segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

ACIDENTE NA DOMIGOS OLÍMPIO: DE QUEM É A CULPA?

A primeira noite do tradicional carnaval da avenida Domingos Olímpio, em Fortaleza, transformou-se em tragédia para quem saiu de casa pensando em se divertir. Parte da arquibancada montada na avenida desabou. Pelo menos 30 pessoas ficaram feridas. O desfile das agremiações e até o show do cantor Ednardo foram cancelados.
Segundo a dona-de-casa Verônica Oliveira, uma briga teria feito a arquibancada vir abaixo. A segurança foi reforçada. Atrás da arquibancada era possível ver melhor os estragos causados pelo desabamento: banheiros químicos e carrinhos de lanche foram amassados com o peso da estrutura.
As vítimas do desabamento foram atendidas no asfalto. Em seguida, colocadas em ambulâncias do Samu e viaturas da AMC que seguiam a todo instante para o IJF. Pelo menos 30 pessoas foram levadas ao hospital com ferimentos e fraturas leves. Duas tiveram que ser operadas.
As arquibancadas foram vistoriadas sábado e domingo, antes do desfile. No entanto, o Corpo de Bombeiros não encontrou nenhum problema em liberar a estrutura.
Horas depois do acidente deste domingo, a equipe do Bom Dia Ceará percorreu a Domingos Olímpio e encontrou arquibancadas montadas com ferro enferrujado, fios de arame e pedaços de madeira. A prefeita Luizianne Lins estava no Rio de Janeiro e não acompanhava o desfile. O diretor-geral da Guarda Municipal e Defesa Civil de Fortaleza, Arimá Rocha, acredita que a estrutura tenha sido sabotada. "Estamos em ano eleitoral", disse.
Uma das vítimas do desabamento da arquibancanda do Carnaval da Domingos Olímpio ainda permanece no Instituto Dr. José Frota (IJF), segundo informações dadas nesta manhã pelo chefe da emergência, Gentil Barreira. As demais foram liberadas, de acordo com o médico. Segundo ele, a senhora Benedita Rodrigues está no IJF aguardando a realização de uma cirurgia.

(Verdes Mares e O POVO)

CÁ ENTRE NÓS

Qual é a sua opinião leitor (a)? A Prefeitura Municipal montou uma estrutura inadequada para a festa e agora paga caro por isso ou o jogo sujo eleitoral já começou, segundo Arimá Rocha? (RM)

21 comentários:

Anônimo disse...

É IMPRESSIONANTE A VELOCIDADE DO DIRETOR DA GUARDA MUNICIPAL E DEFESA CIVIL EM ENCONTRAR UM CULPADO FORA DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL. NAQUELE MOMENTO ELE DEVERIA ESTAR PREOCUPADO EM SOCORRER A VITIMAS E NÃO DAR ESSE TIPO DE DECLARAÇÃO ANTES DE QUALQUER EXAME DO INSTITUTO DE CRIMINALISTICA. IMPORTANTE LEMBRAR QUE A ADMINISTRAÇÃO TEM RESPONSABILIDADE OBJETIVA E MESMO QUE A CULPA, EM ULTIMO CASO, SEJA DA EMPRESA QUE MONTOU A ARQUIBANCADA, O GESTOR MUNICIPAL RESPONDE PELO ACONTECIMENTO. INTERESSANTE QUE NESSE MOMENTO A PREFEITA ESTAVA NO RIO DE JANEIRO PASSANDO O CARNAVAL. SERÁ QUR ISSO SE DEVE AO FATO DE FORTALEZA POUCO RECEBER TURISTAS PARA SEU CARNAVAL DE RUA? NO REVEILLON, ONDE A CIDADE ESTAVA CHEIA DE TURISTAS, A PREFEITA ESTAVA NA LINHA DE FRENTE DO PALCO, MAS A FESTA DA DOMINGOS OLIMPIO É PARA A POPULAÇÃO POBRE DA CIDADE E NÃO TEM A MESMA DIVULGAÇÃO NA MIDIA NACIONAL. VAMOS VER AGORA QUEM A ADMNISTRAÇÃO MUNICIPAL VAI COLOCAR COMO CULPADO. UMA PERGUNTA: ESSA DS&A É A MESMA DO FAMOSO REVEILLON DE 2006/2007?

Anônimo disse...

A culpabilidade é de total exclusividade da prefeitura, é OBJETIVA. Não cabe a prefeitura apontar se foi a estrutura da empresa ou a bria a responsável pelo acidente. Essa prefeitura é marcada pelo amadorismo de se administrar a coisa pública. A propósito , a prefeita estava no DESFILE DAS ESCOCLAS DE SAMBA DO RIO DE JANEIRO. Seria melhor se ela estivesse preocupada com a festa de fortaleza e não com a do Rio de Janeiro. INCOMPETÊNCIA É A MARCA DESSA GESTÃO....

José Sales disse...

A opinião do Sr. Arimá Rocha, além de totalmente leviana é integralnte irresponsável. Uma estrutura daquele porte deveria ter um conjunto de responsáveis técnicos e registro do CREA. E deveria ainda ter sido licenciada pela SEMAM e ter um laudo de liberação do Corpo de Bombeiros e da AMAC. Deveria ter sido aprovada pelo CCO/ Comissão Central de Obras Públicas. Nada disso ocorreu e está o "grajal" mal e porcamente montado. E me vem este senhor falar em sabotagem. Onde está a Prefeita Luiziane Lins, onde está o Vice Prefeito, onde está o Comandante do Corpo de Bombeiros, onde está o Presidente da AMC; onde estão os responsáveis técnicos pela montagem e pela empresa montadora, onde está o Presidente do CREA? Todo mundo descansando ou viajando?

Anônimo disse...

Devemos ter a prudência em atribuir culpabilidades antes do parecer do IPT que levantará os fatores que contribuiram para este desabamento. Antes de tudo a imprensa deve ter o cuidado de não ser leviana em jogar a culpa na prefeitura sem antes observar o laudo a ser públicado por este instituto. Sei que vai ser um prato cheio para a oposição da prefeita que utilizarão deste fato para atribuir responsabilidades a esta gestora municipal.

Anônimo disse...

Enquanto as coisas ocorrem em Fortaleza a Prefeita Luizianne Lins pula Carnaval no Bloco do Galo da Madrugada em Olinda. Não foi para abertura dos trabalhos da Câmara porque estava preparando-se para folia e em vez de dar assistência na complicada situação e prestigiar o carnaval local, fica passeando nos estados vizinhos com sua assessoria. Quem a viu no carnaval pernambucano afirma que ela estava muito eufórica e bem acompanhada.

Anônimo disse...

Estive ontem,domingo na av.Domingos Olimpico e estava em frente a arquibancada que desabou,não houve briga nenhuma,estavam todos sentados,quando desabou,a arquibancada não oferecia segurança alguma,a ambulancia demorou mais de meia hora para chegar,muitas pessoas com faturas expostas.lamentavelmente a culpa e da Prefeitura de Fortaleza que não deu segurança as pessoas ali,vale resaltar que a população ficou solta,sendo socorrida por populares pois não havia ninguem do corpo de bombeiros.Espero que os culpados pelo crime como esse sejam punidos,pois nos cearenses merecemos respeito.

Anônimo disse...

Eliomar,

Enquanto o povo de Fortaleza se esborracha no chão por falta de responsabilidade das autoridades municipais, a prefeita Luizianne rebola as cadeiras nos camarins chiques da Marques de Sapucaí, as nossas custas.

Moral da História: ela na SAPUCAÍ e o povo na SAPECAÍ.

Pior é o tal diretor ainda vir querer achar que tudo não passou de sabotagem!!! Será que ele acha que engana?

Minha mãe já dizia: quem disso usa, disso cuida. Portanto, deve ser prática petista a sabotagem. Foi muito rápido o diagnóstico do Dr. Arimá Rocha. Não seria mais decente assumir o erro?

Cris

Anônimo disse...

se foi "sabotagem" como disse Arimá, deve ser culpa do Tasso.

Anônimo disse...

Eliomar de Lima.

Isto é brincadeira, nâo estamos em um filme colocar a culpa em uma suposta sabotagem é brincadeira, é transferir a culpa para os outros , aliás que outros. A prefeita, e todos sabem disto, tem, um equipe despreparada, lenta, incompetente, isto aí é mais uma prova da incopetencia da equipe da prefeita, vai ser dificil e bota dificil uma reeleição.

Anônimo disse...

É triste a imaturidade da equipe da prefeita em enfrentar uma situação de crise, vai logo desfocando para o lado político quando o certo seria agir com serenidade, acompanhar os resultados da perícia técnica e dar apoio as vítimas, inclusive os comerciantes ambulantes que estão amargando um terrível prejuizo face a trajédia. Claro que a Prefeitura é sim responsável, a Lei determina os limites da responsabilidade objetiva, e sim o dr. Arimá deveria saber antes de levantar suspeita indevida e leviana. Como disse a internauta Cris "quem disso, usa disso cuida".... quem sabe essa sabotagem é prática usada pela administração.....

