quarta-feira, 2 de julho de 2008

TERMELÉTRICA DO PECÉM DÁ INÍCIO ÀS OBRAS NESTA SEXTA-FEIRA

O governador Cid Gomes (PSB) e o presidente da MPX, Eike Batista, darão início, às 11 horas, da próxima sexta-feira, no Pecém (São Gonçalo do Amarante ), às obras da Termelétrica do Pecém. A construção é resultado de um consórcio envolvendo os grupos Mairi Engenharia (ex-Fiat Engenharia) , a ser epresentado por seu presidente, Pietro Castelli, e Efacec do Brasil, representada por seu presidente, Fernando Lourenço, que é português, e José Alberto Piva Campana. A termelétrica é um investimento da ordem de R$ 1,4 bilhões. Terá como combustível carvão mineral e, conforme o grupo, de baixíssima poluição.
O prazo da obra, segundo o consórcio, será de três anos, devendo produzir 1.200 mw e envolverá dois mil empregos indiretos e, em operação, 600 empregos diretos.

3 comentários:

Alexandre Costa disse...

"Baixíssima poluição" é um conceito que precisa ser esclarecido, afinal uma termelétrica a carvão emite um conjunto de gases: do dióxido de carbono, principal responsável pelo aquecimento global até os derivados do enxofre(como o óxido sulfuroso, tóxico e cuja cadeia química pode produzir chuva ácida). Filtrar os gases tóxicos é factível, o que pode reduzir os danos relativos à saúde, mas e quanto aos gases de efeito estufa? Cada 12kg de carbono com queima completa gera 44kg de CO2, que vão aumentar a proporção desse gás na atmosfera! No caso da queima do carvão, comparativamente à dos outros combustíveis fósseis, é a mais ineficiente, além de onerosa(aliás, de onde vem mesmo o carvão para essa termelétrica?)! Daí, só posso afirmar que o Ceará caminhou para trás, pois na terra do vento e do sol instalar uma térmica a carvão...

Alexandre A. Costa
Professor Titular, UECE
Ph.D., Ciências Atmosféricas

Eliomar de Lima disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Dr. Alex Costa, concordo com o senhor. Esse governo não está medindo as consequências dessa termelétrica a longo prazo. Veja bem, agora mesmo estará sendo iniciada a construção do segundo maior parque de energia eólica do mundo aqui no ceará. O próprio governador cid gomes está assinando esse contrato. Ou seja, o governador está tendo uma atitude muito estranha. Aliás, será que o presidente do Tribunal de Justiça do Ceará não avaliou essas consequências do dano ambiental? Por que será que o presidente do TJ não avaliou essa consequência? Em nenhum país de primeiro mundo , essa matriz enérgica é mais utilizada. É CID GOMES A SUA PREOCUPAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE É ZERO!!!!