terça-feira, 4 de novembro de 2008

DEMOCRATAS RUMAM PARA A VITÓRIA NOS EUA

"Surfando na onda de rejeição ao presidente republicano George W. Bush, o Partido Democrata dos EUA deve obter na eleição de terça-feira uma das maiorias parlamentares mais expressivas das últimas décadas, segundo as pesquisas.A maioria democrata na Câmara e no Senado será importante para que o candidato a presidente Barack Obama possa, se for eleito, aprovar promessas de campanha. Caso obtenha uma bancada maior do que 60 senadores --algo que as pesquisas mostram ser plausível--, o Partido Democrata poderá também impedir obstruções regimentais dos republicanos, o que há três décadas não acontece.
Estão em jogo na terça-feira todas as 435 vagas da Câmara e 35 das 100 do Senado. A bancada democrata atualmente controla 51 das 100 cadeiras do Senado e 235 das 435 da Câmara."

(Folha Online)

2 comentários:

Célio Ferreira Facó disse...

Talvez ganhe Obama nos EUA. É jovem, representa a novidade e tem a seu favor o fato de que o adversário é candidato velho, insípido e representante do partido que quase “enterrou” o Império.

Nada disso nos autoriza, porém, a alimentar grandes expectativas quanto à administração de Obama. Cai neste erro o Editorial de O Povo, hoje. Exagero acreditar que a eleição do magrelo negro representa “novo marco na vida política” americana. Ou que ao mundo trará “alívio”.

Governa aquele país, a despeito de seu eventual presidente, um poderoso complexo industrial-militar a estender seus tentáculos pelo Pentágono, o Congresso americano, a imprensa, a opinião pública e o Judiciário. Complexo que sabe até livrar-se de um presidente que se torna inconveniente – como Lincoln, como Kennedy.

Pode-se esperar que o próximo governante não cometa a loucura de nova guerra. Mas isto não se dará por repentino senso de justiça. É que o Império jaz exausto, uma crise financeira e econômica o sacode, o mundo se transforma. Mas tudo muito longe da perfeição.

Anônimo disse...

Magrelo negro???????? Hmmm....tenho acompanhado os comentários do senhor Célio Ferreira Facó nesse blog, e o mesmo sempre demonstrou grande erudição e senso político. Mas parece que todo mundo "escorrega' no preconceito, por maior que seja a boa intenção, vez ou outra?? Sobre o resto, o senhor Célio tem meia razão: o Obama não vai salvar o mundo (nem mesmo o americano!). ELe é uma espécide de Lula: muita promessa, pouca prática, e soberetudo, apoio integral ao capitalismo e às suas inaceitáveis marginalizações. Mas não venha dizer que para o mundo, o Mcain seria melhor!! O terrorismo incentivado, usado como desculpas para as ações capitalistas do Partido Republicano no mundo árabe, será que o magrelo negro irá reproduzir?