quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

CASO SUIÇA - JORNAIS ADMITEM TER COMETDO FALHAS NA COBERTURA

"Mesmo antes do fim da investigação da polícia suíça sobre o caso Paula Oliveira, jornais do Brasil admitem ter cometido falhas na cobertura. O suposto ataque de neonazistas contra a brasileira foi primeiramente noticiado pelo Blog do Noblat, e repercutido por praticamente toda a imprensa do País. “Eu acho que a Folha foi mal como todos os outros jornais e veículos de comunicação. Foi precipitada. Compramos a notícia sem confirmação própria”, avalia o ombudsman da Folha de S. Paulo, Carlos Eduardo Lins da Silva. O diretor de conteúdo do Estadão, Ricardo Gandour, afirma que o jornal registrou a informação divulgada pelo Blog do Noblat e foi a campo, com uma entrevista com o pai de Paula Oliveira e informações do Itamaraty. Porém, admite a falta do outro lado da história. “Ficou 24 horas num pé só. Serviu como um aprendizado para o futuro”, diz Gandour.
Essa é a mesma opinião do professor e ouvidor-geral da Empresa Brasil de Comunicação, Laurindo Leal Filho: “Os fatos eram graves demais para ficar em uma só versão”. Ele também ressalta a diferença da apuração realizada por blogs e por veículos de comunicação.
“Os blogs não substituem a cobertura jornalística. Os blogueiros não têm estrutura para planejar e executar uma cobertura. Para este caso, fazia-se necessária uma equipe de reportagem", afirma Leal Filho. Apesar das avaliações negativas sobre a forma como a cobertura foi encaminhada, o ombudsman da Folha afirma que, se tivesse que decidir se daria ou não a notícia, também cometeria o erro. “Se eu estivesse no lugar dos editores, iria cometer o mesmo erro. Existe uma cultura no jornalismo que tem que se dar a notícia o mais rapidamente possível”, admite Lins da Silva."

(Site Comunique-se)

4 comentários:

Anônimo disse...

Interessante que eles estão sempre errando, sempre aprendendo, e não aprendem nunca. O povo não é bobo.

Anônimo disse...

A Imprensa Brasileira está sempre publicando fatos totalmente inventados, precipitados, tem um tal de ‘testar hipóteses’ que já destruiu a vida de muitos.
Sempre com segundas intenções, sempre comprometida.

Ismael Luiz disse...

Trata-se da velha história do "furo",de informar primeiro do que o concorrente.Mas,continuo na máxima que,pode parecer cretina,de mau-gosto,tendeciosa: jornalista que se preocupa em "dar furo",é gay.

Ismael Luiz disse...

CORRIGINDO: "TENDENCIOSA"