quinta-feira, 28 de agosto de 2008

PETROBRAS ESTUDA POSSIBILIDADE DO PRÉ-SAL NO CEARÁ

"Que a costa do Ceará guarda mais riquezas do que as explorações apontam, a Petrobras já sabe. Por isso, decidiu investir, de 2009 a 2012, R$ 147 milhões na perfuração de cinco poços em águas profundas - a cerca de 1.900 metros de profundidade. O que a Petrobras ainda não sabe, mas já está realizando estudos para descobrir, é a existência de uma camada pré-sal por aqui, a exemplo da que foi encontrada no Sul e no Sudeste. A certeza ainda não existe, mas a possibilidade de haver uma reserva de grande porte e a perspectiva de perfuração por parte da empresa são, de fato, reais.
"Pode ter pré-sal no Ceará e no Rio Grande do Norte, que foram os últimos pontos de separação entre o continente sul-americano e o africano. E não só há possibilidade de existência de pré-sal aí (no Ceará), como a Petrobras tem a perspectiva de perfurar. Eu só não sei quando porque não sei qual a prioridade (da empresa)", afirma o diretor de Comunicação da Associação dos Engenheiros da Petrobras (Aepet), Fernando Siqueira."

* Do Jornal O POVO, leia mais aqui.

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro Eliomar,

Esta manchete baseia-se na entrevista de um ex-engenheiro da Petrobras que disse apenas que "pode ser que exista uma camada pré-sal no Ceará". Quando se lança uma noticia dessas deixa-se o leitor com a impressao errada. Realmente existe uma camada de sal pequena no litoral cearense. Isto é fato. A Petrobras a conhece e não enxergou nada de significativo nela. Mas na matéria está sendo afirmado que esta camada está sendo estudada pela empresa, mesmo a Petrobras negando esta informação. Os poços previstos para perfuração, citados na matéria, já estavam programados a anos e não foram decididos por conta do pré-sal no Sudeste. Qual seria o motivo que a empresa teria para mentir? O Jornal quis fazer um factóide. Recentemente publicou outra matéria (Pre-sal confirmado) falando de um poço que encontrou oleo no Pre-sal cearense em 1969. Esqueceu de questionar porque isso nunca foi produzido. A resposta é simples: O volume encontrado era pequeno e não pagaria os custos de extração.

Será que esta informação foi "esquecida" porque com ela cairia por terra este factóide sobre o Pré-sal cearense?