sexta-feira, 6 de junho de 2008

HOSPITAIS FARÃO CIRURGIA DE MUDANÇA DE SEXO PELO SUS, AVISA MINISTRO

"O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, anunciou, nesta quinta-feira, que, até o final do mês, assinará uma portaria que vai permitir a realização de cirurgia de mudança de sexo pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ele disse que a portaria trará todos os critérios para a realização desse tipo de cirurgia e que poucos hospitais públicos serão autorizados a realizar o procedimento. O ministro não antecipou o número de unidades credenciadas para a cirurgia, mas disse que, serão poucas por tratar-se de um procedimento médico complexo, de longa duração e que exige um grupo de profissionais específicos.Segundo o Temporão, as unidades serão hospitais universitários ligados aos grandes centros, como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. "Há uma demanda social. Essa portaria estará atendendo a todas as especifidades", disse o ministro ao chegar na 1ª Conferência Nacional de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transsexuais (GLBT), no Centro de Convenções, em Brasília. Ele disse que, há 11 anos, o Conselho Federal de Medicina aprovou esse tipo de cirurgia como procedimento médico. No Brasil, a cirurgia de mudança de sexo é feita apenas em clínicas e hospitais particulares e é um procedimento de alto custo."

(Portal Uol)

POIS É - Nada contra, mas que o Ministério da Saúde não se esqueça de investir mais na melhoria do SUS e no combate a pestes extintas em vários países como doença de Chagas e leishmaniose. E olha a dengue!

3 comentários:

Marcos_Ce disse...

Estou com uma suspeita praticamente confirmada de hérnia de disco e preciso fazer uma ressonância magnética. Não tenho dinheiro pra pagar pelo exame e o único hospital que tem o equipamento pelo SUS, pelo menos que eu saiba, é o HGF. Mas não adianta nada, já que a máquina está quebrada. Quem tem hérnia de disco sabe a dor que sofre e a queda enorme da qualidade de vida. Que os gays tenham seus direitos, pois também dói na alma, mas cirurgia de mudança de sexo é um luxo que o SUS não pode oferecer pois não oferece nem o básico. Será que o ministro quer usar a nova CPMF pra custear essas cirurgias?

Anônimo disse...

Ao marcos_ce:

Você tem TODA razão. É um acinte, uma falta de caráter, o governo ficar jogando a culpa do caos da saúde na não-aprovação da CPMF, quando o que demonstra é estar sobrando dinheiro e muito. Essa cirurgia de mudança de sexo nenhum país rico e civilizado oferece de graça. Só a República de Banânia-Brasil, que tem o governo mais irresponsável de toda a sua história. Ela é caríiissima, e por isso pergunto: quantas crianças terão de morrer para satisfazer a vaidade de um homossesual???

Um post do blog do Reinaldo Azevedo diz muito do problema que você expõe:

"Não é a cara do país? Vocês viram as cenas dantescas provocadas pela dengue no Rio de Janeiro e em vários outros estados. Vocês conhecem a miséria da saúde pública no país, boa parte determinada pela incompetência. Mas, obviamente, vamos ser vanguarda na cirurgia gratuita de mudança de sexo. Porque isso conta pontos numa certa agenda progressista dos grupos militantes. Isso também torna o ministro simpático aos setores politicamente corretos da imprensa, que já o admiram por sua militância em favor do aborto — que ele também quer que seja procedimento rotineiro no SUS. O mesmo SUS que ele reclama não ter hoje recursos para procedimentos rotineiros.

Quanto ao mais, dizer o quê? Por que ele se meteu em assuntos que absolutamente não são de sua alçada? Porque Temporão não quer necessariamente ser competente. Ele só quer ser amado pelas minorias militantes."

É isso aí... Dá uma revolta!!!

Carol

Anônimo disse...

O SUS poderia começar a experiência com alguns "membros" do Governo, algum ministro ou assessor... Faria um bem enorme à Nação.