sábado, 30 de agosto de 2008

REVISTA VEJA DENUNCIA FESTIVAL DE GRAMPOS TELEFÔNICOS. TASSO JEREISSATI ENTRE OS ALVOS


Com uma reportagem intitulada "A Abin gravou o ministro", a revista Veja desnuda osubmundo dos grampos telefônicos que não pouparam quase ninguém. Do presidente do STF a um conjunto de parlamentares, entre os quais o senador cearense Tasso Jereissati. No epicentro dessa manobra, estaria Paulo Lacerda, o diretor da Agência Brasileria de Informação (Abin). Confira trecho da matéria:

"Há três semanas, VEJA publicou reportagem revelando que o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes, foi espionado por agentes a serviço da Agência Brasileira de Inteligência. O diretor da Abin, Paulo Lacerda, foi ao Congresso e negou com veemência a possibilidade de seus comandados estarem envolvidos em atividades clandestinas. Sabe-se, agora, que os arapongas federais não só bisbilhotaram o gabinete do ministro como grampearam todos os seus telefones no STF. VEJA teve acesso a um conjunto de informações e documentos que não deixam dúvida sobre a ação criminosa da agência. O principal deles é um diálogo telefônico de pouco mais de dois minutos entre o ministro Gilmar Mendes e o senador Demóstenes Torres (DEM-GO), gravado no fim da tarde do dia 15 de julho passado. A conversa, reproduzida na página anterior, não tem nenhuma relevância temática, mas é a prova cabal de que espiões do governo, ao invadir a privacidade de um magistrado da mais alta corte de Justiça do país e, por conseqüência, a de um senador da República, não só estão afrontando a lei como promovem um perigoso desafio à democracia.

O diálogo entre o senador e o ministro foi repassado à revista por um servidor da própria Abin sob a condição de se manter anônimo. O relato do araponga é estarrecedor. Segundo ele, a escuta clandestina feita contra o ministro Gilmar Mendes, longe de ser uma ação isolada, é quase uma rotina em Brasília. Os alvos, como são chamadas as vítimas de espionagem no jargão dos arapongas, quase sempre ocupam postos importantes. Somente neste ano, de acordo com o funcionário, apenas em seu setor de trabalho já passaram interceptações telefônicas de conversas do chefe de gabinete do presidente Lula, Gilberto Carvalho, e de mais dois ministros que despacham no Palácio do Planalto – Dilma Rousseff, da Casa Civil, e José Múcio, das Relações Institucionais. No Congresso, a lista é ainda maior. Segundo o araponga, foram grampeados os telefones do presidente do Senado, Garibaldi Alves, do PMDB, e dos senadores Arthur Virgílio, Alvaro Dias e Tasso Jereissati, todos do PSDB, e também do petista Tião Viana. Esse último, conforme o araponga, foi alvo da interceptação mais recente, que teve o objetivo "de acompanhar como ele está articulando sua candidatura à presidência do Senado". No STF, além de Gilmar Mendes, o ministro Marco Aurélio Mello também teve os telefones grampeados.

As gravações ilegais feitas pela Abin servem de base para a elaboração de relatórios que têm o presidente da República como destinatário final. Isso não quer dizer que Lula necessariamente tenha conhecimento de que seus principais assessores estejam grampeados ou que avalize a operação. Os agentes produzem as informações a partir do que ouvem, mas sem identificar a origem. Por serem ilegais, depois de filtradas, as gravações são destruídas. A do ministro Gilmar Mendes foi preservada porque, ao contrário das demais, ela foi produzida durante uma parceria feita entre a Abin e a Polícia Federal na operação que resultou na prisão do banqueiro Daniel Dantas, no início de julho. Os investigadores desconfiavam de uma suposta influência do banqueiro no STF e decidiram vigiar o presidente da corte. Gilmar Mendes já havia sido informado de que alguns comentários que ele fez com assessores no interior do gabinete tinham chegado ao conhecimento de outras pessoas – uma evidência de que suas conversas estavam sendo ouvidas. Desconfiado, solicitou à segurança do tribunal que providenciasse uma varredura.
Os técnicos constataram a presença de sinais característicos de escutas ambientais, provavelmente de aparelhos instalados do lado de fora da corte. Não era só isso. O presidente do STF também tinha os telefonemas de seu gabinete gravados ininterruptamente. A Abin recebia e analisava, por dia, mais de duas dezenas de ligações do ministro. Foi para provar o que dizia que o funcionário mostrou uma delas."

