segunda-feira, 11 de agosto de 2008

SINALIZAÇÃO HORIZONTAL DE FORTALEZA CHEIRA A ECONOMIA DE TINTA


Quem legisla sobre esse padrão?

Há algo de diferente, e curioso, nesse trabalho de sinalização horizontal que a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) vem fazendo em vários pontos de Fortaleza: o nome PARE, que reforça a atenção dos motoristas a cada esquina, vem sendo pintado em dimensão bem menor. Vários leitores deste Blog dizem que já tentaram explicações a respeito dessa situação e não conseguiram.
Bem, eis uma foto para ilustrar esse detalhe percebido na cidade. Nós não queremos acreditar que seja uma medida pra economizar tinta.

(Foto - Paulo Moska)

22 comentários:

Anônimo disse...

Isso é brincadeira, Eliomar? É um absurdo e um desrespeito para com nós motoristas. Enxergar esse nome PARE, só mesmo a pouca distância, quando o que era pintado dava maior visibilidade. A AMC tem que explicar isso.

Anônimo disse...

Eu já tinha reparado isso e achei esquisito. Além de ser pequeno no comprimento e menor nma largura se comparasdo à sinalização antiga, que essa foto bem mostra.

Teria algum padrão de medida para isso? O olhar da gente não fica comprometido com esse Pare tão pequeno? Gostaria de respostas das autoridades.

Marcos_Ce disse...

Será possível que tudo que essa prefeitura faz é assim? Porco, pequeno, barato, nas coxas? Além do Pare ser menor ainda fica o antigo visível! Fica ainda pior porque fica confuso. Pinta isso por cima do antigo seus incompetentes da AMC! O que vocês arrecadam de multas dá pra pintar até com pó de ouro. Cambada de pregos! Prefeita pelo amor de Deus, se toque! Peça licença e vá morar bem longe daqui!! Aqui na Parangaba, no cruzamento da Rua Osvaldo Aranha e Cônego de Castro, ocorrem acidentes todos os dias por causa da sinalização e falta de trabalho de educação da porca AMC.

Anônimo disse...

Isso Eliomar, o negócio é trabalhar contra a Lôra. O serviço está de vento em popa, né?

José Sales disse...

Está totalmente fora de norma da ABNT/ Associação Brasileira de Normas Técnicas para sinalização horizontal. Isto é por conta da qualidade da "gestão" municipal. Gestão entre aspas, mesmo.E tudo isto por a AMC se diz uma empresa de ponta. Só se for para colocar fotosensor, cobrar multas e colocar agentes escondidos atrás de árvores.

Anônimo disse...

há eliomar, é CULPA DO JURACI VIU!!!! HÁ, TB PODE SER SABOTAGEM COMO DIZ O ARIMÁ ROCHA!!!SRSRSSR

Anônimo disse...

A economia é enorme, mas esse cruzamento da foto ainda é um privilegiado, visitem o Papicu, Vicente Pinzon, Varjota entre outros bairros, que não existe nenhum tipo de sinalização.
O cruzamento da Rua Fausto Cabral com Solon Onofre é um exemplo do descaso.

Anônimo disse...

Eliomar, a turma da prefeita vai já dizer que você tá fazendo campanha contra ela. Esse povo só sabe fazer patruklhamento ideológico e não enxerga esse absurdo cometido pela AMC. É por essas e outras que a população e as pessoas sérias dessa Fortaleza dizem não a Luizianne.

Anônimo disse...

caro paulo rogeiro, por que voces tem desculpa para tudo, hein??? olha, existe uma normatização quanto aos sinais de trânsito horizontal. o negócio é um só: INCOMPETÊNCIA MESMO!!!!

Arthur Silva disse...

Estranho, esse blog todos os dias abre espaço à turma da prefeita e ainda tem gente dizendo que o Eliomar trabalha contra ela. Essa militância comissionada do PT deveria prestar mais atenção nas próprias palavras e enxergar as francas contradições que saem de suas cabecinhas apaixonadas e conspiradoras. Não se assemelha muito ao discurso de direita do Bush: "Quem não está comigo, está contra mim"? Quanto à sinalização, já havia reparado algum tempo atrás também e o problema só piorou. Aqui no cruzamento da Sargento Hermínio com Pe. Anchieta, há quase 4 anos - 4 ANOS! - a faixa de pedestres está apagada, não foi reposta, os motoristas param sobre onde ela deveria constar e o pedestre que se vire para atravessar. A sinalização é dessincronizada e não há uma específica para os transeuntes os quais, em inúmeros casos, têm de cruzar a rua carregando uma dezena de sacolas ao saírem do supermercado que fica na esquina. Isso quando a vítima não é algum entregador, coitado, o qual tem ainda de empurrar um daqueles carrinhos de compras pesados! Só para citar o trecho de um bairro onde ainda encontramos ruas e avenidas. Quem quiser conhecer áreas bem piores, em que não há sequer um ordenamento de casas, ruas e becos, visite as comunidades nascidas de terrenos invadidos, como o Barroso, por exemplo, e entenderão o porquê de alguns moradores protestarem: "A Luizianne? É melhor que nem pise aqui!"

Anônimo disse...

ELIOMAR, INFELIZMENTE O SITE DO DETRAN NÃO DISPONIBILIZA ACERCA DAS DIMENSÕES DA SINALIZAÇÃO VERTICAL. ENTRETANTO, AO PESQUISAR NO GOOGLE ENCONTREI NO SITE DO DENTRAN DE MG QUE AS DIMENSÕES PARA ESSE TIPO DE SINALIZAÇÃO SÃO DE 5 METROS, NO MÍNIMO,E DE 7 METROS NO MÁXIMO. ESSA MEDIDA AÍ, NAO TEM NEM 2 METROS. EITA GESTÃO INCOMPETENTE!!!!

Anônimo disse...

ELIOMAR, CUIDADO PARA A LUIZIANE NÃO DIZER QUE VC FAZ PARTE DA ELITE BURGUESA DE FORTALEZA,VIU...

Anônimo disse...

Eliomar, existem padrões de sinalização de trânsito que são aprovados pelos orgãos regulamentadores.
O gestor que faz uma brincadeira destas não tem noção da sua irresponsabilidade.
Já imaginou um acidente fatal num cruzamento destes? Quem paga o pato pela brincadeira???
É o cúmulo.

Anônimo disse...

Ferreira ninguém precisa trabalhar contra a Lôra, com sua incompetência, ala já faz isso sozinha!!

Anônimo disse...

Aqui em frente a minha casa tem uma aberração dessas. O tamanho do PARE antigo dá 5 metros e o que foi feito agora é a metade. Nem medi a largura pra não ter raiva. E a AMC tá calada, gente.

Anônimo disse...

e o que dizer da cratera da rua eng.leal lima verde com a av. edilson brasil soares na agua fria? a situação está tão feia que os carros passam pelo meio fio e usam a mão contrária......EITA INCOMPETÊNICA LUIZIANE...

Anônimo disse...

Essa desobediência quanto à padronização da sinalização horizontal nos mostra mais uma vez o AMADORISMO da luiziane lins e sua equipe....mais uma vez, luiziane lins seu nome e incompetência...

Anônimo disse...

Fui multado por estar sobre a faixa de segurança, em um semáforo na avenida Castelo Branco. Recorri e espero ganhar. Detalhe: Não há faixa de segurança. Pelo menos na pista.

Anônimo disse...

Duvido se economizassem tinta para pintar um muro com o nome da prefeita.

Anônimo disse...

Eliomar, quem faz esse serviço pra Prefitura é a Empresa Targa. E o pior: há guardinhas da AMC dizendo que é melhor ter sinalização assim do que não ter nada. Ou seja, o negócio é fazer nem que seja mal feito. Minha Nossa Senhora, quanta irresponsabilidade.

José Sales disse...

E tem mais: o grande programa de qualificação do transporte coletivo de Fortaleza, o TRANSFOR, anunciado a melhor coisa que poderia aocntecer em nossa cidade corre o risco de não sair do papel.Primeiro fato: a administração do mesmo virou um contexto familar. Segundo fato: os projetos executivos realizados estão todos incompletos, alguns somente com o projeto de arquitetura e sem os devidos projetos complementares de engenharia. Terceiro fato: nem bem começou e já existe um "buraco" de mais 40 milhões de reais. O que é que a SEINF/ Secretaria Municipal da Infraetsrutura diz disto tudo.

Anônimo disse...

http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/MANUAL_HORIZONTAL_RESOLUCAO_236.pdf

pág 103