"Dados divulgados ontem pelo Ministério da Educação apontam que apenas 8% das escolas "tops" do país no ensino médio são públicas. Ainda assim, são unidades de elite do sistema, que fazem seleção para escolher seus alunos. A Folha analisou o resultado dos 1.917 melhores colégios no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), o que representa 10% do total. Destas quase 2.000 escolas, apenas 151 são públicas (83 federais). Considerando as escolas públicas "convencionais" (excluindo as profissionalizantes, as ligadas a universidades ou que fazem seleção para ingresso), a melhor unidade da rede ficou na posição 1.935 do ranking. O colégio é estadual do Rio Grande do Sul e sofre com falta de professores. As notas do Enem são utilizadas como parte da seleção de calouros para universidades e para que os alunos saibam sua condição ao concluírem a educação básica. Também é usado para selecionar bolsistas em universidades privadas pelo Prouni (programa federal).
A melhor escola do país é uma particular do Rio (São Bento), com média 33% acima da melhor pública "convencional" (Escola Frederico Benvegnu, em São Domingos do Sul, a 246 km de Porto Alegre).
"Esse resultado tem se repetido ano a ano. Os alunos das escolas particulares têm melhor desempenho seja porque têm professores mais bem pagos, seja pela família", afirmou o presidente do Inep (instituto do MEC responsável pelo exame), Reynaldo Fernandes.
"Nenhuma prova mede só a escola. Mede também o aluno, a formação dos pais e o contexto socioeconômico. Fatores socioeconômicos explicam melhor o desempenho."
Veja o ranking das escolas do país no Enem
(Agência Folha)
VAMOS NÓS - Na lista das escolas do Ceará, claro que as privadas tiveram destaque como o Colégio Ari de Sá, mas um dado chamou a atenção: um bom número de escolas estaduais do Interior do Estado entrando nesse ranking.
quarta-feira, 29 de abril de 2009
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Um comentário:
A afirmação do presidente do INEp deve ser vista com cuidado, pois se uma prova pode indicar várias dimensões ela ainda é uma aproximação. Porisso ter o enem como norteador único da politica educacional é um engano histórico.
Mas apesar de tudo isso a reitoria da UFC tem se negado a participar do novo ENEm e utilizar a nova metodologia de ingresso nas universidades.
A análise da Folha também reforça a tese do Sen. Cristovão Buarque, que há tempos defende a federalização das escolas convencionais.
O que a pesquisa da Folha e o senador esquecem é que essas escolas na verdade estão ligadas a outras instituições, elas são os colégios militares, corporações policiais, escolas de aplicação ligadas a universidades...o desempenho delas é fruto de uma gestão orientada a resultados que uma preocupação educacional.
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