domingo, 27 de janeiro de 2008

MINISTRO DA SAÚDE: IGREJA ESTÁ EQUIVOCADA SOBRE PÍLULA DO DIA SEGUINTE




O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, disse hoje, dia 27, que a Igreja Católica está mais uma vez equivocada em relação às ações do governo federal sobre métodos anticonceptivos. Ao participar no Rio de Janeiro do lançamento da campanha de prevenção à aids no carnaval, Temporão criticou a decisão da Arquidiocese de Olinda (PE) de entrar na Justiça para impedir a distribuição no carnaval do anticoncepcional de emergência, conhecido como pílula do dia seguinte.

"A prefeitura está correta e a Igreja está equivocada, mais uma vez. A prefeitura está fazendo uma coisa que está dentro do protocolo do Ministério da Saúde. A pílula do dia seguinte é usada apenas sob prescrição médica, por orientação médica. Aí é uma questão de saúde pública e não religiosa", disse Temporão.

Para o ministro, essa atitude da Igreja Católica é "lamentável", pois cada vez mais afasta os jovens das paróquias. De acordo com a prefeitura de Olinda, a pílula do dia seguinte ficará disponível em dois postos de saúde da cidade, mas só será prescrita pelos médicos de plantão em casos de estupro ou de relações sexuais indesejadas pelas mulheres.

Por meio da assessoria de imprensa, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) informou que a entidade não vai se manifestar sobre a declaração de Temporão. A entidade também informou que, apesar de acompanhar o andamento do processo de autoria da Arquidiocese de Olinda, essa posição não será seguida em nível nacional. Ou seja, caso a arquidiocese perca na Justiça, não caberá à CNBB recorrer da decisão.

(Agência Brasil)

2 comentários:

Anônimo disse...

Transcrevo as palavras do Reinaldo Azevedo publicadas em seu blog hoje, pois refletem TUDO o que eu também penso dessa implicância do Temporão com a Igreja católica:

"Há uma tentação. Dizer assim: ministro Temporão, deixe a Igreja Católica em paz e vá cuidar daquilo de que o senhor entende: a proliferação de mosquitos da dengue. Essa carga contra a instituição [igreja] já foi longe demais. E ele não é exatamente um exemplo de eficiência.
O nome da campanha já diz tudo. (...) As peças publicitárias antiaids buscam ser moderninhas e falar a linguagem do usuário jovem. Conseguem apenas ser ridículas, quando não são, como esta ["Bom de cama é quem usa camisinha"], ligeiramente constrangedoras, até por seu apelo um tanto machista.

Quando a Igreja precisar da ajuda de Temporão, apelará certamente à sua sapiência. Se ele prometer não ser tão competente como vem sendo no caso da dengue."

A perseguição que ele faz à igreja é um absurdo. A igreja não tem nenhum poder de veto ou sanção, apenas revela seus dogmas a seus fiéis. Mas não obriga ninguém a nada. Só conclama a refletir.

Trecho de outro artigo do Reinaldo:
"Observem a Igreja Católica: qualquer um pode ter uma opinião sobre aborto, camisinha e virgindade: a Igreja não. Vimos o caso recente da palestra cancelada do papa na universidade La Sapienza, de Roma: um grupo de professores e alunos não o queria lá; Bin Laden teria falado sem problemas." Temporão faz parte dessa turma que demoniza a igreja e o Papa Bento XVI.
Que Deus tenha piedade do Brasil!!!

Cris

Anônimo disse...

Temporão anda falando demais e agindo de menos e Reinaldo Azevedo não é referência de jornalismo sério.Com todo o respeito...