sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

LUCRO DA VALE EM ALTA NO QUARTO TRIMESTRE

"O lucro da mineradora Vale atingiu 10,44 bilhões de reais no quarto trimestre de 2008, ante 4,41 bilhões de reais no mesmo período de 2007, um aumento de 136 por cento, informou a companhia nesta quinta-feira. Mas o resultado ainda ficou longe do recorde que a empresa havia registrado no terceiro trimestre de 2008, de 12,43 bilhões de reais. O lucro, que ficou bem acima da expectativa de analistas, foi impactado positivamente pela variação cambial e por fatores como a redução de custos com a paralisação de unidades menos eficientes, após a brutal queda na demanda por minério e outros metais no final do ano passado. Analistas ouvidos pela Reuters estimavam, em média, um lucro líquido de 5,79 bilhões de reais para o trimestre.
O Ebitda (ganho antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) subiu apenas marginalmente, para 6,55 bilhões de reais no último trimestre do ano passado, ante 6,43 bilhões em igual período de 2007. No resultado para todo o ano de 2008, a Vale registrou um lucro líquido de 21,27 bilhões de reais, ante 20 bilhões de reais em 2007.
"As variações monetárias e cambiais aumentaram de 2,7 bilhões de reais no terceiro trimestre de 2008 para 4,28 bilhões no quarto trimestre, principalmente devido à parcela do caixa mantido em dólares americanos", disse a companhia no relatório. O lucro operacional no período, no entanto, subiu bem menos ante igual trimestre do ano passado, para 5,21 bilhões de reais, e caiu fortemente ante os 10,11 bilhões do terceiro trimestre do ano passado."

(Veja Online)

Um comentário:

Ismael Luiz disse...

Quem deve estar sorrindo de felicidade,é o filhinho pródigo de FHC,intermediário da transação que doou a Vale ao nefasto Benjamin.Como nunca pregou um prego na barra de sabão,o herdeiro de FHC deve ter tido aumentada a mesada,aliviando o bolso do pai-pai, e agora,deve estar curtindo as maravilhas de Trancosco-BA,na maravilhosa mansão que ele comprou,na época da doação da Vale,da cantora Elba Ramalho.