domingo, 26 de abril de 2009

FEBRE SUINA - AEROPORTO PINTO MARTINS ESTÁ MONITORADO PELA ANVISA


A partir deste domingo, os desembarques internacionais no Aeroporto Pinto Martins, em Fortaleza, passam a ser monitorados, com maior rigor, pelos fiscais da Vigilâncai Sanitária que têm posto nesse terminal. O objetivo é prevenção contra a febre suina, que vem matando no México e nos EUA, segundo determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
O Aeroporto Internacional Pinto Martins, que tem voos para os EUA e Europa, integra a lista dos cinco terminais aeroportuários com atenção redobrada.
Além de Fortaleza, estão sendo monitorados os aeroportos de Manaus, Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro.
Nas recomendações, entra também a tripulação, orientada a perguntar aos passageiros se eles apresentam sintomas como tosse e dores de cabeça, nos músculos e nas articulação, além de febre. Os casos suspeitos serão encaminhados às unidades da Anvisa nos aeroportos. Essa determinação está em nota divulgada pela Anvisa e que foi repassada para as suas coordenações estaduais.

2 comentários:

Anônimo disse...

Quantos fiscais ? Em todos os turnos ? Em que consistir´pa a fiscalização?
Resta saber se vai ser eficaz.

Danilo Tancler Stipp - stipp@grupointegrado.br disse...

O maior problema disso tudo é que se desconhece a epidemiologia da febre suína, além de muitos dos casos relatados ainda estão para serem confirmados, pois não se sabe se os quadros de gripe são causados pelo H1N1.
Por não ser uma doença de notificação obrigatória (junto à OIE), se desconhece a prevalência da doença, mas sabe-se que é endêmica nos EUA.
Acredito que o monitoramento do Aeroporto é uma questão essencial, porém a vigilância não se deve focar apenas nos vôos cujo destino ou origem são México e/ou EUA, deve focar em todo ou qualquer vôo, passageiro, visto a patogenia e transmissão do vírus influenza A.
Nesta próxima semana muitos dados epidemiológicos serão gerados e analisados. Vamos esperar.
Nada de pânico.