Anônimo disse...

eu acho que teria de chamar a KGB ou a CIA pra investigar. OU é coisa do asama bin laden...
que coisa feia procurar um culpado, gente. é falta de estrutura mesmo. é desconsideração mesmo com o povo. politico só quer ganhar, ganhar e ganhar.

Anônimo disse...

Esse Arimá deveria ser demitido sumariamente. Quanta leviandade e irresponsabilidade. Respeite pelo menos as vítimas e suas famílias, cara-pálida.

Anônimo disse...

O senhor Arimá saiu do campo da (ir)responsabilidade para a criminalidade. Se houve sabotagem, como acredita o senhor Arimá... cadeia nos bandidos!!! Se não houve, o crime não deixou de ser crime, diante da acusação do assessor da Prefeitura. Alguém terá que responder criminalmente. O povo que despencou da arquibancada merece respeito, doutor Arimá e senhora prefeita.

Anônimo disse...

Os petistas mensaleiros e dos dólares na cueca não perdem a cara de pau. São os mais corretos, os mais honestos, os mais inteligentes. Que vergonha. São exatamente o contrário do que apregoam. Esse caso do Carnaval é caso de polícia. Os responsáveis terão que dar explicações. E no caso do Procurador Geral do Município, do Arimá Rocha e da própria Prefeita Luizianne Lins, estão na obrigação de apontarem que foram os sabotadores. Acusaram, então terão que provar? Caso contrário, o Ministério Público precisa tomar uma providência imediata...

Anônimo disse...

Luizianne, a rainha das viagens. Mais turismo com dinheiro do povo, nunca vi. enquanto isso, o povo no chão, debaixo de um monte de ferror velho e madeira. Esse PT não vai nos enganar mais. Eleição vem aí, viu?

Anônimo disse...

Pelo visto, a Lôra e sua turma vai sair com um megafone na Praça do Ferreira dizendo que tudo foi montado pelo PSDB. Não duvido. Minha vó já me dizia, os incompetentes gritam demais, não sabem mandar nem comandar e adoram botar a culpa dos erros nos outros.... Precisa mais?

Anônimo disse...

A prefeita quer Fortaleza com um grande carnaval. Mas ela sabe onde está o melhor carnaval. Por isso foi pra Olinda e pro Rio de Janeiro. Nao sem antes fazer uma escala técnica em Brasília. Hummm... isso cheira mal

Anônimo disse...

É muito interessante como os petistas gostam de "terceirizar" a culpa pelo erros que cometem.
Ridícula a declaração do Arimá Rocha. Mas imagino que esse ano tudo vai ser culpa da oposição, do jogo eleitoral, dos candidatos de direita, etc etc etc.
Esse pessoal deveria trabalhar ao invés de ficar pensando bobagem!

Anônimo disse...

A INCOMPETêNCIA DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL AGORA TEM NOME "SABOTAGEM". SABOTAGEM É O QUE FIZERAM COM A POPULAÇÃO DE FORTALEZA, LOTEARAM A PREFEITURA COM PESSOAS INCOMPETENTES E AÍ É O QUE DÁ. INVESTIGUE SRA. PREFEITA SE AS ARQUIBANCADAS NÃO ESTAVAM SUPERLOTADAS? SE A ESTRUTURA NÃO ERA PRECÁRIA? NÃO DEU PARA SUPERFATURAR ELES DESFATURARAM!!!

Rodrigo de Almeida disse...

É assim mesmo, o governador seguiu para a Europa, enquanto a prefeita foi ao RJ.

O que ela foi fazer por lá, longe da "festa do povo de Fortaleza" que tanto gosta de repetir?

Bem, eu queria ter em mãos a agenda da prefeita nesses dias de Carnaval, e as atas de reuniões a trabalho fora de Fortaleza...

Ela já disse alguma coisa? Eu nem li nem soube de nada dela em lugar nenhum.

É melhor que ela se cale (sinumfalô!), já bastam as besteiras do Arimá: ora, desculpa de pobre é dizer que dinheiro não traz felicidade.

Rodrigo

Anônimo disse...

Parabéns pelos comentários feitos pelos blogueiros Cris,Paulo Andrade e isabel e por os "anônimos" realistas deste maravilhoso blog!eu queria ter um milésimo da cara de pau dessa Prefeita e dos assessores dela!Eu nunca vi tanta desfaçatez e cinismo juntos em minha vida!espero que o povo de Fortaleza bote essa corja da Luiziane prá correr nas próximas eleições!FORA LUIZIANE!