terça-feira, 1 de julho de 2008

TASSO APRESENTA PROJETO PARA "PROTEGER" FUNDOS REGIONAIS CONSTITUCIONAIS DO CHECHO


"Tramita na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) projeto do senador Tasso Jereissati (PSDB) determinando que as instituições financeiras deverão assumir pelo menos 50% do risco de crédito decorrente das operações financeiras lastreadas com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO), do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) e do Fundo Constitucional de Financiamento Centro-Oeste (FCO). Para isso, o projeto (PLS 239/08) acrescenta um parágrafo ao artigo 2º da Lei 7.827/89, que, ao regulamentar o artigo 159 da Constituição, criou esses três fundos.Jereissati destaca que aquela lei garante recursos para o financiamento de atividades produtivas, entre as quais a agropecuária, em regiões menos desenvolvidas. Dessa forma, ressalta ele, surgiram os elementos institucionais para a operacionalização do crédito rural destinado aos segmentos "cujas importância social, dificuldades técnicas e reduzida escala de produção exigem tratamento especial".
Na opinião do senador, mecanismos como esse são desvirtuados quando "programas do governo federal passam a utilizar os recursos dos fundos constitucionais para promover transferência direta de renda". Ele avalia que algumas linhas de crédito do Programa de Agricultura Familiar (Pronaf) - como o Pronaf grupos A, B, A/C, o Pronaf Floresta e o Pronaf Semi-árido - seriam exemplos "dessa prática condenável".

(Agência Senado)

Um comentário:

Anônimo disse...

eliomar da uma olhada nesse site: www.noticias24.com/actualidad/?p=15615, o evo morales descendo de um avião por meio de uma escada de pintor..é hilário........kkkkkkkkk