sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

PROBLEMA MATEMÁTICO DE 40 ANOS É RESOLVIDO POR ISRAELENSE

"Um israelense de origem russa resolveu um problema matemático que estava sem solução desde que foi lançado, há quase 40 anos. O autor da façanha é Avraham Trakhtman, 63 anos, que imigrou nos anos 70 a Israel vindo da região dos Urais. Munido apenas de lápis, papel e, claro, seu cérebro, Trakhtman resolveu o "Problema da Rota Colorida", que permanecia sem solução desde que foi criado em 1970 por uma equipe de matemáticos dirigida pelo professor Binyamin Weiss. Embora tenha várias versões, a formulação mais simples do problema é a seguinte: como alguém que chega pela primeira vez a uma cidade cujas ruas não têm nome pode encontrar uma casa apenas com indicações de "agora à esquerda e agora à direita?".
A resposta de Trakhtman ao enigma será publicada em breve pelo Jornal Israelense de Matemática, mas já começou a circular entre a imprensa especializada."

(Portal Terra)

Um comentário:

Paulo Gurgel disse...

Eliomar:
Cá andávamos no BPG bem perto de resolver o problema. Com o auxílio de um colaborador cego a quem eram dadas essas indicações: “à esquerda” e “à direita”. Em toaletes públicas (ver foto no Blog do PG) os resultados alcançados já eram animadores. Faltando apenas alguns ajustes em nosso colaborador para, a seguir, repetir os experimentos - com boa probabilidade de sucesso - nas ruas de uma cidade.
Infelizmente para nós, Avraham foi mais rápido.
Um abraço.
Paulo Gurgel
http://blogdopg.blogspot.com