quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

ASSOCIAÇÃO DOS DEFENSORES PÚBLICOS DO CEARÁ FAZ CRÍTICAS AO GOVERNO CID GOMES


Mariana Albuquerque com Hélio Leitão (OAB-CE)

Este Blog está feliz. No O POVO desta quarta-feira, aparece artigo Defensoria e Paz Social" assinado pela presidente da Associação dos Defensores Públicos do Ceará, Mariana Albuquerque. Alvo de críticas constantes de muitos dos seus colegas neste espaço por não cobrar do governo Cid Gomes a autonomia financeira e administrativa da Defensoria, Mariana expõe lamentos. Faz suas primeiras críticas a um gestor que, segundo seus colegas, ajudou a eleger. Isso é importante, pois, também, exercício de democracia e compromisso. Confira:

"Em uma de suas palestras, a professora e cientista política Maria Tereza Sadek afirmou, categórica, que sem Defensoria Pública "qualquer noção de cidadania e igualdade é desprovida de efetividade". Quando a Constituição Federal criou a Defensoria Pública enquanto instituição, trouxe consigo um instrumento de afirmação da dignidade humana por meio da garantia do acesso à Justiça. Por sua função de pacificação social e principalmente de interlocução com os diversos setores sociais, sabemos que muitos agentes políticos discursam acerca da indispensabilidade do fortalecimento da Defensoria Pública. No entanto, na prática, a população cearense vive uma realidade bem diferente. A política de Estado voltada para os defensores públicos profissionais que exercem a defesa integral de mais de 80% da população é bem diferente daquela dispensada aos profissionais, igualmente agentes públicos, que defendem o próprio Estado. Na Constituição, a Defensoria tem a mesma hierarquia que a Magistratura, o Ministério Público e a Advocacia Pública, mas ainda é tratada de maneira injustificadamente desigual, especialmente sob o ponto de vista orçamentário. Outra questão relevante é a discriminação na fixação de um padrão remuneratório inferior aos das demais carreiras jurídicas. Não estamos falando de equiparação ou isonomia salarial, mas sim de uma adequação constitucional que já é realidade em outros Estados. É equivocado e prejudicial às próprias finanças do Estado o desrespeito à Constituição. Se Defensoria só interessasse ao pobre, já teríamos motivos de sobra para respeitá-la. Só que a Defensoria interessa à democracia, ao equilíbrio de forças na sociedade e à própria segurança pública. Apesar de toda a adversidade, a categoria cearense vem lutando de maneira digna e abnegada para cumprir a sua obrigação constitucional, encontrando nos olhos de cada um dos seus assistidos a força necessária para manter vivo o ideal de solidificar o Estado Defensor. Esperamos um tratamento igualitário, o que significa mais investimentos, modernização das condições de trabalho e dignidade para seus profissionais. A maneira como se tem tratado a Defensoria Cearense é a maneira como se trata quem dela precisa e a verdade sempre aparece: o homem público que não compreender a importância de investir na democratização do acesso à Justiça terá questionada esta condição pelo povo que o elegeu e que precisa da Defensoria Pública."

Mariana Albuquerque - Presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (ADPEC)

15 comentários:

Anônimo disse...

É ISSO MESMO,O CID GOMES JUNTAMENTE COM A SUA TURMINHA, O NELSON TRAÍRA MARTINS, O IVO GOMES E DEPUTADO FEDERAL MAURO BENEVIDES, TODOS TRAÍRAM OS DEFENSORES PÚBLICOS. NO GOVERNO LUCIO ALCANTARA, O IVO GOMES USOU DA LUTA DOS DEFENSORES PUBLICOS PARA PODER APARECER E FAZER COM QUE O SEU IRMÃO, CID GOMES, ATÉ ENTÃO, NINGUEM NEM SABIA QUE EXISTIA, SER CANDIDATO AO GOVERNO. O CID GOMES NÃO RESPEITA AS LEIS, NÃO RESPEITA OS DEFENSORES PUBLICOS E NÃO RESPEITA A POPULAÇÃO POBRE CARENTE DO ACESSO A JUSTIÇA. O GOVERNADOR GOSTA DE DAR ATENÇÃO ÀS PESSOAS QUE PODEM INCOMODAR O SEU GOVERNO, COMO OS DEFENSORES PUBLICOS LIDA COM O POBRE, ELE NÃO ESTÃO NEM AÍ. LEDO ENGANDO, DESSE GOVERNADOR, ELE JÁ SE ESQUECEU DA FORÇA POLÍTICA QUE TEM A CLASSE DOS DEFENSORES PUBLICOS? ESSE GOVERNO, É UM GOVERNO DE MENTIRAS DE FALSIDADE, FOMOS TODOS TRAÍDOS E DESRESPEITADOS. GREVE JÁAAAAAAAAAAAAAA
ELE É UM FAÇO DEMOCRATA, POIS NÃO RESPEITA O DIREITO DE GREVE DAS CATEGORIAS..............JUDAS, TRAÍRA, TEM NADA NÃO, O DR. LUCIO ESTÁ DE VOLTA, VAMOS TODOS NÓS, DEFENSORES PUBLICOS APOIAR O DR. LUCIO ALCANTARA PARA PREFEITO. TÔ PEDINDO A DEUS, PARA QUE O IVO GOMES SEJA O VICE DA LUIZIANE LINS, AÍ SIM, VAMOS FAZER DE TUDO PARA ELE LEVAR UMA SOVA NAS URNAS................. É HORA DESSE PROJETO DE GOVERNADORZINHO RESPEITAR OS DEFENSORES PUBLICOS.....

