terça-feira, 26 de agosto de 2008

CAMPANHAS DO TSE FAZEM SUCESSO


"A campanha de conscientização do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para as Eleições 2008, exibida na televisão, tem feito sucesso. Se o objetivo era, de forma bem humorada, chamar a atenção dos eleitores para o voto consciente e às possíveis implicações de uma escolha mal feita, o TSE, junto com a agência W/Brasil, conseguiu.Até agora seis comerciais, de um minuto cada, intitulados "Cometa", "Carro", "Abelhas", "Sapateado", "Círculos" e "Emoções" já puderam ser vistos, mas foram os dois primeiros que garantiram uma grande repercussão e um interesse do telespectador para as quatro propagandas seguintes. Na peça "Cometa" é mostrada uma situação em que um homem se prepara para ver um cometa passar, ele possui tudo o que precisa e está no local e na hora certa, mas ao acender o lampião que apagou, o cometa passa e ele perde de ver. Já no "Trem", o motorista apressado é obrigado a esperar o trem passar, mas ao se abaixar para pegar os cds que derrubou, o sinal abre e fecha novamente e ele também nem percebe o tempo que perdeu. E aí é feita uma analogia com as eleições, nos dois filmes a mesma mensagem é dita pelo locutor: "Perder uma oportunidade pode fazer você perder muito tempo. Se nas próximas eleições você não escolher os melhores candidatos, por exemplo, a sua cidade vai perder quatro anos e quatro anos é muito tempo". Na chamada "segunda fase" da campanha, a importância do tempo é pontecializada com a narrativa dos personagens mostrando como é conviver com algo desagradável por quatro anos, como o sapateado nervoso de "Lúcio", o andar em círculos da apressada "Mariana", o choro incontido de "João Paulo" e a abelha que entrou no ouvido de "Mário". Em cada uma das histórias pode-se perceber uma mensagem subliminar. O mesmo incômodo sentido por "Mário", por exemplo, será sentido por você se alguém errado entrar para dirigir sua cidade, sugere o filme. Clique abaixo e assista aos filmes:

2 comentários:

Anônimo disse...

Espero que o sucesso da campanha publicitária sirva de fato para fazer o eleitor refletir melhor e escolher corretamente a pessoa que vai nos governar. Que seja lembrado também a importância de eleger bons vereadores. Fortaleza necessita melhorar a composição do parlamento municipal. Voto consciente é importante.

Anônimo disse...

Desses vídeos do TSE gostei mesmo do denominado Círculos, que me lembra certa prefeita de certa capital do Nordeste, que passou quase quatro anos prometendo Hospital da Mulher, Cucas, Transfor e outras cositas para tentar, a toque de caixa, dizer que está trabalhando. Deixa de circunlóquios!