sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

CEARÁ BATE RECORDE HISTÓRICO EM EMPREGOS

O Ceará fechou o ano de 2007 com um recorde histórico na geração de empregos: foram criados 39.722 novos postos de trabalho no Estado ao longo do ano (variação de 5,84%), superando o recorde de 2006, que foi de 33.561 empregos formais. No Brasil, também houve quebra de recorde: 1,6 milhão de novos empregos celetistas, acima do 1,5 milhão de vagas criadas em 2004. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, que publica a série desde 1992.
CEARÁ BATE RECORDE HISTÓRICO EM EMPREGOS

O forte crescimento na geração de empregos no Ceará em 2007 - 18,36% com relação a 2006 - foi puxado principalmente pela Indústria da Transformação, que dobrou o número de vagas formais no período. Apesar das demissões registradas ao longo do ano, que foram de 1.374 vagas só em dezembro, o saldo foi positivo. Foram criados 13.340 novos empregos contra 6.597 no ano anterior. Na avaliação de Pedro Jorge Ramos, coordenador do Instituto de Desenvolvimento Industrial do Ceará (Indi/CE), estes resultados são um reflexo do crescimento da economia brasileira no ano passado. "Com a melhoria da renda do brasileiro, houve aumento do consumo, o que elevou a produção da indústria", diz. A expectativa do Indi é de que se possa repetir a performance em 2008. "Esperamos que continue esse ritmo de crescimento (da economia), com o mesmo ritmo de consumo e de geração de empregos", afirma.

O comércio também teve importante contribuição para o bom desempenho no mercado de trabalho formal do Ceará no ano passado, com uma variação de 21,37% com relação ao ano anterior (11.156 novas vagas). "Nos anos 90, tivemos muito crescimento do PIB (Produto Interno Bruto), mas baseado em tecnologia, o que diminuiu o crescimento de vagas de trabalho (no Ceará). Esse resultado, do crescimento de empregos mais próximo ao crescimento econômico, é saudável. Temos que comemorar", opina Alex Araújo, superintendente da Federação do Comércio do Estado do Ceará (Fecomércio/CE).

(Jornal O POVO)

Nenhum comentário: