quarta-feira, 13 de agosto de 2008

MANIFESTO - CAMPANHA DE LUIZIANNE RECEBE APOIO DE AMBIENTALISTAS

A coordenação da campanha pró-reeleição da prefeita Liuzianne Lins (PT) divulgou, nesta quarta-feira, um manifesto assinado por ambientalistas e por organizações da sociedade civil. No documento, esses segmentos dão total apoio à prefeita e reconhecem o "bom trabalho" de Luizianne na preservação da cidade. Confira:

"Nós, militantes e simpatizantes da causa ambiental, nos manifestamos mais uma vez sobre a responsabilidade de todas as pessoas em promover a qualidade de vida dos fortalezenses. Para isso é necessário apoiarmos e elegermos representantes que assumam e cumpram compromissos e atitudes capazes de combater a degradação ambiental, incorporando as ações voltadas para o desenvolvimento sustentável. Nos últimos três anos e meio, a gestão da Prefeita Luizianne Lins vem realizando diversas ações de preservação do patrimônio ambiental, histórico e cultural da nossa cidade, no sentido de reverter a lógica de degradação urbana ambiental ocorrida nas últimas décadas.

Desde a primeira Operação Fortaleza Bela, com a participação da sociedade civil, dentre outras ações, promoveu a limpeza de rios e canais, passando por ações educativas, reforma de praças, ordenamento da orla marítima através de projetos como o Vila do Mar e Praia de Iracema, a recuperação de lagoas, como a da Maraponga e Porangabussu, a criação da APA e do Parque Municipal das Dunas da Sabiaguaba, a elaboração do Projeto Orla e o Plano Diretor Participativo, tem respirado ares renovados na cultura política e na paisagem da capital, no resgate da dignidade e plena cidadania dos fortalezenses.

Mesmo assim, a cidade não está imune à ganância dos interesses dominantes contrariados, como acontece no caso de ocupação desordenada de áreas de mangue por empreendimentos imobiliários especulativos, no aterramento cotidiano de lagoas, na destruição de dunas e na poluição dos mananciais. Tudo isso interfere diretamente na qualidade de vida de todas e todos.
A população como um todo é convidada a participar de um amplo movimento de luta sócio-ambiental que defenda e amplie ainda mais as conquistas recentes. Conforme preconiza o Fórum da Agenda 21 de Fortaleza, é preciso continuar a realização de obras e ações de moradia, educação, saúde, saneamento ambiental, transporte público, esporte e lazer, com sustentabilidade e democracia, por meio de instrumentos como o Orçamento Participativo, Conferências e Conselhos Municipais da Cidade e Meio Ambiente.

Muitas foram as conquistas na área sócio-ambiental ao longo de três anos e meio dessa gestão. Temos que ter em mente que a ampliação dessas conquistas depende da reeleição da nossa prefeita. E por isso reconhecemos que a companheira Luizianne tem real compromisso com a causa ambiental em nossa cidade. Apoiamos LUIZIANNE 13 por conhecermos sua história de lutas e conquistas pela dignidade e cidadania da população. LUIZIANNE 13 é sem dúvida a melhor opção para continuarmos no caminho de uma FORTALEZA CADA VEZ MAIS SUSTENTÁVEL".

VAMOS NÓS - Em respeito aos nossos leitores, informamos que já solicitamos à coordenação da campanha de Luizianne a lista dos que assinaram o manifesto.

22 comentários:

Anônimo disse...

Quem assinou mesmo esse manifesto, aro Eliomar?

Anônimo disse...

Pois é exatamente isto que ia perguntar agora: Quem assinou mesmo o manifesto?

Praia de iracema, ordenacao da orla, vilar mar, recuperação de praças? nada saiu do papel.. Omissão nas invasões das áreas de proteção ambientel, etc, tudo isso marcou esta gestão.

Esse manifesto que teve que ser divulgado pela própria coordenação da campanha da prefeita é no mínimo suspeito.

Quem é esse pessoal mesmo Eliomar?

Anônimo disse...

Com certeza, João Alfredo, qúe é ambientalista, não assinou. kkkkk

Célio Ferreira Facó disse...

Os signatários deste manifesto, quaisquer que sejam, devem estar falando de outra pessoa, noutra cidade.
Reeleição é um equívoco da lei eleitoral; precisa acabar. Perigo abismal, medieval deixar Fortaleza e Estado nas mãos de uma família, grupelho só.

Anônimo disse...

VCS DEVERIAM SER MILITANTES E SIMPATIZANTES DOS ABANDONADOS NAS MACAS DO IJF, AQUILO É ATERRORIZANTE: AS PESSOAS FICAM HORAS E MAIS HORAS ESPERANDO QUE ALGUÉM SE SENSIBILIZE COM A SITUAÇÃO! PRECISAMOS DE POLÍTICOS QUE SE SENSIBILIZE COM O POVO: SAÚDE/SEGURANÇA/EDUCAÇÃO...
VCS FALAM EM LIMPEZA DE RIOS E CANAIS , TUDO ISSO É LINDO , TA NA MODA , MAS ANTES DE QQ COISA O RESPEITO PELOS DIREITOS DE UM SER HUMANO VEM EM PRIMEIRO LUGAR, PRINCIPALMENTE OS QUE DEPENDEM DE UMA BOA GESTÃO MUNICIPAL PARA TEREM O MÍNIMO DE DIGNIDADE!!!! CHEGA DE HIPOCRISIA, DE DESCASO, CHEGA DE MARKETING BARATO. MUITAS FORAM AS CONQUISTAS NA ÁREA AMBIENTAL?? ... ME DIGAM QUAIS? AINDA ESPERAMOS PELO TRANSFOR; AINDA ESPERAMOS PELA RECUPERAÇÃO DA PRAIA DE IRACEMA, AINDA ESPERAMOS PELOS CUCAS, PELO HOSP. DA MULHER; QUATRO ANOS DE GESTÃO DA BELA PREFEITA E ME DIGA O QUE ELA FEZ POR VC FORTALEZENSE???!

Marcos_Ce disse...

Vamos esperar pela resposta da prefeitura, mas só em divulgar o manifesto sem os nomes, já mostra como essas pessoas são acéfalas. Se os nomes não aparecerem ou forem laranjas, temos uma equipe acéfala e mentirosa.

Anônimo disse...

kkkkkkk minha gente passem ali no lagamar.... ta tudo lindo, limpo, arborizado..! tudo fluindo para a catastofre no proximo inverno!

Anônimo disse...

Cá para nós, alguns auto intitulados ambientalistas são chegados a tomar uns tais chás e começam a enxergar o que ninguém vê.

Célio Ferreira Facó disse...

Pode-se responder ao tal “manifesto”. TRAPALHADAS de Luizianne e grupelho da eleição. Quem quiser vê-las pode, p. ex., considerar o Vila das Artes. Inaugurado pela própria Prefeita sem dispor de sede, atualmente é um sumidouro de dinheiro público no velho palacete do Barão de Camocim. Ou a manta asfáltica de Fortaleza, semi-desfeita. Ou o muito lixo pela Cidade. Erivaldo Carvalho, de O Povo, chama isto os “pés de barro” deste grupelho. Arquibancadas ruíram na avenida, no Carnaval. Erguidas sobre trapos de madeira, a Prefeitura alardeou que fora sabotagem! O último Reveillon não queimou todos os fogos prometidos; o anterior, milionário, não pôde mostrar contas em ordem. O caro show de Roberto Carlos, dispensável, não rendeu ganhos políticos esperados. E o senta-levanta de prefeitos substitutos, instantâneos? Outra fraqueza de Luizianne e grupelho da reeleição são as Secretarias Executivas Regionais. Atendimento enviesado (clientelista?); seus gestores são a paga à aliança partidária que lhe deu o cargo.

Anônimo disse...

Taí,planto uma árvore nas proximidades do riacho das lavadeiras - aquele aterrado por interesse do Tim Gomes, para ver a lista dos ambientalistas companheiros, que apoiaram essa marmota...........

Anônimo disse...

Se ñão bastasse o apoio escondido do Juraci, do Pinheiro Landim, do Sérgio Benevides, do Zé Maria Couto, agora esses "ambientalistas" fantasminhas?

êta, a coisa tá ficando preta...... Viu, Ruimzianne?

Anônimo disse...

Isso é um abuso. João Alfredo e Roseno devem vir a público e desmascarar essa farsa.

Os dois estão sendo processados pela Prefeitura,e não vão deixar por menos.

A turma da Luizianne entende,sim, de outras verdinhas........

Anônimo disse...

Eliomar, aposto a minha samambaia que você não recebe essa lista. Principalmente se ela vier com nome e área de atuação do babã... ops, digo, do nobre ambientalista.

Kilmer Castro disse...

Os signatários deste documento estão correndo o sério risco de serem execrados pela classe como um todo.

