sexta-feira, 7 de novembro de 2008

VICE-GOVERNADOR LANÇA LIVRO SOBRE FORMAÇÃO SOCIAL DO CEARÁ

O vice-governador do Ceará, Francisco Pinheiro, lançará, às 19 horas desta sexta-feira, no auditório Castelo Branco, da Universidade Federal do Ceará, o livro "Notas sobre a Formação Social do Ceará". Editado pela Fundação Ana Lima, é resultado da tese de doutorado, na Universidade Federal de Pernambuco, em que o vice-governador, que é professor de História da UFC, analisa o processo de formação da sociedade cearense, a partir do acesso ou não à terra como proprietário. Nesta perspectiva, o historiador conclui que um dos elementos marcantes desta questão é a concentração da propriedade fundiária e o surgimento de uma camada de grandes proprietários de terra e outra de despossuídos. Ao mesmo tempo, Pinheiro faz uma reflexão sobre o papel do Estado na articulação dos interesses destes proprietários e na política de controle dos pobres-livres, que representavam naquele período 75% da população.

Um comentário:

Célio Ferreira Facó disse...

Vasta bibliografia assinala já a origem da formidável desigualdade social a prevalecer no Brasil ainda no limiar de novo século. A prejudicar, impedir mesmo o estabelecimento da verdadeira democracia, desenvolvimento entre nós.

Os Sertões, de Euclides da Cunha, Os Donos do Poder, de Raimundo Faoro, são unânimes em afirmar a formação de um patronato rural a compor, país afora, uma elite dominante da vida social, política, cultural do lugar. Sem mais méritos que a posse da terra em vastos latifúndios e a influência política.

Nesta posição, não se peja de conservar a grosseria inicial, rudeza no trato, nas crenças, na fala, nas concepções, constituindo-se ela mesma no maior entrave ao progresso das cidades, estados brasileiros.