sexta-feira, 7 de novembro de 2008

MANTEGA PREVÊ RECESSÃO NOS EUA, EUROPA E JAPÃO


E nós... oh?

"O grupo formado por Brasil, Rússia, Índia e China (o chamado Bric) defendeu nesta sexta-feira a reformulação do sistema financeiro internacional e o enfrentamento da crise financeira por meio de políticas anticíclicas."Consideramos a necessidade de que os países avançados tomem medidas adicionais para restabelecer o crédito e a confiança dos sistemas internacionais", disse o ministro da Fazenda, Guido Mantega.
Os países do Bric se reuniram nesta tarde como parte da reunião do G-20 (grupo das 19 principais economias do mundo mais a União Européia), que está em São Paulo para preparar a cúpula que acontece em Washington no fim de semana seguinte."Parece-me inevitável que haja uma recessão nos Estados Unidos, nos países europeus e também no Japão. O importante é estancar esse processo, impedir que essa recessão seja muito profunda de modo a atingir menos os países emergentes", acrescentou Mantega."

(Folha Online)

Um comentário:

Daniel Q.C. disse...

Os países "desenvolvidos" agora estão vendo a importância das outras economias no mundo globalizado que eles criaram e que agora não estão sabendo lidar. Os países "subdesenvolvidos" durante muito tempo foram aprendendo a controlar crises que os "desenvolvidos" criavam a fim de controlar suas economias e aos poucos fomos aprendendo a lidar com isso. Hoje os principais paises "subdesenvolvidos" se unem para salvar a economia dos "desenvolvidos" e ensiná-los que no mundo globalizado eles também precisam da gente como parceiros e não só como mercado consumidor e produtor de matéria prima. Talvez depois dessa "rasteira" que levaram do sistema financeiro todos possam refletir sobre a reformulação desse sistema.