sexta-feira, 29 de agosto de 2008

COLUNISTA DIOGO MAINARDI, DA VEJA, É CONDENADO POR CRIMES DE INJÚRIA E DIFAMAÇÃO


"O colunista da Veja Diogo Mainardi foi condenado pela 13ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) pelos crimes de difamação e injúria. A ação foi movida pelo jornalista Paulo Henrique Amorim devido à coluna intitulada “A voz do PT”. Em primeira instância, Mainardi foi absolvido das acusações, mas Amorim apelou e a decisão foi revertida.
“Avaliar Paulo Henrique Amorim como ‘um qualquer’, sem demonstrar, ou comprovar suas ilações é horroroso, maquiavélico e criminoso. (...) Ele passou, e muito, da linha normal de aceitação de um jornalismo agressivo”, diz o parecer do Procurador de Justiça Carlos Eduardo de Athayde Buono que foi acolhido pelo TJ-SP.
A pena é de três meses e 15 dias de detenção, que pode ser revertida em multa de três salários mínimos, e pagamento de 11 dias-multa. De acordo com o advogado que defende Mainardi, Alexandre Fidalgo, a decisão do TJ-SP é “uma violação à liberdade constitucional de opinião”. Ele afirma que o dolo não ficou caracterizado e que o julgamento vai de encontro às provas produzidas. Diogo Mainardi não quis comentar a condenação, limitando-se a dizer que irá recorrer. Paulo Henrique Amorim também foi procurado e informa que sua opinião sobre o caso está publicada em seu blog.
Na coluna publicada em 06/09/06, Mainardi afirma que os R$ 80 mil gastos pelo iG para manter a página de Amorim seriam oriundos de fundos de pensão de empresas públicas. Diz também que o jornalista está na fase descendente de sua carreira.
Pelo mesma coluna, Mainardi foi condenado em 06/08, junto com a Abril, a pagar indenização de R$ 207.500,00 a Paulo Henrique Amorim. A decisão foi da 5ª Câmara de Direito Privado do TJ-SP."

(Site Comunique-se)

18 comentários:

Anônimo disse...

Bem feito para esse arrogante, que não vive a realidade do Brasil e posa de progressista. Não passa de um jornalista metido a bacana, que bebe vinho chique e circula nas grandes rodas. Pare alguns aqui da nossa terrinha. Cala-te, boca!

Anônimo disse...

O Vinicius Correia deve ser bebedor de cachaça e tira o gosto com tripa de porco.Geralmente essas pessoas são frustradas por não terem nem onde cair morto.

Anônimo disse...

Eliomar, a decisão da Justiça, a favor do jornalismo chapa branca e contra a liberdade de imprensa é lamentável. Que os diogos mainardis não se amofinem com esta.

Anônimo disse...

Liberdade constitucional de opinião: Diogo Mainardi é um verme do jornalismo!

ericodias disse...

o problema da direita brasileira é que ela tem vergonha de se assumir, ela sabe que perderá leitores se o fizer, porisso fica nessa de se fazer de "neutra".

no mais o papel aceita tudo, mas a justiça, aparentemente, parece que não.

Anônimo disse...

Trata-se de um "boquirroto juramentado".Vive de fazer tipo e enganar os crédulos.

José Sales disse...

Caro Vinicius, o que seria do mundo sem os lúcidos e arrogantes jornalistas como o Diogo Mainardi, um imenso comum. Esta impetuosidade é que nos leva a refletir sobre os roteiros da política atual.

José Sales disse...

Em tempo: o Diogo Mainardi nunca se disse ou pousou de progressista. Segundo o que ele comenta em sua cronicas semanais é claramente a realidade do Brasil e as maracutaias de nossos políticos(Estes sim se dizem progressistas). Não se sabe de sua circulação em grandes rodas. Pelo que se conhece sua via é espartana e dedicada integralmente à família e a um filho, que é sua razão de viver. Todo mundo sabe disso. Depois, meu caro amigo, convém ler pelo uma artigo semanal pra ver do que se trata. E por fim, vamos deixar a vida das pessoas no seu canto, pois a mesma não é absoulutamente de nossa conta: itso aqui não é bodega de cidadezinha do inteiro e sim um blog público, do mais renomados deste Estado e quiça do Nordeste.

