terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

EFEITO JARBAS - 10 DE 19 SENADORES DO PMDB RESPONDEM A PROCESSO NO STF

"Levantamento na base de dados do Supremo Tribunal Federal (STF) mostra que 10 dos 19 correligionários de Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) no Senado respondem a processo ou são investigados. No total, a bancada do PMDB contabiliza 13 inquéritos, 4 ações penais e 5 investigações. Em entrevista à revista Veja, Jarbas disse que no PMDB "boa parte quer mesmo é corrupção". Um dos casos mais adiantados no STF envolve Valdir Raupp (PMDB-RO), ex-líder do partido no Senado. Ele foi denunciado pelo Ministério Público acusado de usar dinheiro obtido de empréstimo do Banco Mundial, quando era governador de Rondônia, para finalidades distintas das previstas em contrato. Até o momento, seis ministros votaram a favor de ação penal no STF. Apenas um votou por arquivar o caso. Se aceita a denúncia, será a terceira ação penal a que Raupp terá de responder no STF. O senador afirma estar tranquilo em relação ao julgamento, disse ser inocente e garante que aplicou corretamente os recursos.
O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), livrou-se recentemente do inquérito mais problemático que corria contra ele no STF graças à morosidade da Justiça. Era acusado de utilizar fazendas inexistentes para obter empréstimo do Banco do Amazonas. O inquérito foi arquivado porque os crimes prescreveram. No STF, Jucá responde a mais dois inquéritos. De acordo com o líder, os processos são de ?cunho político-eleitoral? e fazem parte do jogo político e das disputas com adversários.
O líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL), é alvo de inquérito em que o Ministério Público apura se ele teve despesas pessoais pagas por uma empreiteira e se apresentou notas fiscais falsas para comprovar a venda de bois. A denúncia o levou a renunciar à presidência do Senado, em 2007. Pela assessoria de imprensa, Renan afirmou ter ele mesmo pedido ao procurador-geral, Antonio Fernando de Souza, a abertura da investigação. Outro que responde a processos no STF é Wellington Salgado (PMDB-MG). Ainda têm pendências no STF Garibaldi Alves Filho (RN), Leomar Quintanilha (TO), Edison Lobão Filho (MA), Mão Santa (PI), Neuto de Conto (SC) e Gilvan Borges (AP)."

(Agência Estado)

2 comentários:

Antonio Alves de Morais disse...

No PMDB está o que de pior existe na politica do Brasil. Só não dá em nada porque o Gilmar é pior do que eles.

alexandrerangel disse...

E... Por falar em corrupção... A tarde de hoje, foi rica de informações quando o assunto é improbidade administrativa, na Justiça Federal do Ceará, 10a Vara, no décimo segundo andar do antigo prédio do BNB, centro de Fortaleza.
Várias audiências envolvendo ex-prefeitos, ex-presidentes de câmara municipais e empresários do setor da construção civil. Só faltou cobertura da mídia.


Amanhã, no mesmo fórum da Justiça Federal, acontece um julgamento envolvendo um casal de franceses pela guarda dos filhos. O pai é francês, a mãe é brasileira e o caso envolveu a a alta diplomacia dos dois países, com declarações até do presidente francês Sarcosi. Falt