domingo, 10 de agosto de 2008

TSE REGISTRA MAIS DE 370 CANDIDATOS IDOSOS. NO CEARÁ, ESMERINO ARRUDA


Esmerino (86) tenta ser prefeito de Granja.

Nas eleições 2008, pretendem disputar prefeituras em todo país 378 cidadãos com mais de 70 anos. Deste total, quase uma centena de pré-candidatos são do estado de Minas Gerais e 13 são mulheres. As regiões Sudeste e Nordeste concentram os maiores grupos. Do total de pedidos de candidatura, 208 já foram aprovados pela Justiça Eleitoral e 25 rejeitados. Cinco pessoas desistiram da candidatura, 42 pedidos foram impugnados e 68 aguardam decisão do juiz eleitoral. Já tiveram as candidaturas aprovadas os dois candidatos mais velhos, ambos com 89 anos. Na corrida para as prefeituras, a maior parte do grupo — 65 pessoas — declara-se à Justiça Eleitoral como aposentado. Há também 38 agricultores, 31 empresários, 30 pecuaristas, 20 advogados e 18 comerciantes.
Cinquenta idosos declaram-se prefeitos. Também pretendem alcançar a cadeira de prefeito quatro deputados, quatro vereadores, além de professores, motoristas, médicos, jornalistas, bancários, juízes, dentistas e até um zootecnista. Não há limite máximo de idade para candidaturas a cargo eletivo. A Constituição Federal impõe apenas limite mínimo."

(Site do TSE/Foto - José Maria Melo)

NO CEARÁ, entre os candidatos idosos postulando prefeitura, há um bem conhecido: Esmerino Arruda (PSDB), que postula em Granja. Aos 86 anos, Esmerino diz que está com espíito de menino buscando o voto do eleitorado. Ele é pai do deputado estadual tuano Gony Arruda, tem larga ficha política. Já foi prefeito de Granja, assim como sua mulher, Carmen Arruda, e foi suplente de senador por duas vezes (Cid Carvalho e Sérgio Machado), sem ter conseguido realizar o sonho de ocupar essa cadeira. Pelo menos no período do recesso. Ali, tem como adversário o sobrinho, Romeu Aldigueri.

2 comentários:

Anônimo disse...

Espero que Granja se liberte do jugo desse coronel que há muito domina essa pobre cidade e continua uma cidade com o IDH de dar pena e dó.Espero que haja uma renovação nesse município e que esse velho coronel vá descansar e dê descanso ao povo de Granja para que possa haver mais progresso e inclusão social na cidade.

Anônimo disse...

Granja há muito sofre com o reinado e desmandos deste velho conhecido da população granjense, ele pode se considerar um vitorioso, pois Granja figura entre os primeiros lugares em várias categorias dentre elas está o analfabetismo e um dos piores IDH do país! parabéns, as Olimpíadas acabaram, mais medalha de OURO pra o Ex-SUPLENTE de Senador...