terça-feira, 26 de agosto de 2008

TURISMO, PLANO DIRETOR E MUITO DISCURSO

No segundo bloco do debate promovido pela TV Jangadeiro com os "prefituráveis", a vez de professores e estudantes da Fanor, a faculdade que patrocina o embate. O aluno ou docente terá 30 segundos e a resposta será dada em 1min30seg, com réplica e treplica fixada em 30 segundos.
Professor Fernando Calado foi o primeiro a indagar. Referiu-se a que política será implantada em favor dos docentes. Luiz Gastão, sorteado, disse que vai instituiir a convenção coletiva para todo o corpo de servidores. Prometeu escola integral e eleições diretas para diretor das escolas. Calado indagou também sobre plano de cargos e carreiras dos professores municipais. Gastão disse que há um novo PCCS mas "ainda há brechas" que ele pretende corrigir.
O aluno André Teixeira (Arquitetura e Urbanismo) indagou entre alguns pontos sobre Plano Diretor e Sustentabilidade Ambiental. Sorteado, Moroni (DEM) elogiou a pergunta e informou que na área ecológica terá que fazer a recuperação de duas bacias importantes, a do Cocó e do Maranguapinho. Aproveitou para dizer que inclui nessa estratégia o turismo. Lamentou a perda do Mirante de Santa Terezinha e Praia de Iracema e reiterou: priorizará o turismo.
O professor Leonel indagou sobre mídias exteriores, enfim, uso do espaço urbano por propagandas. Adahil foi o sorteado e avisou que vai enfrentar essa situação.
O estudante José Rodrigues (Jornalismo) perguntou sobre postos de saúde. Luizianne Lins (PT), sorteada, considerou interessante que todos os candidatos têm "solução mágica" para resolver os problemas. Luizianne disse que é a capital que mais investem em saúde, com postos abetos no fim de semana, outros no turno da noite. Dissse ter construido mais oito Caps (Centro de Assistência Psicossocial e estar reformando hospitais. A petista afirmou que vem tratando a questão do IJF, lembrou ter feito concurso público para Programa Saúde da Família, o que não havia sido feito, e ter aberto três farmácias populares nos terminais com apoio do governo federal.
O professor João Saraiva perguntou as perspectivas para a educação libertadora e que vislumbre mudanças sociais, no que foi sorteado Renato Roseno (PSol). O candidato disse que o problema da educação é nacional e que quer muito mais do que apresentar um programa de gestão. "Nós não prometemos em quatro anos uma revolução da educação. A qualidade da educação será a longo prazo", disse. Acentuou que formação em serviço é fundamental e buscando que tipo de qualidade é o que se espera abrindo o debate com a sociedade.
Quais ações efetivas para implantar a qualidade da educação? Insistiu o professor. Roseno lemnbrou que mudança na área não acontece em pouco tempo.
O estudante Tiago Silva perguntou como o candidato fará para identificar interesses econômicos no turismo para que estes não se sobreponham sobre interesse público e que respondeu foi o Pastro Neto. O postulante do PSC disse que tem que identificar no caso quem quer ser parceiro. Disse que vai exigir sempre contrapartida social.

Nenhum comentário: