quarta-feira, 5 de novembro de 2008

AUDIÊNCIA PÚBLICA DEBATERÁ GUERRA ENTRE GANGUES DO CONJUNTO SÃO MIGUEL

"O Ministério Público do Estado do Ceará, através da procuradora-geral de Justiça Socorro França, e do secretário-geral da Procuradoria Geral de Justiça, promotor de Justiça Antônio Iran Coelho Sírio, realizará nesta quinta-feira, às 8h30min, uma audiência pública com o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Monteiro, e demais representantes dos órgãos de segurança pública. O encontro tem por finalidade debater e buscar uma solução definitiva para o conflito social e a violência urbana em Fortaleza, notadamente no Conjunto São Miguel. A audiência será realizada no auditório da Procuradoria Geral de Justiça, na rua Assunção, 1.100 – José Bonifácio.
De acordo com o promotor de Justiça, Iran Coelho Sírio, serão postas em discussão propostas para a implantação de políticas públicas sociais e não apenas a iniciativa da repressão ao tráfico de drogas, apesar deste ser um dos principais causadores de vítimas, sendo a maioria delas jovens. “O Estado precisa ocupar os espaços públicos e instalar equipamentos que melhorem a qualidade de vida daquela comunidade”, ressaltou o promotor, ao sugerir a construção de creches, escolas, postos de saúde e atividades esportivas e culturais de inclusão social.
Até o mês de setembro deste ano, notícias dos jornais davam conta de que já havia 17 homicídios de jovens naquele bairro em razão da chamada “guerra entre traficantes” a qual vem sendo travada, há meses, na comunidade do Conjunto São Miguel, em Messejana."

(Site do MPE)

3 comentários:

Ismael Luiz disse...

NÃO QUERO SABER QUEM PINTOU A ZEBRA,QUERO É O RESTO DA TINTA!ISTO É,QUERO SABER DOS RESULTADOS DESTA AUDIÊNCIA PÚBLICA.SÓ SE VÊ E SE OUVE,MUITA CONVERSA E POUCAS AÇÕES.

Anônimo disse...

Guerra entre gangues não tem de ser debatida. É punir e acabou-se. O Ministério Público zeloso dos interesses difusos não pode compactuar com a delinquência.
Afinal nossos procuradores são pagos para tomarem atitudes e não para tergiversarem.

Anônimo disse...

Gostaria de dizer-lhes que é a segunda vez que entro neste blog, achei muito interessante, como não lembrava mais o endereço passei muito tempo sem tomar conhecimento de novos assuntos postados. Foi quando tive esta nova oportunidade de ...
Enfim, a muito tempo me revolto com a situação do Bairro São Miguel(na verdade chamado Alagadiço Novo, pois é localizado próximo a igrejinha) onde situações de violência comprometem a vida da comunidade e pessoas que buscam tranqüilidade, pois bem, existem muitas pessoas boas lá dentro que não aceitam esta situação onde o descaso e falta de políticas públicas sociais no bairro é grande. Vimos que a situação de drogas lá dentro é muito séria, que pessoas sobrevivem disso e acham normal, mas espera um segundo... estas pessoas conhecem outra realidade, não meu caro colega(Anônimo) muitos não conhecem, e tem dificuldade em conviver com pessoas como você que apresentam este alto grau de insensibilidade social se recolhendo e lá sobrevivendo naquela realidade, se você não conhece a situação antes de dar esta idéia, deveria saber que infelizmente o bairro não possuía área de lazer a muito tempo atrás e as crianças que ali foram crescendo e tiveram que conviver com este pequeno grupo que infelizmente viviam da venda de drogas, pena, que aprenderam estas maneiras erradas (o ser humano é capaz de aprender quando dão oportunidade, mas também são capazes de escolher entre o certo e o errado; nesta atual situação onde famílias não tem expectativa de nada, onde famílias não tem uma vida digna e o filho desta família?! como é que vai aceitar?! É Difícil colega, as pessoas de classe média/ com toda condição financeira boa, muitas vezes não suporta algumas situação problemáticas e se revoltam ...),
daí o “efeito pirâmide” foi devastador porque nossas crianças foram crescendo e já convivendo naturalmente com aquele situação inaceitável, se tornam adolescentes e as novas crianças sem perspectivas de nada também, foram admirando de repente esta nova geração. O ciclo vicioso tem que ser quebrado com toda força, e o povo não pode esquecer que esta realidade muitas vezes está a poucos quilômetros de nossas casas, a poucos quilômetros de nossos bairros onde a classe média/alta/e ricos moram, é um problema social que devemos abraçar, Sim.
Só uma observação, neste caso lá dentro do bairro moram TRABALHADORES, pessoas dignas que com muito sacrifício estão tentando viver em harmonia, não podemos esquecer disto, porque sempre falamos como se todas as pessoas vivessem do trafico de drogas, e isto não é verdade. Então, vamos tentar resgatar os que estão dando este GRITO DE SOCORRO para o mundo todo, se é que algumé ainda não percebeu.
Ao colega(com todo respeito) que utilizou a punição como meio, concordo que deve-se punir, dependendo, se a pessoa teve a devida oportunidade de optar por qual caminho seguir, se não dermos esta oportunidade, como sabe-los?
Fico muita(o) grata(o) pelo espaço.
Espero que reflitam não sei de todos, mas muitos de “lá” pedem socorro.