12 comentários:

Anônimo disse...

Mais uma reportagem fantasiosa da revista VEJA. Quanto mais ela encalha nas bancas mais procura sensacionalismo barato tentando incrementar suas vendas.

José Sales disse...

Pelo visto estamos no Reino dos Arapongas contra o Dragão da Maldade. Os nosso colegas "cumpanheros" criaram um monstro que tem que ser alimentado.

Anônimo disse...

PARABÉNS a ABIN! Eu dava mais valor ainda se essas conversas fossem reproduzidas em cadeia NACIONAL que é pra gente saber o que esses ... estão aprontando!

Porque como muitos deles dizem: QUEM NÃO DEVE, NÃO TEME NADA!!!!

Anônimo disse...

Essa petezada está destruindo o Estado brasileiro. Arapongagem. Coisa de stalinistas, usurpadores dos direitos fundamentais. Falsos democratas, pseudos moralistas/éticos. Uma corja.

E agora, Luizianne, tá com vergonha - acho que vibrando, de tua turma, que usa até grampos para vasculhar a vida do senador Tasso?

Que vergonha....

Anônimo disse...

A cada dia esse PT dá maais motivos para que tenhamos de dar razão ao Tasso. Tudo do passado, não passou de um grande estelionato eleitoral. O PT era uma farsa, e eu cai. Só que agora, PT, Inácio, Luizianne e sua gangue...NUNCA MAIS.......

Anônimo disse...

vindo da veja só pode ser mais uma farsa

Anônimo disse...

E a turma do PT falava mal do SNI! O que fazem é muito pior. E ainda encontram eco em setores facistóides da nossa sociedade.

Anônimo disse...

QUE VERGONHA!!!!

Anônimo disse...

E nós que um dia pensamos termos sepultado Newton Cruz, Figueiredo e companhia. Arrumamos coisas piores e mais dissimuladas.

Anônimo disse...

Eliomar,tu não acha que tá censurando demais os comentários não,cara?Diabeísso?!Você,hoje é o jornalista de maior credibilidade desse estado,cara!Deixa a gente se expressar e não tira o direito da gente não gostar de gente com Ciro e Tasso,meu!Eu sou teu fãn,cara!Não perco uma só chyance de falar bem de ti e do teu blog aqui e por onde eu ando fora daqui!Eu saio de casa prá vir aqui numa lan house e a primeira coisa que acesso é o teu blog porque tenho certeza que é o melhor e mais informado do estado.Talvez você nem publique esse comentário mas eu tinha que falar isso.

Anônimo disse...

Acho que essas escutas mais tinham é que ser oficializadas... político só devia ter vida privada em casa, fora de lá, a vida é pública, seja no trânsito, seja em seu escritório, e devido ao seu papel de poder, devia ser vigiado bem de perto. Agora aparecem uns políticos dizendo que isso é o fim do mundo, o fim da república, só se revoltam assim porque foi algo que afetou algum direito deles, uma invasão ao esconderijo deles, mas em relação aos direitos do povo, dos quais muitos não tem, como moradia, estudo e comida, não vejo político fazendo cartas tão agressivas pedindo providências pra isso, francamente, é cada um por si nesse país.

Anônimo disse...

Ainda que o presidente por suas próprias mãos tivesse colocado um grampo lá, isso demonstra no mínimo um interesse pelos assuntos de interesse público. Ora essa, se não fosse esse tipo de interesse, será que ele iria querer saber se os senadores ainda mantém relações sexuais, se são frustrados ou se os filhos vão bem na faculdade ou se a secretária lava bem o banheiro. Isso não existe, deveria sim ser legalizado esse tipo de grampo para pessoas públicas. Vamos remendar essa constituição que tanto favorece a corrupção. A revista veja, a tv globo... não fornecem seriedade nas informações jornalisticas, é tudo puxando a sardinha, farinha do mesmo saco. O país nunca esteve com tanta igualdade.