"O teórico de comunicação social Herbert Marshall McLuhan foi encontrado morto, aos 69 anos, pelo filho Eric, em sua residência, em Toronto, no Canadá. Acometido por graves problemas de saúde nos últimos anos, inclusive uma trombose que lhe paralisou o lado direito e lhe fez perder a fala, McLuhan foi obrigado a aposentar-se depois que fechou o Centro de Cultura e Tecnologia da Universidade de Toronto, onde fazia seus estudos e pesquisas. Morreu cinco meses depois, no ostracismo.
McLuhan, uma das principais influências intelectuais dos anos 60, revolucionou os padrões de ensino das escolas de comunicação dos Estados Unidos e da Europa com conceitos em que apontava para uma nova ordem social e política, a partir da comunicação simultânea e instantânea entre os habitantes de todos os pontos da Terra: a "aldeia global". Ele disse em tom profético: "Com isso, as guerras, as linhas de montagem industrial, os dogmas políticos e a supremacia dos homens brancos serão coisas obsoletas".
Do Jornal do Brasil e saiba mais aqui
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Nas Ciências Humanas a discussão era sobre a Sociedade de Massas, quando esse gênio ainda na década de 1960 já visionava a sociedade global ou aldeia global, superação dos debates ideológicos vigentes para mundo de pensamento único em função das tecnologias de comunicações, mesmo não previu a Internet, o interessante que já tinha noção do papel dos jornalistas como principal responsável pela opinião pública, único coisa lamenta foi solidão de sua morte, maneira trágica de morrer sozinho em casa. Luiz Cláudio Ferreira Barbosa
Num sei não, mas acho que houve uma inversão de números quanto à idade de Mc Luhan,pois ele publicou o "Understandig Midia" em 1964, nasceu em 1911, portanto morreu aos 96 anos. Não é mesmo, prezado Luís Cláudio Barbosa? - uma das jovens cabeças pensantes de Fortaleza.
Postar um comentário