terça-feira, 4 de novembro de 2008

O DIA DO VOTO NOS EUA


"Nesta terça-feira, as primeiras urnas serão abertas às 10h (horário de Brasília) na Costa Leste dos EUA. As eleições são decididas por delegados no Colégio Eleitoral, e o candidato vencedor em cada estado leva todos os seus representantes. Assim, a soma de delegados é mais importante do que contar os votos de todos os eleitores: o objetivo são os 270 delegados. Como as pesquisas indicam que em vários estados a distância é grande a favor de um ou outro candidato, a maratona noturna se limita, na prática, aos resultados em alguns locais.
As primeiras urnas serão fechadas às 22h (de Brasília) em seis estados, mas as atenções estarão voltadas para Virgínia e Indiana, estados que votam no Partido Republicano há décadas, mas em que as pesquisas indicam que Obama pode vencer. Os estados, que somam 24 delegados, têm urnas eletrônicas na maioria das seções, o que pode acelerar a apuração. Além de escolher um novo presidente, os americanos irão participar de outras votações , como a renovação de um terço do Senado e a totalidade da Câmara dos Representantes, além de em alguns estados ocorrer eleições para governador e referendos.
Meia-hora depois, será encerrada a votação em dois dos mais importantes estados na eleição: Ohio e Carolina do Norte, que juntos têm 35 delegados. No primeiro, Obama lidera nas pesquisas por quatro pontos; no segundo há equilíbrio. Nestes estados, o sistema de votação por leitura ótica de cédulas de papel é mais lento, e dá margem a pedidos de recontagem caso a diferença de votos entre os dois concorrentes seja pequena.
Às 23h, outros três estados disputados terão as urnas fechadas: Flórida, Pensilvânia e Missouri, que têm 59 delegados. Os assessores de McCain acreditam numa virada na Pensilvânia, mas Obama lidera por larga margem nas pesquisas. Flórida e Missouri serão decididos voto a voto. Se na Pensilvânia o sistema é de urna eletrônica, os outros dois usam a leitura ótica.
Dependendo da apuração até este momento - ou mesmo de pesquisas de boca de urna que apontem grandes vantagens -, é possível que o novo presidente seja conhecido poucas horas após o fechamento das urnas nos primeiros estados se Obama levar alguns deles.
Confira os horários (de Brasília) de fechamento das urnas:
22h (6 estados/58 votos)
Geórgia, Indiana, Kentucky, Carolina do Sul, Vermont, Virgínia
22h30m (2 estados/40 votos)
Carolina do Norte, Ohio, Virgínia Ocidental
23h (15 estados e DC/171 votos)
Alabama, Connecticut, Delaware, Distrito de Columbia, Flórida, Illinois, Maine, Maryland, Massachusetts, Mississippi, Misouri, New Hempshire, Nova Jersey, Oklahoma, Pensilvânia, Tennessee
23h30 (1 estado/6 votos)
Arkansas
24h (15 estados/159 votos)
Arizona, Colorado, Kansas, Louisiana, Michigan, Minnesota, Nebrasca, Novo México, Nova York, Dakota do Norte, Dakota do Sul, Rhode Island, Texas, Wisconsin, Wyoming
1h (4 estados/20 votos)
Iowa, Montana, Nevada, Utah
2h (5 estados/81 votos)
Califórnia, Havaí, Idaho, Oregon, Washington
4h (1 estado/3 votos)
Alasca"

(Jornal O Globo)

Nenhum comentário: