sábado, 16 de agosto de 2008

LUIZIANNE USARÁ HORÁRIO ELEITORAL PARA MOSTRAR O QUE FEZ E REDUZIR REJEIÇÃO


Prefeita aparecerá na telinha usando capacete de obras.


Luizianne (E) assistindo à missa de Nossa Senhora, a padroeira de Fortaleza.

"O histórico de sobe-e-desce dos índices de rejeição da disputa eleitoral de 2004 mostra que a candidata à reeleição Luizianne Lins (PT) tem motivos de sobra para jogar todas as fichas, no palanque eletrônico, para tentar reduzir a resistência eleitoral que pesa sobre sua candidatura. Cruzando os índices apontados pelos institutos de pesquisa com o resultado das urnas de quatro anos atrás, percebe-se que se deu bem quem conseguiu trabalhar melhor esses números. Entre as duas pontas da série de resultados do Datafolha de 2004, Luizianne foi a única candidata que conseguiu reduzir o índice de rejeição entre todas as candidaturas competitivas. A petista saiu de 18%, índice captado pelo instituto no final de julho daquele ano - poucos dias antes do início do período de rádio e televisão - para 16% registrados na reta final da campanha. Agora, pelo último levantamento, ela está com 33%. A situação do então candidato Moroni Torgan confirma a situação. Depois de Luizianne, o então candidato do PFL foi o que apresentou a melhor performance nos números de rejeição, passando de 19% em julho, para 25%, no final de setembro. À época, ele liderou o primeiro turno e foi derrotado por Luizianne, na segunda votação."

* Do Jornal O POVO deste domingo, leia aqui.

(Fotos - Evilázio Bezerra e Estácio Júnior, este último da campanha petista)

16 comentários:

José Sales disse...

Não vai adiantar muito esta estória, da Dona LuizianneLins, de comparecer à atividades religiosas co intuito de tentar diminuir os índices de rejeição, que andam por volta de 34%. Nao há quase nada a demonstrar quanto a realizações nestes três anos e meio, a não ser peças publicitárias, muros pintados e muito lero lero. Todo mundo está um pouco cansado deste excesso de promessa e "boa intenção".

José Sales disse...

Escolas novas, nenhuma: algumas reformas e mantém-se os malfadados anexos municipais. Postos de Saúde e Equipamentos da Saúde, nenhum. Hospitais: nem dá para falar nese item. Promessas do Hospital da Mulher e nada mais. Hospitas municipais sucateados integralmente.Centro de Juventude:só promessas e mais promessas. Nenhum CUCA implantado. Urbanizações de áreas de risco: só continuidade de ações iniciadas na gestão anterior, como a Comunidade Rosalinda. Renomeação de projetos iniciados, como Proeto Costa Oeste e paralisia dos mesmos. Aprimoramento do sistema viário:ada a resgisrar. Melhoria do sistema de transportes: nada a registrar. O TRANSFOR apesar dos recursos do BID transformou-se em um programa de adiministração familiar, por mais incrível qu isto possa parece. Mantém-se a concepção do SIT, implantada em 1991. Terminais em petição de miséria. Meio ambiente: somente limpeza de algumas lagoas e canais, nada de novo. Requalificação da Praia de Iracema: pura conversa fiada. Requalificação do Centro da Cidade: passou a milhares de quilometros de distancia. Solução aos problemas do comércio informal como o Beco da Poeira e Shopping Chão: necas de pitiriba. Inclusão digital: em se sabe o que significa isto, na gestão municipal. Moradia popular: o número real é não divulgável, por ser irrisório. Muitas apresentações em power point e nada de concreto. Planejamento e gestão: os trabalhos do Plano Diretor passaram 3,5 nos neambulando e nãoiconseguem ser entendidos quanto ao seus resultados. Excesso de amdadorismo e conversa fiada. Captação de recursos para investimentos: quase nada. Não se divulgam números. Está aí uma listagem que é quase um dica do que deve ser respondido. Será que existem respostas?

José Sales disse...

Com o que foi escrito, por lembranças de momento, acredito que vem aí um caminhão de pancadas dos assessores - aderentes, não é?

Anônimo disse...

O que é que a caça de votos não faz? Luizianne devota de Nossa Senhora? Só falta chamar os três pastores...

Anônimo disse...

E ela fez muito, só que são obras que alcançam somente mais a classe operária, obras sociais, por issso só vão aparecer no horário eleitoral. Como poderia aparecer em outros veículos de comnunicação, se os mesmo são propriedades particulares de burguêses? Eles só mostram os defeitos, a não ser quando o município mostra através de anúncios pagos.

José Sales disse...

Acho que nem o "milagreiro" Duada Mendonça conseguirá a façanha de reduzir estes índices de rejeição. E esta estória de colocar a Dona Luizianne com capacete de segurança de obras, sem não ficar ridículo, vai ficar hilário. Uma piadinha a mais para o nosso anedotário local. Todo mundo nesta cidade sabe, que a nossa Prefeita nunca foi de frequentar canteiro de obras: acorda tarde.... está sempre indisposta.... e por aí vai. Se fosse uma comemoraçãozinha, ou Fortalzinho básico ou um Reveillonzinho no Aterro do Ideal, tudo bem. Mas um canteiro de obras!!!!!! Quem Sr. Duda Mendonça quer enganar?

José Sales disse...

Mas que a Dona Luizianne de capacete de obras vermelho na telona vai piada, isto vai? Em tempo: capacete vermelho só quem pode usar é Corpo de Bombeiros, por medida de normatização! Aposto que o índice de rejeição vai chegar próximo aos 40%. As pessoas nos bairros onde a Prefeitura nunca deu o seu ar da graça e muito menos a Dona Luizianne vão fazer este índice aumentar.

José Sales disse...

Contrapartida a Senadora Patrícia Gomes vai mostrar todas as mazelas da "cidade bela" e fazer suas cobranaças.

Kilmer Castro disse...

Nosso preclaro Zé Sales faz a administração da prefeita parecer ainda mais desastrosa do que realmente foi.

A mídia da prefeita terá que rebolar para fazer inchar e render as parcas realizações da gestão. Provavelmente vão priorizar o congelamento do preço das passagens e só. Isso até que venha a tona se houve ou não compensação financeira aos empresários de transporte e quanto isso custou aos cofres públicos.

O chato é que além do desempenho pífio existem casos escamosos e estapafúrdios de sobra para serem relembrados: show milionário do Roberto Carlos, arquibancadas ruindo, vice-prefeito de araque(e continua sendo com nosso nobre Tin Gomes), contas do Reveillon, queima de fogos (esqueceram de avisar que só ia ter traque. Eu mesmo fiquei a primeira meia hora deste ano olhando pro horizonte da Praia do Ideal pra ver algum espetáculo e só houve decepção. Até compreendo o pessoal do MELA).

Pesando os prós e contras a balança cai totalmente pra um único lado, para a desgraça de nossa cidade.

É, acho que o Zé Sales foi condescendente.

Thiago de Menezes disse...

Vai ser engraçado. Alguém avise à prefeita que não vai ser preciso que ela use capacete pois apresentar maquetes virtuais é absolutamente seguro!

José Sales disse...

Caro Kilmer Castro. Dona Luizianne que em poucos meses finalizará sua gestão sem absolutamente nada ter realizado de significativo para a qualificação de nossa cidade merece no meu parco entender crítica até maiores e mais contundentes. Senão vejamos: são quatro anos de "ingestão" e quase 12 bilhões de reais em orçamentos municipais durante os mesmos.Os números dos investimentos nunca são divulgados, porque os mesmos devem ser irrisórios. E olhe que a arrecadação crescente foi crescente em todos estes anos, segundo o próprio Secretário de Finanças, que está colocado na "geladeira". Além disso existem 242 milhões de dólares depositados no BID para melhoria do sistema de transportes público de passageiros que foram não utilizados. Existem também quase 400 milhões pré concedidos pela Caixa Economica para melhorias urbanas diversas não utilizados, por falta de documentação e capacidade técnica da equipe e secretários e parentes de secretários. Temos ainda, 30 milhões de dólares concedidos para melhoria do Turismo municipal, pelo BID, através do PRODETUR, no empréstimo concedido ao Governo do Estado, não utilizados. E mais de 368 milhões para saneamento urbano e controle de enchentes prometidos pelo Governo Federal através do PAC aguardando apresentação de documentação há quase um ano, segundo a Secretaria das Cidades. E com todo este quadro, o único grande feito foi contratar quase 15.000 terceirizados, não se sabe para que, além de repassar parte da administração municipal para grupos familiares de secretários companheiros, que pelo visto patinam na falta da capacidade administrativa. Em fim, temos um dos municípios com maior padrão de liquidez do Nordeste, se comparados com outras cidades e o mais baixo indice de investimento. Isto se reflete obviamente nesta alta taxa de rejeição, no geral com 33% e que entre as classes C e D com 42%. Um capacete de obras na cabeça da Dona Luizianne não vai mudar este quadro,como pensa o marqueteiro Duda Mendonça.

