanças brasileiras na época dos planos Verão, Collor I e Collor II, entre os anos de 1989 a 1991 quando o reajuste fora feito de maneira a prejudicar o cliente. De acordo com o defensor público Eduardo Villaça, como as poupanças foram corrigidas com o menor valor, algumas diferenças no reajuste chegam a 80%. A entrada da ACP será realizada nesta sexta-feira, dia 5 de setembro, às 11h, no Fórum Beviláqua. Além de obrigar os bancos a ressarcir os clientes com as diferenças de reajuste, a ACP objetiva evitar que cada um tenha que entrar com uma ação individual, sobrecarregando o Poder Judiciário com a mesma causa de pedir. "Se for para procurar o Poder Judiciário, será apenas para fazer o cálculo do reajuste", explica Villaça. A ação foi promovida pelo Núcleo de Ações Coletivas da Defensoria Pública do Estado do Ceará. "

(Site da Anadep-CE)

3 comentários:

Anônimo disse...

PARABÉNS AOS DEFENSORES PÚBLICOS DO CEARÁ. ESSA AÇÃO CIVIL PÚBLICA DE CARÁTER NACIONAL IRÁ BENEFICIAR INÚMERAS PESSOAS QUE TIVERAM SEU DIREITO AFANADO. MAIS UMA VEZ, A DEFENSORIA PÚBLICA DO CEARÁ SE TORNA MANCHETE NACIONAL. O GOVERNO DO CEARÁ DEVE SE ORGULHAR DOS SEUS DEFENSORES PÚBLICOS QUE LUTAM EM DEFESA DOS MAIS FRACOS.

Anônimo disse...

Como não sou advogada, gostaria de perguntar ao pessoal da Defensoria se uma ação civil pública sendo dado entrada na justiça do Ceará tem força para todos os outros estados da federação. Gostaria de uma resposta por favor.

Anônimo disse...

Os Defensores Públicos estão apenas cumprindo sua função, para a qual fizeram concurso e recebem retribuuição advinda do erário. Nada fazem além de sua obrigação. Todas as outras categorias fazem o mesmo, como Juizes, Promotores de Justiça e ninguém vive pedindo reconhecimento público ou do Governo....Quediabeisso?