terça-feira, 10 de junho de 2008

CASO SANTANA - INÁCIO ADMITE LIVROS DESTRUÍDOS, MAS DIZ QUE MATÉRIA DO FANTÁSTICO FOI "ARMAÇÃO"


O senador Inácio Arruda (PCdoB) classificou, nesta terça-feira, de uma "tremenda armação" a reportagem veiculada, no último domingo, pelo programa Fantástico, mostrando o descaso na área da educação de Santana do Acaraú, administrada pelo prefeito Antônio de Pádua (Totonho), do PCdoB. A reportagem apresentou problemas com licitações na área da educação e expôs uma casa de taipa como se fosse escola, no que, segundo Inácio, isso foi uma armação. "Levaram as carteiras de uma escola para uma casa de taipa e quem fazia a matéria saiba disso e se joga num veículo de comunicação nacional... Isso é um crime e deve ser tratado como tal". Sobre os livros didáticos de uma outra escola do município, que foram destruídos, o senador reforçou na queixa: "A reportagem não informou que o estabelecimento era estadual e que os livros foram entregues com defeito, com problemas e que por isso estavm sendo destruidos, porque não serviam para ser entregues às crianças".
Perguntado sobre quem teria idealizado tal "armação", o senador não declinou nomes, mas afirmou ser muito "estranho" que a Rede Globo tenha se preocupado "com uma pequena e tranqüila cidade administrada pelo campo popular no interior cearense". O parlamentar assegurou que os contratos das obras colocadas em dúvida pela matéria foram examinados e tiveram contas aprovadas "sem nenhum problema" pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).
Inácio Arruda adiantou que esse caso será tratado em duas vias: pelo caminho político, enfrentando a "mentira" que tentam difundir, e pelo campo judicial.
E a mesma família que sempre vence licitações? Inácio disse que não há nenhuma relação de família e que a matéria "chegou à estupidez porque a prefeitura tem um assessor em Brasília chamado Maurício Nunes e tem um Nunes numa empresa que ganhou, que é de Minas Gerais e não tem nada a ver. A matéria é tão suja que chegou a fazer ilação com a morte de esposa de um vereador como se praticamente aquela morte tivesse ocorrido em razão da presença do atual prefeito na administração". Ele reiterou que as medidas no âmbito da Justiça serão tomadas.

DETALHE - Nesta terça-feira, a TV Verdes Mares (filiada da Rede Globo), apresentou, no programa Bom Diia Ceará, matéria informando que a população de Santana do Acaraú não chegou a assistir à reportagem. É que na hora do Fantástico, houve um blecaute de energia. A Coelce avaliou como ação de vândalos. A Prefeitura garante nada ter com o fato.

11 comentários:

Anônimo disse...

Se os livros tinha defeito, por que o Estado então liberou? Com a apalvra a secretária Izolda Cela.

José Sales disse...

Meus caros, pelas palavras do Senador Inácio, vamos chegar à conclusão que o culpados pela queima dos livros são os autores dos mesmos. Não se queimam livros com defeito e sim os devolvem os mesmos que são remontados de maneira correta. Nunca vimos isto em lugar nenhum do mundo. O último lugar onde se queimavam livros era na Albania na época da "cortina de ferro".

José Sales disse...

E quem foi mesmo que sabotou a rede elétrica de distribuição de Santana do Acaraú por várias horas, para que a população não tivesse acesso à reportagem do Fantástico? A COELCE entrou com uma queixa crime registrada em Boletim de Ocorrências.

chico disse...

Alguém imagina que o Senador Inacio Arruda daria explicação com teor diferente? Eles são uns santos, minha gente, uns santos!!!

Anônimo disse...

Vou dizer uma coisa: É revoltante vê Inácio Arruda se prestar a este papel...senador acorda!!!

Será que agora tudo vai ser armação? Complô? É duvidar da nossa inteligência.
Melhor: é chamar a gente de BURRO!

Procure ser mais coerente senador!

Anônimo disse...

A morte da mulher do vereador ocorreu em outro momento político de Santana do Acaraú. Foi muito sensasionalismo barato da toda e poderosa Rede Globo. Quem não recorda que a Rede Globo boicotou a cobertura do movimento Diretas Já, só vindo a noticiar quando não mais conseguia esconder de ninguém. Quem não se lembra da manipulação em favor do Collor no último debate das eleições de 1989 (Collor x Lula). Quem não se lembra da perseguição que a Rede Globo fazia ao Leonel Brizola. Só não sei ainda a serviço de quem a Globo foi à Santana do Acaraú.

Anônimo disse...

Cá prá nós:Se esse caso tivesse sido com uma prefeitura do PR,PSDB..ta.PTB ou outro que não tivesse aliado aos mandatários do poder de hoje aí sim seria tudo verdade!Mas,não se podia esperar outra atitude do verdadeiro Inácio Arruda que depois de anos enganando muita gente hoje mostra sua verdadeira face.

Anônimo disse...

Gostei Inácio. É a voz de um Senador contra um império. É bom saber que o Ministério Público está acompanhando o caso. E na entrevista que deu ao Fantástico o promotor foi coerente e cauteloso. A investigação deve prosseguir com a maior isenção, sem fazer qualquer concesão, mas se portando como deve ser, sem querer dar uma de "herói" diante dos holofotes da Globo.

Parabéns ao jovem Promotor Público que não está se deixando levar pelo sensacionalismo barato. Investigar com profundidade e esclarecer tudo é o que esperamos.

Anônimo disse...

Mas o Senador ao contrário do jovem promotor já partiu pra defensiva sem sequer apurar os fatos aí sim, esse tá doido por holofote!!!

Anônimo disse...

Por que mesmo a Globo está tão incomodada com nosso impoluto campo popular a ponto de inventar um Farenheit 451 em plena Santana do Acaracu?

Anônimo disse...

Acho que a defesa do senador é importante para equilibrar as forças e não haver condenação antecipada. E mais, o senador defende companheiros de seu partido, e por isso está empenhando toda a sua palavra a uma administração que ele confia e acredita. Acho que poderia ser mais cômodo (e não correto) se ele ficasse acompanhando de longe esse problema. Afinal, o inimigo está apoiado na toda poderosa Rede Globo, e pouquíssimas pessoas têm a coragem de comprar a briga.