sábado, 1 de setembro de 2007

PRESIDENTE LULA REAFIRMA QUE SIDERÚRGICA SAI, MAS EVITA FALAR EM PRAZOS


"A siderúrgica Ceara Steel vai sair do papel. Quem garantiu foi o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ontem, em entrevista coletiva aos 11 mais influentes e importantes jornais regionais do País. Não foi a primeira, mas foi a mais enfática confirmação já dada pelo presidente de que o empreendimento se tornará realidade. Já sobre quando isso irá se concretizar, Lula foi bem menos incisivo e deixou claro: a negociação entre a Petrobras e as empresas envolvidas está longe de terminar. O presidente confirmou, contudo, aquilo que os responsáveis pelo empreendimento vinham negando: está em negociação a possibilidade de uma siderúrgica ainda maior, que pode utilizar carvão como base energética, e não gás natural. O POVO foi o único jornal do Ceará convidado para participar da entrevista.

Investimento - "O que é que eu posso lhe dizer: é que a siderúrgica vai sair", disse Lula, questionado pelo O POVO. Ele disse que, antes da entrevista concedida ontem, conversou com Roger Agnelli, presidente da Companhia Vale do Rio Doce, um dos sócios do empreendimento. Lula informou que Agnelli conversou com o governador Cid Gomes e com os sócios coreanos do empreendimento. "O que eles estão pensando é em fazer uma siderúrgica maior do que a que estava sendo prevista. Maior. E que poderia ser ou não a carvão", admitiu Lula. O presidente disse que, na próxima quinta-feira, quando Agnelli retornar ao Brasil, voltará a conversar com ele sobre o assunto. Enfatizou, contudo, que de nada disso depende a concretização da siderúrgica. "Mas, de qualquer forma, eu tenho uma decisão política. Isso é importante saber. A siderúrgica vai sair no Ceará. Ela pode demorar mais um mês, mais 15 dias, mais 20 dias. Mas ela vai sair. Porque é uma necessidade do Ceará. E tem compromisso político meu. Compromisso político meu com o Cid, compromisso político meu com o povo do Ceará".

Do Jornal O POVO, leia a entrevista aqui

Um comentário:

Anônimo disse...

O presidente tem palavra. A siderúrgica vai sair. Assim como vai sair a ferrovia transnordesgtina, a conclusão do metrofor, a refinaria de`Pernambuco, a transposição...