terça-feira, 15 de janeiro de 2008

LULA DEVE ANUNCIAR US$ 1 BI PARA INVESTIMENTOS EM CUBA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi recebido no aeroporto pelo chanceler cubano Felipe Roque Perez, na chegada a Havana, na noite de segunda-feira, para sua segunda visita oficial ao país. A viagem, de acordo com o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, deve dar "mais substância econômica" à relação entre os dois países.
O ministro disse, em entrevista a jornalistas brasileiros na Cidade da Guatemala (primeira parada da viagem presidencial), que a relação entre Brasil e Cuba "politicamente sempre foi excelente, mas talvez tivesse menos substância econômica do que poderia ter". Para isso, Lula deve anunciar durante a visita quase US$ 1 bilhão em financiamentos brasileiros para setores como construção de rodovias, empreendimentos hoteleiros, produção de medicamentos e vacinas e importação de alimentos.
A Petrobras também estuda investimentos no setor de petróleo, como a prospecção no Golfo do México em associação com a estatal cubana de petróleo e outros empresas estrangeiras, além da construção de uma fábrica de lubrificantes. O mais provável, porém, é que durante a viagem seja assinado apenas um acordo que cria o marco legal para posssibilitar a realização desses investimentos no futuro.

(Folha Online)

CÁ ENTRE NÓS

Será que esses investimentos vão sair mesmo do papel ou os cubanos vão ter de esperar anos e anos que nem nós cearenses? A lista é grande: siderúrgica, Metrofor, BR-116 ... Os leitores podem ficar à vontade para acrescentar outras promessas... (RM)

5 comentários:

Rei Azul disse...

Ué, o METROFOR e a BR 116 não ficaram anos e anos parados nas graças do PSDB, Tasso e FHC?

Somente qdo Lula assumiu os projetos voltaram a andar.

Anônimo disse...

Cá entre nós, esse comentário seu foi meio infeliz. Só depois que Lula assumiu a BR 116 que ficou anos parada começou a andar e já está em fase de conclusão. E olha que sei do que estou falando, ando semanalmente nela a 7 anos. Segundo os torrões do Metrofor que foram desviados pela gangue do pistoleiro Tasso, daria para construir 3 metrofor, Lula retomou, renegocio e investiu. Espero agora que saia com os Ciristas. No mais, se cuba ficar esperando como os cearenses pelos beneficios deste governo, não devem se preocupar, este governo tem palavra e serieade no que faz.

Anônimo disse...

Realmente, o Metrofor e a BR-116 são promessas da época do FHC. Mas a cobrança deve ser feita a quem está no cargo. As duas obras foram retomadas, é verdade, só que em um ritmo mais lento do que desejamos. Valeu pelas observações!

Anônimo disse...

Sera que o Pais já não é tão miserável, que o presidente ao inves de investir aqui ele vá investir no Pais louco do Fidel???????? Tem alguém ai achando que 1 bilhão não iria resolver muito problema dos proprios brasileiros, e não cubanos????
Ai esse Presidente!!!! Ninguem MERECE!!!!

Robério Soares disse...

O nosso amigo jornalista faz parte do PIG, a BR-116 está quase pronta, falta só a sinalização e os canteiros centrais, vale lembrar que 65% das obras foram realizads no governo Lula. E o Metrofor está com obras aceleradas é bom andar pela cidade antes de escrever.