"Está virando rotina. A Petrobras anunciou na noite desta quinta-feira (12) que encontrou uma nova jazida petrolífera na Bacia de Santos. O poço fica a 310 km da costa de São Paulo, numa área exploratória batizada de Guará. Extraiu-se uma amostra de óleo leve, de boa qualidade, em águas ultraprofundas, a 5 mil metros da superfície. A novidade foi levada à página eletrônica da estatal às 21h36. O texto informa que a prospecção é feita em sociedade da Petrobras (45%) com outras duas empresas: BG Group (30%) e a Repsol (25%).
Em 5 de setembro do ano passado, a Petrobras já havia anunciado a descoberta de óleo na reserva Carioca. Guará fica ao lado. Juntas, as duas áreas compõem o bloco BM-S-9.
Segundo a Petrobras, assim que forem concluídas as prospecções iniciais de Guará, vai-se levantar o tamanho do investimento necessário para dimensionar a jazida.
Algo que, no caso da reserva Carioca, já está sendo feito, conforme previsto em plano aprovado pela Agência Nacional de Petróleo.
O governo estima que, considerando-se todas as descobertas recentes da Petrobras, o Brasil pode dispor de algo como 30 bilhões a 40 bilhões de barris adicionais de petróleo.
O suficiente para transformar o país na oitava potência petrolífera do mundo, à frente da Rússia. Vem daí a cogitação de utilizar parte dessa riqueza como lastro do propalado Fundo Soberano."
(Blog do Josias de Souza)
sexta-feira, 13 de junho de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário