quarta-feira, 29 de abril de 2009

LUTA DE DOM HELDER GANHA DESTAQUE EM SESSÃO ESPECIAL DO SENADO


O Senado Federal realizou, nesta tarde, sessão especial em homenagem a Dom Helder Câmara, que foi arcebispo de Olinda e Recife entre 1964 e 1985 e estaria completando 100 anos em 2009 - o prelado faleceu em 1999. Vários senadores discursaram destacando a preocupação do então arcebispo com as causas sociais. O senador Tasso Jererissati (PSDB), um dos idealizadores da homenagem ao lado dos senadores Inácio Arruda (PCdoB) e Cristovam Buarque (PDT), destacou : "A grandeza de um homem é costumeiramente medida pelo tamanho dos seus feitos. Se é assim, Dom Helder Câmara tem destaque entre os gigantes, merecendo figurar ao lado daqueles que ultrapassaram seu próprio tempo, realizando em vida uma obra que se perpetua, conferindo-lhe a merecida imortalidade. Nada na vida desse cearense foi pequeno ou medíocre. "
Durante seu pronunciamento, Jereissati ressaltou que "desde as enormes dificuldades da infância, os desafios da vida eclesiástica, a largueza dos seus sonhos e a firmeza com que abraçou seus propósitos, tudo revela a dimensão de uma vida extraordinária.". Tasso ressaltou a trajetória de Dom Helder, em defesa dos direitos humanos e pela democracia. Para Tasso "à caridade Dom Helder aliava a coragem de não resignar-se diante da injustiça. À fé na Igreja de Cristo Dom Helder trazia a compreensão de seu papel transformador da realidade. À crença na vida eterna Dom Helder somava a necessidade da realização dos direitos humanos. Esta a grande obra de Dom Helder, um homem de Deus que nos inspira e nos faz crer na virtude, na divindade da natureza humana e na força do sonho, que, como dizia ele, quando sonhado em conjunto é capaz de mudar a realidade", disse o tucano.

(TV Senado)

3 comentários:

Anônimo disse...

Eliomar,

Os senadores Tasso Jererissati (PSDB), Inácio Arruda (PCdoB) e agora o João Alfredo recebendo dinheiro de passagens dinheiro do povo) sem trabalhar, além de “prestar assessoria” (mais dinheiro) ao seu companheiro de partido, deviam realmente prestarem homenagem à memória do Santo cearense – Dom Helder – imitando-o na parte ética. Aí sim, seria uma grande homenagem.
Professor Antonio Joanilson

Anônimo disse...

Olha aí os petistas de plantão falando mal de todo mundo, arté do Inácio.

Anônimo disse...

Engraçado, depois que morre até a direita facista (PSDB) presta homenágem.