segunda-feira, 30 de junho de 2008

UFC PROMETE RIGIDEZ CONTRA ALUNOS FALTOSOS

A UFC vai enfrentar a questão de tantos que faltam às aulas, segundo informa nesta segunda-feira a Coluna Vertical, do O POVO. Confira:

FALTÓDROMO A partir do semestre 2008.2, a UFC passará a adotar critérios mais rígidos em relação às reprovações por falta. A Pró-Reitoria de Graduação decidiu: aluno que perder seguidamente a mesma disciplina por falta poderá ser desligado da instituição. Hoje, cerca de 35% do corpo discente sai reprovado por esse pecado.

7 comentários:

Marcos_Ce disse...

Isso é correto. São vagas ocupadas por quem não quer estudar deixando de fora pessoas competentes e cheias de potencial mas por motivos diversos, dentre eles a acirrada concorrência, não passam no vestibular.

Anônimo disse...

isso e injustiça, ninguem falta por qualquer motivo e sim por varios outros pois vai ter professores prejudicando a vida de muitos alunos com perseguicoes grotescas caso este que ja se tem confirmados na universidade, e quem adquiriu vaga foi por merito e muito estudo. tem que ser revisto a metodologia de ensino ultrapassada dessas universidades, pois nao atrai se quer o aluno para sala de aula, pois muitos professores com muito conhecimento e pouca didatica para passar ao aluno.

Anônimo disse...

De parabéns a UFC com a medida a ser tomada.
Os faltosos, deviam concorrer a vagas em faculdades particulares.

Anônimo disse...

Primeiroeramforam os professores que faltavam,daí a doença contaminou os alunos.Porque ir para uma universidade que falta tudo??

Anônimo disse...

Primeiro eram os professores que faltavam,daí a doença contaminou os alunos.Que motivação tem o aluno de ir para uma universidade que falta tudo??Eles chegam cheios de gás,mas a instituiçãocom uma administração precaria e professores lentos,a motivação vai embora.

Anônimo disse...

Meu caro Eliomar, a lista de presença de alunos(as) universitários(as) é uma vergonha, é um tempo perdido, é uma fiscalizaçao para crianças peraltas. A medida correta é eliminar a reprovação por falta e a lista de chamada. A lista de presença é uma repressão exercida sobretudo a quem mais falta contra a sua vontade: a gestante, o(a) estudante com filhos(as), o(a) estudante trabalhador(a), o(a) estudante com problemas de saúde, especialmente a depressão, aquele(a) que tem mais afazeres além de estudar. Nem por isso esses(as) estudantes apresentam rendimento inferior aos que nunca faltam. Pelo contrário, os(as) estudantes que têm afarzeres além do de estudar, especialmente os que trabalham, são os mais preparados, os que obtêm o melhor rendimento. Além do mais, há aulas que não merecem comparecimento de tão chatas e desnecessárias. O bom professor não necessita de lista de presença obrigatória para ter boa audiência a suas aulas. Abaixo a lista de presença! Abaixo a reprovação por faltas! Mas cadê um movimento de rebeldia nas universidades, a partir dos estudantes, para assumir essa bandeira? A minha geração que hoje ocupa a parte docente nas universidades, boa parte se burocratizou, perdeu a rebeldia, deixou de sonhar e é a responsável pela continuidade dessa visão tacanha de professor-fiscal, professor-inspetor de alunos, de professor-bedel. PEDRO ALBUQUERQUE, professor licenciado da UNIFOR, mestre em sociologia e doutorando de criminologia na Universidade de Ottawa, Canadá.

Arthur Silva disse...

Parabéns pelo brilhante comentário, Prof. Pedro Albuquerque. Recordo com carinho especial suas aulas de Introdução às Ciências Políticas na UNIFOR em 2003, nas quais desenvolvemos tantos trabalhos extracurriculares com seu incentivo que enriquecemos imensamente nossa vivência acadêmica aliando-a a experiências obtidas em diversas comunidades dentro e fora da academia. Sou totalmente contra "pegar na mão de aluno" e obrigá-lo a estar na sala de aula. Por que ninguém questiona os motivos que levam os estudantes a faltarem? Porque ninguém de fato rediscute a Educação no Brasil! A Universidade não é colégio particular para ter inspetores e coordenadores de disciplina reprimindo os alunos que não se encontram nas salas de aula sem sequer discutiremm as razões do desestímulo desses estudantes. Que mais a UFC vai fazer? Ofertar reforço escolar aos que tirarem notas baixas? Mais uma vez colocam a culpa das fragilidades do nosso sistema educacional nos alunos. Que vergonha, UFC!!