Anônimo disse...

cid gomes um governo de mentiras,que não cumpre o que manda a Constituição Federal.

Anônimo disse...

Já estamos no segundo ano de governdo cid ferreira gomes. E até agora nehuma resultado concreto da nossa adequação. O prazo para o governo dar uma resposta já passou. É tempo de mostrar para a sociedade cearense quem é de fato esse CID FERREIRA GOMES.

Anônimo disse...

não foi o cid gomes que recebeu a comenda " AMIGO DO DEFENSOR PUBLICO" da presidente da adpec dra. francilene gomes, e, que, hoje, é a DEFENSORA PUBLICA GERAL DO CEARÁ. O que será que ela está achando desse desprezo do cid gomes pelos defensores publicos do ceará????

Anônimo disse...

O CID GOMES É O TIPO DE POLÍTICO VAIDOSO. SÓ QUER SABER DE DESFILAR SEUS CARRINHOS DE R$ 150.000,00 REAIS PELA CIDADE. ACORDA GOVERNADOR, O SENHOR "ESTÁ" GOVERNADOR , O SENHO NÃO É GOVERNADOR!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Parabéns Dra. Mariana Albuquerque -Presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará.
Não sou Defensor Público, nem advogado.
Tudo que é público e destinado a servir aos mais humildes no Ceará...é desprezado!
Veja exemplos das Universidades Estaduais (UECE, URCA e UVA)que estão sucateadas e pagam os piores salários das Universidades Estaduais do Brasil. Perdemos até para o vizinho Estado do Piauí.
A Sociedade Cearense precisa tomar conhecimento da verdade e suas críticas vieram em boa hora.
Chega de tanta discriminação!
Abra o olho Governo Cid Gomes!

Anônimo disse...

Pálido artigo. Verdades já sabidas e repetidas por todos os
Defensores P´´ublicos.
Artigo para inglês ver.
Quero ver ´´e ação e nao propaganda governamental, como foi o caso da última promoção daADPEC,
que teve o nome de um deputado íntimo do governador como apoiador. A ADPEC não pode enemdeve ser chapa branca.
GREVE já.

Anônimo disse...

Já não há mais espaço para falsas promessas!! GREVE JÁAAAAAAAAAAAAA

Anônimo disse...

CID GOMES ESTÁ MOSTRANDO A QUE VEIO. VEIO PARA DESPREZAR AINDA MAIS OS DEFENSORES PUBLICOS DO CEARÁ. VAMOS FAZER UMA GREVE JÁAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

Anônimo disse...

já somos mais de 250 defensores publicos no ceará. este é o momento de mostrármos nosso poder de mobilização e chamar a atenção da sociedade de como o cid ferreira gomes trata os defensores publicos do ceará, com desprezo, desrespeito e desvalorização.... CHEGA! CHEGA! CHEGA!. DINHEIRO TEM E DE SOBRA. ATÉ O PIAUÍ, UM ESTADO MUITO MAIS POBRE QUE O CEARÁ JÁ FEZ A ADEQUAÇÃO CONSTITUCIONAL DOS DEFENSORES PUBLICOS. ESSE GOVERNO GOSTA DE APARECER EM COLUNAS, VIAJAR DE JATINHO PARTICULAR ÀS CUSTA DO NOSSO DINHEIRO. VOCÊS SABIAM QUE OS SECRETÁRIOS DE ESTADO, JUNTAMENTE COM O GOVERNADOR CID GOMES UTILIZAM CARTÕES DE CRÉDITO CORPORATIVO??? POR QUE O GOVERNADOR NÃO ABRE ESSA CAIXA PRETA DOS CARTÕES CORPORATIVOS DO GOVERNO DO CEARÁ???

Anônimo disse...

Aonde está o deputado federal mauro benevides , que teve o apoio em massa da categoria dos defensores publicos na sua eleição? será que ele também é da turminha dos ferreira gomes, que promete uma coisa antes das eleiçõe e , depois de eleito, DÁ BANANA PARA A DEFENSORIA PUBLICA?

Anônimo disse...

Então vocês Defensores pùblicos agora descobriram que eram felizes com o Lúcio Alcãntara e não sabiam,né?Como vocês são muitos que estão se sentindo enganados pelos Ferreira Gomes.Pena que essa turma dos FG e sua gangue tão cedo largam esse osso que é o governo do estado do Ceará.

Anônimo disse...

dr. lucio será candidato a prefeito de fortaleza, com certeza, os defensores publicos irão apoiar sua candidatura, principalmente se o vice da loira for o IVO GOMES, aí sim, vou fazer de tudo para o todo poderoso do palacio iracema levar uma taca na eleição. familia pretenciosa..............

Anônimo disse...

É amigo Eliomar, o poder sobe mesmo à cabeça. A chefe maior da defensoria NUNCA...mas NUNCA MESMO, após a campanha para elegê-la, voltou às salas dos defensores, nem no fórum e muito menos no núcleo da petição inicial. Seu gabinete é BOM DEMAIS...tem ar condicionado, cafezinho na mão e um bando de puxa-saco a paparicá-la.

Anônimo disse...

Colegas, dia 15 de janeiro teve um encontro para todos os defensores em um hotel de luxo (não sei quem pagou) A Defensoria - um novo paradígma....me larguei do interior achando que seria "O EVENTO"...sabe aquele que toda a classe estaria reunida? E para minha surpresa tinha pouquíssima gente, fique espantada sem saber o porquê. Pelas conversas na hora dos lanchinhos constatei que a classe, diga-se a Defensora Geral tem se mostrado uma NEGAÇÃO. Será que ainda é cedo para eu dizer isso? tomara que sim.