sábado, 9 de fevereiro de 2008

PRESIDENTE DO BC: BRASIL ESTÁ COM ECONOMIA IMUNE A CRISES NOS MERCADOS


"O presidente do Banco Central, Henrique de Campos Meirelles, não parece preocupado com o impacto que a crise financeira americana terá no Brasil. Ele se mostra convencido de que o país vai sofrer pouco com a desaceleração da economia global. Os motivos: a demanda interna aquecida, as contas externas sob controle e as reservas cambiais na faixa de US$ 180 bilhões, um recorde histórico. “Pela primeira vez estamos colhendo o que chamo de os dividendos da estabilidade. Durante muitos anos, pagamos o custo da estabilização”, diz. “Hoje, mesmo quem acredita que uma catástrofe vem aí fala que o Brasil poderá crescer 3,5% em 2008. Até pouco tempo atrás, esse era um número considerado excelente.”
Atacado pela direita e pela esquerda por sua cautela na gestão da política monetária, Meirelles resistiu às pressões com serenidade. Em janeiro, completou cinco anos à frente do BC, feito raro num país como o Brasil. “A extraordinária evolução da economia brasileira mostra que nossa política monetária tem sido equilibrada e com resultados excepcionais”, afirma. “Com o devido respeito aos críticos, temos convicção de que a estabilidade monetária e econômica é fundamental não só para o crescimento continuado do país, mas também para a melhoria do padrão de vida da população, em particular a de menor renda.”
Nesta entrevista, realizada na representação do Banco Central em São Paulo, Meirelles só fechou o semblante na hora de falar sobre a inflação. Disse que suas declarações sobre o assunto podem provocar tumulto no mercado. Preferiu o silêncio. Segundo ele, o compromisso do BC é manter a inflação dentro da meta de 4,5% em 2008. “A única coisa que podemos dizer com clareza é que o Banco Central trabalha com um regime de metas de inflação, tem tido sucesso em sua implementação e está comprometido em fazer com que a trajetória de inflação seja consistente com as metas”, afirmou. "

Da Revista Época, confira mais aqui

Um comentário:

Anônimo disse...

Flash 1 - Quem diria que o Brasil hoje, mesmo com uma crise mundial preocupante batendo as portas dos países no mundo inteiro, iria enfrentar com tranqüilidade as turbulências dos mercados, mantendo o crescimento e o controle da inflação. – Façanha de Fortaleza - Brasil

Flash 2 - Só a oposição continua na contra mão da realidade e não quer admitir que o Brasil hoje não vive mais aquele passado de atraso, de incertezas, dos desmandos e da falta de credibilidade mundial. – No dia em que a oposição deixar de ser a Madrasta da política brasileira e entender que os tempos das incertezas ficaram pra trás e que hoje, mesmo com todas dificuldades que o governo Lula ainda enfrenta, as coisas caminham melhor para o Brasil e todos nós.

Flash 3 - O bom senso recomenda que em todo tempo de crise, a união de forças entre governo e oposição e toda sociedade,ainda é a melhor saída para o enfrentamento do “Katrina devastador da instabilidade e da recessão mundial”.