sábado, 5 de julho de 2008

REVISTA ISTOÉ PREVÊ DISPUTA ACIRRADA ENTRE A "LOIRA" E "A MORENA" EMFORTALEZA

E a revista IstoÉ desta semana traz, entre seus destaques, a "polarização" da disputa pela prefeitura de Fortaleza entre a prefeita Luizianne Lins (PT), apoiada pelo governador Cid Gomes (PSB), e a senadora Patrícia Saboya (PDT), respaldada pelo ex-marido, o deputado federal Ciro Gomes (PSB). A matéria, sem nada de novo, faz apenas um balanço de como está o quadro eleitoral em Fortaleza, cita troca de farpas, cita frases de efeito e imbróglios políticos e prevê o que não parece mais novidade: a peleja por aqui vai ser bem acirrada.


A "LÔRA" contra a MORENA

Em Fortaleza, a disputa entre a prefeita Luizianne Lins e a senadora Patrícia Saboya separou os irmãos Cid e Ciro Gomes

ALAN RODRIGUES

"A Luizianne foi boa parlamentar, mas não estava preparada para governar", Patrícia Saboya, a Morena
"Isso (a frase 'puteiro a céu aberto', de Ciro Gomes) é um desrespeito com as mulheres e com as prostitutas", Luizianne Lins, a "Lôra"

É possível que nenhuma campanha municipal do País se desenvolva com um clima mais quente que o de Fortaleza. Na quarta cidade brasileira em população, com quase 2,5 milhões de habitantes, temperatura média de 26ºC, o termômetro político está fervendo. Na tradicional praça do Ferreira, no centro da cidade, nas rodas de conversas e apostas, não se trata de outra coisa: o confronto entre a "Lôra" e a Morena. A Luizianne foi boa parlamentar, mas não estava preparada para governar "Lôra" é como as pessoas conhecem a prefeita Luizianne Lins, e Morena é como foi batizada nas ruas a senadora Patrícia Saboya (PDT). A polarização eleitoral é tão grande que qualquer desavisado não imaginaria que são nove os postulantes à cadeira de Luizianne.

As duas parecem dividir o que a cidade - e a política local - tem de positivo e de negativo. Para começar, essa disputa superou as duas principais lideranças do Estado: o governador Cid Gomes, que se comprometeu a retribuir o apoio recebido de Luizianne na sua eleição, e seu irmão, o deputado Ciro Gomes, ex-marido de Patrícia Saboya. Antes mesmo da oficialização das candidaturas, Ciro disse que "a cidade virou um puteiro a céu aberto", numa alusão ao crescimento da prostituição na capital. Noutro episódio, houve uma ironia em relação à atual e à ex-mulher de Ciro. Numa charge política, publicada num jornal local, ele e a senadora Patrícia Saboya aparecem assistindo à novela A favorita, da Rede Globo. Na cena, estão as atrizes Claudia Raia e Patrícia Pilar - esta última, atual mulher do parlamentar. Ciro então olha para Patrícia, a Saboya, e diz: "Mas você é a favorita." O mote pegou, Ciro repetiu o slogan nos palanques e os defensores da Morena agora só a chamam de "a favorita". A senadora alega que tudo não passa de elogios de Ciro, com quem ela tem três filhos. "Não é bem assim, o Ciro fala muito", minimiza.

Quanto "ao puteiro a céu aberto", ela não defende a expressão do deputado, mas garante que a prostituição na capital atingiu níveis alarmantes. "A Luizianne foi boa parlamentar, mas não estava preparada para governar", disse ela. A prefeita se defende: "Isso é um desrespeito com as mulheres da cidade e com as prostitutas."Há quatro anos, a "Lôra" venceu uma eleição na qual nunca foi a favorita. Agora, inicia a campanha com um grande problema. O governador Cid Gomes (PSB), irmão de Ciro, prometeu apoio à sua reeleição, mas queria indicar o vice na chapa. Acordo fechado, Cid sugeriu o vereador Tim Gomes (PHS), presidente da Câmara Municipal, mas o nome foi vetado pelo PT local. Indignado, Cid nem sequer compareceu à convenção de lançamento da candidatura de Luizianne, no domingo 29. Os petistas então indicaram um candidato-tampão - o presidente do PT municipal - para preencher a chapa até que seja encontrada uma saída para o impasse.

Para o cientista político Francisco Moreira, professor de sociologia e política da Universidade de Fortaleza, as candidaturas terão, preferencialmente, que disputar os votos da classe média, que está muito insatisfeita com a atual administração. "A prefeita fez bastante pela periferia, mas ignorou o resto da cidade", analisa. Outro componente eleitoral para o qual o professor chama a atenção, e que tem alimentado a guerra de bastidores, é a composição dos palanques eleitorais. Do lado da senadora Patrícia Saboya uniu-se o senador Tasso Jereissati (PSDB) cujo grupo nunca venceu uma eleição em Fortaleza. Como as duas candidaturas são da base aliada de Lula no Congresso, o presidente prometeu ficar fora da disputa. Mas nas ruas Lula aparece ao lado de Luizianne. Pelo menos nos outdoors.

8 comentários:

Anônimo disse...

Posso dizer com certeza, pelo que tenho andado e ouvido em Fortaleza, que se essa briga Patrícia e Luizainne se acirrar mesmo, vai sobrar pro Moroni dessa vez. Tenho sentido muita gente revoltada com essas duas candidaturas e percebo a alta rejeição da prefeita Luizianne Lins. Quanto a Patrícia, falam que é candidata do Ciro e do Tasso e que não seria boa para Fortaleza.
Creio que a campanha vai ser importantíssima para todos os candidatos e, principalmente, para nós eleitores tirarmos as dúvidas.

Anônimo disse...

Luizianne está dando a volta por cima do imbroglio da escolha do vice e começa a campanha P-O-D-E-N-D-O, o que se pode medir pela escolha do seu quartel general de campanha. Nada dos muquifos de campanhas passadas na periferia, mas uma big casa no ponto mais movimentado da Aldeota: a Praça Portugal!

Unknown disse...

Pode até ser que seja polarizada entre a Luizianne e a Patricia, mas a Luizianne ganha, pois a Patricia é a candidata do Tasso

Anônimo disse...

É CLARO QUE A PATRÍCIA É A CADIDATA DO TASSO E DO CIRO, SE NÃO A FOTO DELA NESTA MATÉRIA, NÃO SERIA MAIOR DO QUE A DA LUIZIANNE.

Anônimo disse...

Bonito é ver Luizianne junta com Pinheiro Landim, Eunício Oliveira, Carlos Mesquita, Carlomano Marques, Tim Gomes, Didi Mangueira,..... A TURMA DO JURACI....Que cara de pau..

Anônimo disse...

O problema é que Moroni é sinônimo de ditadura, tortura, discurso de uma nota só: segurança...

Anônimo disse...

O que é que Moroni tem a oferecer? Nada vezes nada!

Anônimo disse...

Luizianne anda com um grau de rejeição tão alto em Fortaleza, que toda vez que ela aparecer na bandeirada perderá votos. Melhor ela continuar a cara da sua administração: ausente.