Anônimo disse...

((josé sales/04:30) "...vamos deixar a vida das pessoas no seu canto, pois a mesma não é absolutamente de nossa conta..." Eis a prova de que algumas pessoas pregam uma coisa, entretanto não as praticam.

José Sales disse...

Pensando bem: será que o colega em algum momento leu alguma coisa do Jornalista Diogo Mainardi: uma linhazinha sequer. Acho que não. Ou leu e entendeu nada o que não é difícil. E vem a Justiça e concede uma decisão desta em favor de "jornalismo chapa branca", como bem frisou um colega anonimo e todos os desinformadozinhos deste país aplaudem, como se isto significasse avanço da democracia, quando é justamente o contrário. O pessoal gosta de ler mesmo é "informatizinho do partido" que vem com os horários de reuniões e informações de como proceder em uma discussão política. Primeiro: chamar o opositor de antidemocrático. Segundo: desmerecer os argumentos do opositor. Terceiro: fazer comentários sobre a vida pessoal do opositor. Quarto: começar a gritar e arrancar os cabelos. Quinto: avisar que existem decisões "neo participativas" e messianicas. Sexto: ameaçar partir a briga e em seguida amarelar. Sétimo: retirar-se da discussão ruidosamente.

Anônimo disse...

Diogo Mainardi é aquele da VEJA? Precisa dizer mais alguma coisa?

Anônimo disse...

. A “liberdade de imprensa” não é escudo para se “censurar pela calúnia”, como disse um dos juízes da ação.

. A “liberdade de imprensa” não é escudo para cometer crimes.

. A “liberdade de imprensa” não é “liberdade DA imprensa” – ou seja, não é só o PiG que tem direito à liberdade.

ericodias disse...

essa sentença é uma prova que ninguém pode criar dossies, falsificar documentos e tentar se valer na lei de imprensa, que é da ditadura quando se precisa flexibilizar a profissão de jornalista e avançada quando se quer um arrego para mentir e deslavadamente chantagear.

Sem dúvida que o pensamento único é ruim , mas deveriam dizer isso ao mainardi, exatamente um dos arautos do pensamento único e da solapação de outras ideologias. Dizem inclusive que mainardi ocuparia o lugar de paulo francis, mas o que francis tinha de cultura sobra em arrogancia em mainardi.

Quem nunca leu o texto em que ele revela a enfermidade(olha o politicamente correto aí que ele tanto odeia)do filho
http://www.revista.agulha.nom.br/diogomainardi.html#filho

e claro o melhor texto sobre Veja e jornalismo na atualidade: O caso Veja por luis nassif http://luis.nassif.googlepages.com/home

José Sales disse...

Quando é que eu fiz algum comentário sobre a vida e o comportamento da pessoas aqui e em qualquer outro blog? Acho que o colega Ferreira é que useiro e vezeiro em uma fofoquinha ou comrntátio pessoal depreciativo está me confundido com outra pessoa? Qual é seu argumento, meu caro? Vc tem um ou vai ficar só neste "rame rame"? Este veículo de comunicação - o Blog do Eliomar de Lima - não um é um botequim de beira de calçada e a discussão política aqui não é conversa de "papudinho"!!! Se liga!

José Sales disse...

Estamos ou não estamos em um estado de direito e com liberdade de imprensa? Ou isto aqui é um republiqueta do Caribe, onde tudo passa pelo crivo do "coronelzin de plantão"? Nosso país aqui se chama Brasil, que os medíocres ou não!!! Longa vida ao Diogo Mainardi e seus comentários necessários à lucidez nacional!!

José Sales disse...

Voltamos agora ao reinado da censura prévia. Só faltava esta agora. Já não basta a mediocridade reinante e o "promessismo deslavado".

Anônimo disse...

Bem Vinicius e outros este cara nem JORNALISTA é, é apenas COLUNISTA... nao tem compromisso com o cidadao, e um demagogo e ainda mais nao tem opiniao propria repassa apenas os interesses da burguesia e de seus patroes, sem presonalidade... quando o diploma de jornalista for obrigatorio ele vai se lascar...

Kelsen Bravos disse...

Quem é Mainardi?