José Sales disse...

Os dois Secretários do Planejamento desta gestão não conseguiram entender o que vem a ser a expressão, embora fossem ambos professores da Universidade: Sr. Alfredo Pessoa e Sr. José Meneleu Neto, que tem entre seus grandes não feitos, a não realização do Plano Diretor Municipal, embora tivesse todo o apoio do Ministério das Cidades e explicitamente da Secretária Nacional de Políticas Urbanas, Rachel Rolnik e sua empresa Instituto Pólis, que recebeu mis de dois milhões de reais para consultoria sobre participação popular em planejamento urbano, que não houve.

Kilmer Castro disse...

Pois é Zé Sales. Nós, aqui de fora, só temos notícia dos problemas noticiados pela mídia, como aqueles que citei no post anterior.

Tenho medo do que pode aparecer quando se abrirem as entranhas da administração. A bem da verdade(ou ingenuamente, não sei), não acredito em roubalheira. Mas casos de incompetência administrativa devem existir aos borbotões. Não é possível que tudo que se arrecadou e o que se recebeu nesta cidade com o FPM só tenha dado pra se fazer o que foi feito. Se fosse no Arneiroz ou Irauçuba, vá lá. Mas na 4a. capital do país???

Mudando de assunto, o Eliomar tá comendo a bola com este blog. Infinitamente mais ágil do que o d'O Povo. Vou deixar minha sugestão: contrata o Érico Firmo pra abrilhantar este blog que aí não vai ter pra ninguém.

Estou feliz com os primeiros resultados das pesquisas. Como cidadão fortalezense penso que finalmente teremos a oportunidade de colocar nosso glorioso Moroni Torgan no lugar que merece. É um momento crucial. Se, de alguma forma, voltar a administração de Lourizianne, teremos mais 4 anos de vácuo, que se traduz, naturalmente, em retrocesso. Tenho pena de quem precisar dos serviços públicos. Se der Patrícia, opção felizmente cada vez mais longínqua, estaremos enredados não apenas nas mãos dos mesmos políticos, mas de uma única família; os resultados serão similares àqueles observados na época do coronelismo e toda nossa cidade e estado estarão transformados, duma vez só, num CURRAL ELEITORAL conosco dentro. Ê, vida de gado...

Moroni realmente representa a mudança de paradigmas que necessitamos neste momento.

Anônimo disse...

Como é ue é essa história Sr. Jossé Sales, a empresa de Raquel Rolnick, empregada do Ministério das Cidades recebia verba da Prefeitura para fazer plano Diretor Participativo? Gente! Isto é que é participação!

José Sales disse...

Pois é, esta história do Instituto Pólis, receber verbas do Ministério das Cidades, via Prefeitura Municipal de Fortaleza, para dar acessoria sobre planejamento participativo nos trabalhos do Plano Diretor Municipal de Fortaleza, sempre esteve muito mal explicada. A Professora Rachel Rolnik ao mesmo tempo em que era Secretária Nacional de Políticas Urbanas do Ministério, de onde se originavam as verbas, era do Instituto Pólis, que recebia as verbas. Consta que os recursos que vieram e se foram eram da ordem de dois milhões de reais. Na Prefeitura, tudo é silencio. O Secretário José Meneleu Neto, nunca explicou nada sobre estes fatos e comentários correlatos.

José Sales disse...

E amanhã vamos ver a Dona Luizianne de capacete de obras mostrando as obras que que poderia fazer, em sua próxima gestão sua: Hospital da Mulher, Projeto Vila do Mar, CUCAs, Requalificação da Praia de Iracema, Rua das Praças, TRANFOR, 32.000 casas populares e muito muito mais. "Coisinhas" que ela não pde realizar nesta gestão por conta de falta de capacidade técnica, não é? Mais um "milagre" do marqueteiro Duda Mendonça, na esperança de reverter os índices de rejeição que estão subindo...........