terça-feira, 15 de janeiro de 2008

LULA PEDE A CHÁVEZ E URIBE QUE SUPEREM DESENTENDIMENTOS




O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu aos presidentes Hugo Chávez, da Venezuela, e Álvaro Uribe, da Colômbia, que parem de fazer "cara feia um para o outro". O mais importante neste momento, segundo Lula, é o diálogo para libertação dos demais reféns em poder dos guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

"Quando você assume o papel de chefe-de-Estado, você tem que pensar nos interesses coletivos e nunca nos interesses pessoais. Acho que é isso que norteia tanto a cabeça do Chávez quanto a cabeça do Uribe", disse Lula durante sua visita a Havana, capital de Cuba.

Em cerimônia de posse do novo presidente da Guatemala, Lula conversou bastante com Chávez que estava sentado a seu lado. Depois, levantou para abraçar e falar com Uribe. "O Brasil sempre estará disposto a contribuir para que haja harmonia entre os países da América do Sul", afirmou Lula.

O presidente frisou, no entanto, que o Brasil não fará nada sem a concordância de Uribe, pois respeita o resultado das urnas. Em dezembro, Chávez havia sido afastado por Uribe das negociações de paz. Na época, o presidente venezuelano foi acusado de negociar diretamente com o chefe das Farc sem o consentimento de Uribe.

(Agência Brasil)

CÁ ENTRE NÓS

Está mais do que certo o presidente Lula. O Brasil precisa, de vez em quando, apresentar-se como a potência regional que é e cobrar maior serenidade aos seus vizinhos. Possíveis conflitos entre países como Venezuela, Equador e Bolívia têm grande potencial de afetar nosso país, em especial, as regiões de fronteira (RM).

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro Eliomar,

Pelo visto, suas férias foram para o beleléu.Começo a pensar que você é um daqueles que, quando está trabalhando é como se estivesse de férias,tal o prazer que sente com o que faz.