Mormente algumas ações no sentido de preservação do patrimônio público, a falta delas é muito mais gritante, decepcionante até.

A tática de comitê de Lourizianne de divulgar a cada dia manifesto de apoio de determinada classe profissional deve ser vista com bastante desconfiança. Como nossos sagazes companheiros de blog já perguntaram: quem assina estes manifestos?

Anônimo disse...

Era a turma dos verdes se esforçando para mostrar serviço e a senhora Prefeita deletando dos prazeres da mesa no restaurante fagulha, lá na Praia do Futuro, muuito bem acompanhada, numa sala bem reservada. Pelo visto, conversa de grandes revelações e segredos...... Boa parte de sua tarde foi hoje lá no Restaurante.....

Anônimo disse...

Sei não, mas esse pessoal não poderia escrever um "manifesto" mais sucinto?

José Sales disse...

Este "Manifesto" apareceu de não sei da onde. Isto é, pode ter uma "origem exotérica". Todos os mais conhecidos e renomados ambientalistas do Estado, estão na montagem do Programa de Governo do PSOL, do Renato Roseno. É só conferir. Como escreveu o Tiago Menezes, nada saiu do papel. E tem mais, a Dona Luizianne, assim como a Secretária Daniela/ SEMAM, não se preocupam muito com este tema: o Parque Rachel de Queiroz, uma reinvidicação antiga da Zona Oeste de Fortaleza está "engavetado" na SEMAM; o Código Ambiental Municipal, idem; o Projeto Orla, foi tão desprestigiado pela administração que o Coordenador Geral, prof. Jeovah Meireles "pediu as contas".

Anônimo disse...

Kakakakakaka. Os tucanos/pefelentos raivosos, invejosos, frustrados estão em polvorosa. Os comentários aquí expostos são iguais aos dirigidos ao Pres. Lula. O homem não fazia nada, a sua reeleição era uma afronta, etc. Hoje estão todos atrás de uma oportunidade para aparecerem em fotos ao lado do Lula. A Lôra, mais uma vez, vai colocar esses pregadores do retrocesso em seus devidos lugares.

Anônimo disse...

ESSA TURMA AÍ QUE CONCEDEU LICENÇA PARA CONSTRUÇÃO DA TORRE DO IGUATEMI NÃO MERECE APOIO NENHUM MERECE MUITO É VAIA. FORA, LUIZIANNE NUNCA MAIS.

Alexandre Costa disse...

Muito me estranha que os signatários do manifesto se queixem da "ocupação desordenada de áreas de mangue por empreendimentos imobiliários especulativos" e do "aterramento cotidiano de lagoas" e da "destruição das dunas", quando a Secretaria do Meio Ambiente, na gestão Luizianne Lins autorizou intervenções abolutamente invasivas no meio ambiente das lagoas, dunas e mangue!

A Torre Iguatemi, mesmo repetidamente questionada pelo Ministério Público, recebeu o OK da secretária e da prefeita. A lagoa da Sapiranga e dunas da Praia do Futuro vêm sendo dizimadas, com autorização da SEMAM, em função de empreendimentos imobiliários!

Como especialista em uma das áreas de estudo do meio ambiente e militante ambientalista, acho difícil acreditar que se possa tapar os olhos diante disso tudo e emprestar o nome a esse manifesto. Do ponto de vista ambiental, a gestão Luizianne não ficou só aquém das expectativas. Mudou de lado!

Claudio Bezerra disse...

Acho que comentários "anônimos", isto é, de pessoas que se escondem para falar de coisas que geralmente não entendem, deveriam ser selecionados com mais critério. é uma postura muito confortável, essa de se esconder no anônimato ou por trás de pseudônimos para tecer comentários públicos principalmente em período pré-eleitoral. Creio que o moderador deva ter mais critério pois alguns desses comentários trazem ataques pessoais, e não se sabe se estas pessoas escondem outros interesses por trás de suas palavras. De qualquer forma a lista já foi enviada

@rafaeltomyama disse...

Ainda bem que o Sr. Alex Costa se deu ao trabalho de ler o documento... cheguei a pensar, pelo "nível" das "críticas" que suas objeções ao Manifesto eram de natureza exclusivamente ligadas à presença do rol de "otoridades" que ele julga fazer parte...

O Sr. Alex Costa cultiva a curiosa prática de "esquecer" e isentar a responsabilidade dos agentes privados na destruição do equilíbrio ambiental e responsabilizar exclusivamente o gestor público pelo descalabro ambiental no município. Parabéns pela argúcia!