quinta-feira, 6 de novembro de 2008

EQUIPE DE TRANSIÇÃO DE OBAMA CONTA COM EX-ASSESSORES DE BILL CLINTON

"O presidente eleito dos Estados Unidos, o democrata Barack Obama, mal comemorou sua vitória histórica --ele é não apenas o 44º presidente do país como também o primeiro negro a alcançar o cargo -- e já convocou diversos profissionais da sua campanha para trabalhar na equipe de transição do governo. Obama também já convidou o deputado democrata Rahm Emanuel para assumir a chefia de gabinete, na Casa Branca. Emanuel foi um dos principais assessores do último presidente democrata, Bill Clinton (1993-2001), no governo dele.
Em comunicado enviado por e-mail no final da tarde desta quarta-feira, Obama anunciou a criação da equipe de transição e determinou que ela fará "análises detalhadas de transições anteriores, relatórios de medidas adotadas na campanha; estudos de agências do governo federal"; e estabelecimento das "questões prioritárias" da nova administração.
Os líderes da equipe de transição são John Podesta, ex-chefe de gabinete de Clinton; Pete Rouse, que trabalha como negociador em Washington há 30 anos; e Valerie Bowman Jarrett, negociadora e amiga pessoal de Obama e da mulher dele, Michelle.
Entre os integrantes da equipe de transição que trabalharam na campanha de Obama estão Dan Pfeiffer, um dos porta-vozes da campanha; Stephanie Cutter, estrategista democrata e assessora de Michelle na corrida presidencial; Jim Messina, chefe de equipe da campanha; e Melody Barnes, também porta-voz da campanha. Na equipe estão ainda Chris Lu, diretor legislativo de Obama no Senado; Cassandra Butts, ex-colega de Obama em Harvard; Patrick Gaspard, assessor político experiente; Christine Varney, especialista em internet que trabalhava para a Câmara Federal de Comércio; Lisa Brown, assessora de Al Gore na Vice-presidência; Phil Schiliro, advogado e assessor dos democratas no Congresso por dez anos; e Michael Strautmanis, ex-conselheiro de Obama.
Com a aproximação de pessoas que trabalharam nos anos Clinton, Obama potencializa a sua intenção de evitar os erros do antecessor, que após vencer a Presidência, em 1992, apontou os principais colaboradores do governo só cinco dias antes da posse, sem tempo para que os titulares pudessem se colocar em dia sobre as prioridades de suas pastas."

(Folha Online)

Um comentário:

Anônimo disse...

Crédito do Governo a bancos, créedito a montadoras.
O Governo bom pras elites.
E a classe média, que pague tudo.